04/03/2011

Vai viajar? Então fique alerta sobre os riscos de proliferação da dengue

O governo federal lançou uma campanha para alertar turistas em todo o Brasil sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A intenção é que os cuidados sejam tomados em quaisquer situações: tanto para as pessoas que viajam  para áreas com presença do mosquito, tanto para quem vai deixar a casa fechada por um longo período.

Entre as medidas de prevenção para os viajantes estão a hospedagem em locais que disponham de telas de proteção nas portas e janelas. O uso de mosquiteiros também é recomendado. Aconselha-se também a adoção de medidas de proteção individual para reduzir o risco de infecção tais como: o uso de calças compridas, meias, sapatos fechados e repelentes.

Já para quem vai sair de casa por um longo período, vale à pena ressaltar: não deixe nenhuma oportunidade para o vetor proliferar-se. Por meio de medidas simples, você evita que a dengue bata na porta da sua casa: remova a água de vasos de planta, deixe a caixa d´água tampada, retire a água de grandes reservatórios como piscinas e remova do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas, pneus).

Durante a viagem, é preciso estar atento ao surgimento de alguns dos sintomas da doença como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo e náuseas. Caso ocorra, procure imediatamente orientação médica e evite a automedicação. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas.

Fonte: Pernambuco.com

Última atualização: 04/03/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem