01/06/2011

Sorocaba registra segunda morte por dengue neste ano

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi registrado a segunda morte por dengue na cidade. A paciente, que era do sexo feminino, tinha 59 anos e era hipertensa, morreu no sábado (28), no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, que é referência no Estado para doenças infectocontagiosas.

A paciente procurou atendimento médico no dia 18 de maio (segundo dia do início dos sintomas). Na ocasião, foi feita a suspeita de dengue e colhido o exame, cujo resultado positivo foi confirmado no dia 20. Depois, ela começou a apresentar sintomas hemorrágicos, com evolução negativa da doença, culminando com sua internação na Santa Casa de Sorocaba, no dia 24. Lá, ela recebeu todos os cuidados necessários até ser transferida para o Hospital Emílio Ribas, no dia 27 de maio. A morte ocorreu no dia 28, com quadro de febre hemorrágica de dengue.

Em comunicado, a secretaria de Saúde ressalta que a confirmação da segunda por dengue em Sorocaba reforça a importância de se combater o mosquito transmissor da doença, eliminando todos os objetos que possam acumular água da chuva e, assim, tornarem-se criadouros do Aedes aegypti.

O secretário Ademir Watanabe lembra que todos os sorocabanos devem aproveitar o sábado para ajudar no combate à dengue. “Pedimos que os sorocabanos dediquem alguns minutos do sábado para verificar se há algum criadouro do mosquito transmissor da dengue em casa. Qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado, as caixas d’água devem estar bem tampadas e outros cuidados precisam ser tomados. O risco de uma casa com criadouro não é só para o morador, é para o bairro inteiro e para a cidade toda”, alerta.

Número de casos
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (30) pela Área da Vigilância em Saúde da SES, já são 1.599 casos de dengue confirmados em Sorocaba em 2011. Deste total, 1.544 são autóctones e, 53, importados. Desde o início do ano até o dia 27 de maio foram notificados 7.848 casos suspeitos, sendo que 6.249 foram descartados.

A primeira morte pela doença em Sorocaba foi registrada em 24 de abril, e a vítima foi uma jovem de 17 anos.

Passeata contra a dengue
Nesta terça-feira (31), a partir das 8h30, alunos da EE “Dulce Esmeralda Basile Ferreira”, no Parque São Bento, farão uma passeata pelas ruas do bairro. O objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância de combater os criadouros do mosquito da dengue. Cerca de 1.800 estudantes participarão do evento, distribuindo panfletos informativos à população.

A passeata faz parte de um trabalho intensivo de conscientização sobre a doença, que está sendo desenvolvido pela escola em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque São Bento, desde o dia 16.

“Nossa unidade de saúde foi contatada pelos coordenadores responsáveis da escola para que contribuíssemos com o material informativo e com a realização de palestras sobre a doença aos alunos dos três períodos”, diz Luciana Ribeiro da Motta Demarque, coordenadora da UBS do Parque São Bento. A EE “Dulce Esmeralda Basile Ferreira” fica na Avenida Vinícius de Moraes.

Fonte: Rede Bom Dia

Última atualização: 01/06/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem