26/04/2011

Ribeirão Preto testa máquina que combate mosquito da dengue

Uma nova máquina para combater o mosquito transmissor da dengue está em fase de testes na Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. O equipamento, um dos 50 disponíveis em diferentes regiões do País, foi desenvolvido nos EUA e é capaz de capturar uma média de sete mil mosquitos – como o Aedes aegypt – em uma hora.

Os testes, programados para se estender por duas semanas, são feitos pela Comissão Municipal de Saúde no Condomínio Recreio Internacional, devido à extensa área verde disponível no local. Se a experiência der certo, a máquina poderá ser alugada por condomínios e grandes empresas e será utilizada em pontos de grande circulação de pessoas.

De acordo com Elizeu Rocha, da Comissão Municipal de Saúde, o equipamento produz um calor que se assemelha ao de uma pessoa ou de um animal como uma vaca. “O mosquito se aproxima como se fosse para picar. A partir do momento em que encosta na máquina, é sugado e cai em uma malha onde morre eletrocutado”, explica.

Segundo boletim divulgado na quarta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde, Ribeirão Preto acumula 8.726 casos confirmados de dengue, com maior concentração na zona norte.

Fonte: EPTV

Última atualização: 26/04/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem