09/06/2014

UFMG cria “tijolinho” para matar larvas de mosquito da dengue

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) desenvolveram um material que pode acabar com as larvas do mosquito da dengue. Batizado de “tijolinho do futuro”, o componente é feito a base de concreto e depositado dentro da água a ser tratada .

Os experimentos foram feitos usando um material leve, capaz de absorver um componente químico que, em contato com a luz solar e a água, libera uma espécie de veneno muito eficiente contra as larvas.

Segundo os pesquisadores, o material não agride o meio ambiente. A partir do momento em que o tijolinho é retirado, a água volta ao seu estado normal. Porém, o componente ainda não foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para entrar no mercado, como explica o professor de química da universidade Luiz Carlos Oliveira.

— Apesar de serem muito eficientes no combate às larvas, não existe controle do que esses compostos se transformam.

O componente utilizado no “tijolinho do futuro” ainda é mantido em sigilo. O material também está sendo aplicando em objetos que são uma espécie de manta.

Fonte: R7

Última atualização: 09/06/2014

Leia também:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


1 Comentário Publicado

  • Wanderlei — 13/11/2014 @ 22:31

    Tenho uma prática interessante para combate a dengue em telhado, pelo que consulto qual o melhor site ou canal para a explanação,a fim de para que possa ser aprimorada e divulgada amplamente.



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem