10/10/2011

Vacina antidengue testada no Brasil

O Instituto Butantan (São Paulo) começará a testar uma vacina contra os quatro tipos de dengue em pacientes voluntários no ano que vem. O instituto vem desenvolvendo, há quatro anos, o imunizante em parceria com Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. A previsão é de que, até 2015, a vacina esteja aprovada no Brasil.

Um dos grandes desafios para a elaboração de vacina contra a dengue é que ela tem que proteger contra os quatro vírus da doença. Especialistas explicam que um produto que imunizasse só contra o vírus tipo 1, por exemplo, poderia fazer com que pessoas que nunca tiveram a doença contraíssem casos mais graves de dengue na primeira vez, se fossem contaminadas pelos tipos 2, 3 ou 4 do vírus. Isso porque estudos indicam que quando se tem dengue pela segunda, terceira e quarta vezes, a doença costuma ser pior do que na primeira.

Vacina semelhante à que começará a ser testada no Brasil já foi analisada nos Estados Unidos, onde mostrou-se eficaz e segura. Mas naquele país a dengue não é tão frequente quanto aqui. Daí a importância dos testes que serão realizados com voluntários brasileiros.

O experimento começará após a aprovação das autoridades éticas e regulatórias. A previsão é que a vacina seja administrada em duas doses, com intervalo de seis meses

Fonte: O Dia Online

Última atualização: 10/10/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem