02/03/2011

Susam registra 13.092 casos de dengue no Amazonas em 2011

O Amazonas já notificou 13.092 casos da dengue em 2011.  Quatro sorotipos da doença circulam no estado. O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, afirmou que a circulação dos quatro tipos de vírus contribuiu para o aumento da dengue em 2011, especialmente na capital, onde estão cerca de 70% dos casos.

Alecrim explicou que a entrada de um novo sorotipo aumenta os riscos de elevação de casos. Ele lembrou que em 1998 o Estado registrou a primeira epidemia da doença pelo sorotipo 1, com mais de 13 mil casos confirmados. Em 2001, a entrada do sorotipo 2 gerou a segunda epidemia, com 19 mil casos. E o início da circulação do sorotipo 3, em 2002 gerou um surto da doença.

Apenas a doença traz imunidade, de acordo com o secretário. Quem teve dengue por um sorotipo, não terá novamente. “No entanto, a circulação de mais sorotipos aumenta a chance de mais casos da doença”. O sorotipo 4 chegou ao Amazonas em dezembro do ano passado e a confirmação do caso foi feita em janeiro deste ano, a partir de testes de isolamento viral.

Wilson Alecrim disse que o Aedes aegypti está em 28 municípios do Amazonas. Além dos nove municípios que vivem situação de emergência por causa da dengue, há outros oito com transmissão da doença, mas ainda sem gravidade. Manaus e Tefé já registram epidemia, com a notificação de 8,8 mil casos e 1,8 mil casos, respectivamente.

Desde o início do ano foram confirmadas oito mortes e outras cinco estão sob investigação. Durante o ano, 115 casos graves de dengue foram registrados em todo o Estado.  O maior número de casos está nas faixas etárias de 1 a 14 anos, de 20 a 34 anos e de 35 a 49 anos.

Plano

O secretário vai propor ao Ministério da Saúde que elabore junto com Estados e municípios planos de ação para situações epidêmicas de dengue. Ele também vai propor que, a exemplo do que ocorre com o programa de HIV/Aids, o governo federal mantenha programas de assistência permanente a pessoas com dengue a fim de evitar o agravamento de casos e reduzir a letalidade pela doença. Segundo ele, cerca de 600 pessoas morreram por causa da doença no Brasil, apenas no ano passado.

Fonte: Portal Amazônia

Última atualização: 02/03/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


2 Comentários Publicados

  • nadir cristina dos santos litaiff — 15/04/2011 @ 13:25

    ola, eu sou estudante de jornalismo do 7° periodo da uninorte, eu mais algumas amigas estamos produzindo um trabalho academico. é um tele jornal. e e uma das pautas é sobre a dengue, será que vocês podem disponibilizar os ultimos dados sobre o virus aqi no amazonas ??


  • Editor — 18/04/2011 @ 15:27

    Nadir, acredito que estes dados você consegue com a secretaria de saúde do seu estado. peça auxilio a assessoria de comunicação da secretaria de saúde.



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem