12/04/2011

SP confirma mais um caso de dengue tipo 4 no estado

A cidade de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, confirmou nesta segunda-feira (11) a ocorrência do segundo caso de dengue tipo 4 no estado. O primeiro caso, anunciado na semana passada, também foi registrado na cidade.

A Secretaria de Estado da Saúde investiga a ocorrência de outros oito casos além dos dois já confirmados. A segunda mulher que foi infectada pela doença tem 43 anos e mora no distrito de Talhado. Ela já foi tratada, não precisou ser internada e passa bem, assim como a primeira paciente, de 31 anos.

Amostras de seu sangue foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a doença. A secretaria quer saber agora onde as duas mulheres pegaram a doença, já que elas não viajaram para outros estados recentemente.

A dengue tipo 4 tem os mesmos sintomas dos outros tipos – febre alta e dores de cabeça e pelo corpo. Ela apresenta risco mesmo a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.

Fonte: G1

Última atualização: 12/04/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem