10/04/2014

Voluntários são recrutados para teste de vacina contra dengue em SP

As inscrições para recrutamento dos últimos voluntários para a primeira etapa de testes da vacina contra a dengue foram reabertas em São Paulo. Há nove vagas abertas no programa. Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Instituto Butantan, responsáveis pelos testes, 41 pessoas já foram vacinadas.

Os testes começaram em outubro de 2013. Os voluntários são acompanhados no Hospital das Clínicas da FMUSP. Para participar desta etapa, a pessoa deve ter entre 18 e 59 anos, residir no munícipio de São Paulo ou Grande São Paulo e nunca ter contraído dengue.

Uma segunda etapa, prevista para começar em junho de 2014, recrutará mais 250 voluntários com ou sem infecção prévia pelo vírus. Todos os 300 participantes do estudo serão acompanhados por uma equipe médica – clínica e laboratorial – durante cinco anos, para avaliar uma vez ao ano a resposta imunológica obtida.

Para o professor associado de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP e coordenador deste projeto no HC- FMUSP, Esper Kallas, a contribuição dos voluntários é essencial para a qualidade da vacina. “A contribuição de voluntários comprometidos com a evolução da ciência e da saúde pública é fundamental nesta fase de testes em humanos. Trata-se de uma contribuição social valiosa para que, no futuro, possamos ter uma vacina de qualidade indubitável”, afirmou Kallas.

A vacina
A vacina contra a dengue foi desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o National Institutes of Health, dos Estados Unidos. Produzida pelo instituto, a vacina testada é composta por quatro tipos de vírus da dengue vivos, porém, enfraquecidos. Eles são capazes de produzir anticorpos e, assim, imunizar contra a doença.

Quem se interessar em participar dos testes deve ligar para o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas FMUSP nos números 2661-3344 ou 2661-7214 ou enviar um email para vacinadengue@usp.br. Uma equipe de plantão esclarece dúvidas e agenda consultas de triagem de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Última atualização: 10/04/2014

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


2 Comentários Publicados

  • zilda parecida de Oliveira Gomes — 26/05/2014 @ 18:16

    bem fiquei muito preocupada depois de ter contato com esta doença gostaria de ser voluntaria mas já tenho 60 anos minha filha de 43 anos acabou de sair se uma dengue mora em ilha bela e foi infequitada la aonde é professora. Gostariamos muito de ser útil a esta pesquisa porque é uma doença muito cruel


  • Emilia Smania — 19/05/2015 @ 21:23

    Olá, gostaria de ser voluntária da vacina da dengue.



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem