05/04/2011

SP confirma primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado. A paciente é uma moradora de São José do Rio Preto, a 438 km da capital, e já está curada. De acordo com a secretaria, a paciente não tinha histórico de viagem recente a outros Estados.

As amostras de sangue da paciente foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, ligado à Secretaria, e deram positivas para dengue 4 em exames de prova e contraprova. Até hoje o Estado de São Paulo tinha registrado somente transmissão dos vírus do tipo 1, 2 e 3.

Como os pacientes curados de uma variedade de vírus ficam imunes somente àquele tipo de dengue, o vírus tipo 4 deixa maior número de pessoas suscetíveis a desenvolver a doença.

Os sintomas da dengue, entretanto, são os mesmos para os quatro tipos de vírus: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. Os pacientes com esses sintomas devem hidratar-se, não tomar remédios por conta própria e procurar imediatamente orientação médica em uma Unidade Básica de Saúde.

Fonte: Terra

Última atualização: 05/04/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


1 Comentário Publicado

  • lkorena — 07/04/2011 @ 20:53

    eu quero tudo sobre a dengue



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem