19/10/2007

Repelente Caseiro de Citronela

Receitas de Repelente Caseiro de Cintronela

REPELENTE DE CITRONELA

T i n t u r a

200g da planta seca e triturada
1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70%
1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro
1 frasco escuro para acondicionar
1 funil
1 papel filtro
pano branco e limpo para coar e etiquetar

Modo de fazer

Pesar 200g da planta seca e triturada. Colocar num frasco de boca larga. Despejar 1 litro de álcool a 70% sobre a erva. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro. Deixar em maceração por no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente. Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, passando mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro. Rotular.
Validade: 2 anos

repelente caseiroL o ç ã o R e p e l e n t e

Ingredientes para 1 litro de loção (100%):
150ml de glicerina líquida (15%)
150 ml de tintura de Citronela (15%)
350 ml de álcool de cereais (35%)
350 ml de água mineral, destilada ou filtrada (35%)

Modo de fazer

Misturar todos os ingredientes em partes iguais e embalar em recipiente de cor âmbar.
Passar na pele quando estiver em locais com moscas e mosquitos.

Sobre a Citronela

CITRONELAA citronela é uma planta parecida com capim, originária da Ilha de Java, na Indonésia, que possui características interessantes, mas ainda pouco aproveitadas pelo homem.

O vegetal é rico em citronelal e o geraniol, substâncias que dão a ela um odor cítrico semelhante ao do eucalipto. Devido a isso, pode-se usá-la como aromatizador e em produtos de perfumaria.

Mas não pára por aí, a citronela possui outra qualidade: o mesmo cheiro que agrada tanto aos humanos é insuportável aos insetos, como moscas e mosquitos, característica que faz dela um repelente natural, além de ecológico, pois espanta os animais ao invés de matá-los.

Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante.

Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.

Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

O método industrial de extração do óleo essencial da citronela é conhecido como “arrasto de vapor”. As folhas são colocadas em um recipiente e passam a receber vapor d’água constantemente. A água é aquecida em uma caldeira. Ao passar pelas folhas da citronela, o vapor leva junto o óleo essencial, separado da água, em seguida, por condensação.

Já a extração caseira do óleo essencial da citronela não é muito simples. Segundo informações da Seção de Plantas Aromáticas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pode-se colocar as folhas com um pouco de água num panela de pressão: o vapor que sair de lá também vai conter óleo essencial.
O problema é recolher este vapor, para daí extrair o óleo.

Uma outra dica é que o óleo essencial da citronela é também solúvel em álcool. Assim, se misturarmos as folhas ao álcool, naturalmente o óleo essencial vai ser liberado. Aqui o problema é o seguinte: outras substâncias presentes na folha, como clorofila e pigmentos, também são solúveis em álcool e, neste caso, não teríamos o óleo puro como se obtém por meio do vapor d’água.

Fonte: Blog Planeta Terra

Última atualização: 03/02/2011

Leia também:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


127 Comentários Publicados

  • Marcio Jose — 29/10/2007 @ 12:54

    como pode ser usado a tintura de citronela?


  • Família Brasil — 30/10/2007 @ 11:14

    Marcio, a citronela tem ação repelente. A tintura de cintrolne serve para a produção de repelentes, velas repelentes, sabonetes e até perfumes. No texto há uma dica de como produzir uma loção repelente. Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.


  • Marcio Jose — 30/10/2007 @ 13:43

    Obrigado pela atenção.


  • Virginia — 10/11/2007 @ 19:29

    A citronela também repele mosquito que transmite o calazar?
    Cachorros podem comer a citronela?


  • emerson — 14/11/2007 @ 5:46

    Gostaria de saber se tem como fazer um óleo de citronela?


  • Família Brasil — 14/11/2007 @ 7:54

    Virginia, de acordo com o médico veterinário Arturo Carvalho, coordenador da vigilância ambiental da Secretaria Executiva Regional III de Fortaleza, as formas existentes para evitar que o mosquito transmissor do calazar pique o cão são com uso de repelentes, em forma de coleiras, sprays ou mesmo com algumas plantas, como citronela e nim. Vários veterinários afirmam que os cães devem ser tratados com produtos à base de citronela, e, ainda, utilizar uma boa coleira repelente.
    Neste link, você encontra mais informações: http://www.bichosdafamilia.com.br/informativo_1.html

    Se você comprar a citronela em farmácias, veja na bula se seu cão pode ingerir o produtos. Caso você prepare a solução, converse com seu veterinário.

    Tenho uma cadela e ela está doente por conta dos carrapatos. Ela só tem 2 meses, então vou lavar a sua casinha com o chá de citronela para fazer uma experiência contra carrapatos.


  • Família Brasil — 14/11/2007 @ 7:55

    Emerson, a extração caseira do óleo essencial da citronela não é muito simples. De acordo com a Seção de Plantas Aromáticas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), é possível extrair o óleo essencial da citronela de duas formas:

    1 – colocar as folhas com um pouco de água num panela de pressão. O óleo está no vapor que saí da panela, portanto é preciso recolher o vapor.
    2 – o óleo essencial da citronela é solúvel em álcool. Assim, se misturarmos as folhas ao álcool, o óleo essencial vai ser liberado. O problema neste caso é que outras substâncias presentes na folha, como clorofila e pigmentos, também são solúveis em álcool e, neste caso, não teríamos o óleo puro como se obtém por meio do vapor d’água.

    Outro detalhe importante: as folhas de citronela possuem uma concentração mínima de óleo essencial, em torno de 0,5% a 0,6%. Para cada 100 quilos de folhas, extraem-se no máximo 600 gramas de óleo. Ou seja, tentar extrair pequenas quantidades não é nada viável.

    No comércio , é vendido a essencia do óleo essencial da citronela que são extraídos em um processo industrial.


  • Filip Carlos Twelsiek — 19/11/2007 @ 15:20

    Olá,
    O nosso jardim está cheio de citronela, mas parece que os prnilongos aumentaram. O que fizemos de errado???


  • Família Brasil — 19/11/2007 @ 18:36

    Filip, verifique se a citronela está platanda no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde você deseja manter os mosquitos afastados.
    Outra coisa: verifique se você o que plantou foi realmente a citrolena, pois é comum confundir a citronela com o capim-limão. Embora a aparência seja realmente muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma: o capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto o aroma da citronela é bem intenso.
    Verifique também se não há água empossalda nas plantas.


  • Sergio Dalbem — 26/11/2007 @ 9:07

    Gostaria de saber se a citronela também é boa para combater o carrapato, principalmente de cavalos.


  • Família Brasil — 27/11/2007 @ 5:44

    Sergio, a citronela pode ser utilizada como repelente. Mas dependendo da infestação, talvez ela não resolva o problema completamente. No verão é comum a proliferação de carratos. De qualquer maneira, você pode fazer uma chá da Citronela e limpar a área onde o animal esteja, assim como, banhá-lo. Fique atento aos resultados. Se houver uma infestação, você pode utilizar essa medida em paralelo a outras.
    Abraços, Família Brasil.


  • Filip Carlos Twelsiek — 27/11/2007 @ 7:44

    Olá, fiz chá de citronela, e colocei em tigelas por toda a casa, e adiantou muito. Gostaria de saber se podemos beber o chá de citronela.


  • Família Brasil — 27/11/2007 @ 16:46

    Filip, não é aconselhável o consumo da citronela. De acordo com o oficial de farmácia Jadson Ramos (em entrevista ao Globo Reporter), o uso da citronela deve ser externo. O uso interno não é indicado porque pode causar náuseas, vômitos e dor de cabeça, dependendo da quantidade que a pessoa ingerir.


  • Vilmar — 10/12/2007 @ 15:48

    Ola, tenho no quinal um pe de citronela , estou usando todos os dias uma folhina da citronela naquele aparelhinho eletrico de mata mosquito, tem dado um resultado igual a dos refil comprado. Gostaria de saber se este uso durante a noite toda com o quarto fechado se pode ser prejudicial a saúde.
    Grato


  • Família Brasil — 10/12/2007 @ 17:41

    Vilmar,

    A princípio não há nenhuma contra-indicação para o uso da citronela como repelente, já que sua ação repelente é natural e não tóxica. Contudo, em caso de dúvidas, consulte um médico para saber se você tem alergia aos componentes da planta.

    No caso do uso do óleo essencial de citronela, a aromaterapeuta Maria Mizrahi (Revista Bons Fluído) recomenda que, para ambientes com até 16 m2, pingue três gotas do óleo essencial de citronela na água de um difusor (peça de cerâmica encontrada em farmácias homeopáticas e casas especializadas em aromaterapia). Se necessário, renove a água com essência a cada cinco horas. A aromaterapeuta recomenda ligar o aparelho duas ou três horas antes da utilização do ambiente, pois o aroma é cítrico e pode irritar as vias respiratórias ou causar sensação desagradável.

    Abraços,

    Família Brasil


  • Solrac — 02/03/2008 @ 11:31

    Citronela, Capim limão, Erva cidreira e melissa podem combater mosquitos? podem ser usadas como repelente?


  • Família Brasil — 02/03/2008 @ 18:14

    Solrac, acredito que só a citronela tem ação repelente para combater o mosquito da dengue.
    Att.
    Família Brasil


  • Fatima — 05/03/2008 @ 17:07

    Tenho citronela no pátio e espantou os mosquito,dentro de casa tambem


  • Pires — 07/03/2008 @ 1:35

    Mutio interessante o assunto.
    Onde geralmente encontramos citronela ? eu por exemplo moro junto a mata atlantica, vale a pena procurar ou tem algum lugar especifico que venda ou ainda compra-se a semente e planta?
    Um abraço,
    Pires


  • Pires — 07/03/2008 @ 1:36

    Mutio interessante o assunto.
    Onde geralmente encontramos citronela ? eu por exemplo moro junto a mata atlantica, vale a pena procurar ou tem algum lugar especifico que venda ou ainda compra-se a semente e planta?

    Obrigado,
    Pires

    Respostas: mcapires@gmail


  • Família Brasil — 07/03/2008 @ 5:42

    Pires, se você não conseguir mudas de cintronela com amigos ou vizinhos, certamente, nas lojas que vendem ervas deve ter. É possível que em floriculturas você também consiga. Entre em com esses estabelecimentos de sua região.
    Abraços!


  • Pires — 07/03/2008 @ 11:57

    OK Vou seguir essa orientação, muito obrigado.

    Abraços.


  • Fernanda Faro — 13/03/2008 @ 8:55

    Ola, tenho um bebe de 5 meses e gostaria de saber se posso utilizar a locao repelente nele tambem. Tem alguma contra indicacao no caso de bebes?
    Grata


  • Fernanda Faro — 13/03/2008 @ 8:57

    e tb saber aonde encontro os ingredientes glicerina liquida, alccol de cerais e a tintura de citronella


  • Família Brasil — 13/03/2008 @ 9:26

    Oi Fernanda, é preciso ter cuidado ao usar loção repelente em bêbes. É indicado que você leia atentamente as indicações do produto e, de preferência, consulte um médico. Há no mercado replentes próprios para crianças, mas no caso de bêbes é preciso consultar um médico. É possível que você encontre os produtos que procura em farmácias de manipulação e homeopáticas.
    Abraços,
    Família Brasil


  • claudia — 22/03/2008 @ 17:18

    posso comprar a essencia de citronela pronta? faz o mesmo efeito???
    ha algum tempo utilizo este produto em minha casa , após a limpeza, passo um pano com esta essencia diluida em agua.
    acho que funcionou……


  • claudia — 22/03/2008 @ 17:19

    tenho em casa um pé de citronela nunca arranquei folhas dela, prefiro usar os produtos prontos . são validos??


  • rogeria — 27/03/2008 @ 4:52

    Gostaria de saber aonde encontro uma muda de citronela nem que seja para comprar?
    Parabéns pela explicação


  • Duca — 27/03/2008 @ 8:19

    Moro em apartamento e não tenho jardim. Posso plantar citronela em um vaso de plantas? Onde conseguir uma muda e como plantar?


  • Família Brasil — 28/03/2008 @ 5:41

    Rogéria, se você não conseguir mudas de cintronela com amigos ou vizinhos, certamente, nas lojas que vendem ervas deve ter. É possível que em floriculturas você também consiga. Entre em com esses estabelecimentos de sua região.
    Abraços!
    Família Brasil


  • Família Brasil — 28/03/2008 @ 6:25

    Duca, dá para plantar a citronela em vasos pequenos. Depois olha esse link:
    http://www.combateadengue.com.br/?p=76
    tem uma foto de citronela em pequenos vasos.

    Se você não conseguir mudas de cintronela com amigos ou vizinhos, certamente, nas lojas que vendem ervas deve ter. É possível que em floriculturas você também consiga. Entre em com esses estabelecimentos de sua região. Eles te ensinam como plantar e cuidar.
    Abraços!
    Família Brasil


  • Duca — 28/03/2008 @ 7:50

    Obrigada pelas dicas! Vou procurar aqui na minha cidade uma floricultura onde tenha mudas de citronela! Adorei o site, muito explicativo!
    Abraços.


  • Jose Henrique Brum Ribeiro — 28/03/2008 @ 8:26

    Gostaria de saber se posso tomar cha de citronela como tomo cha de capim limão?


  • Jose Henrique Brum Ribeiro — 28/03/2008 @ 8:30

    Parabens pelas informações , estão sendo de grande valia para esclarecer tantas duvidas sobre os problemas causados pela dengue.


  • Família Brasil — 29/03/2008 @ 6:52

    José, não é aconselhável o consumo da citronela. De acordo com o oficial de farmácia Jadson Ramos (em entrevista ao Globo Reporter), o uso da citronela deve ser externo. O uso interno não é indicado porque pode causar náuseas, vômitos e dor de cabeça, dependendo da quantidade que a pessoa ingerir.


  • GRAZIELA — 03/04/2008 @ 11:30

    Boa tarde

    Eu so não entendo uma coisa ,com este tanto de mortes porque que as emissoras de TV não divulgam sobre a citronela que tambem serve como repelente do mosquito da dengue.


  • Guy Duchateau — 03/04/2008 @ 12:14

    Faço uma cura de uma semana bebendo chà com espigneira santas todos os seis meses para aliviar as gastrites que me incomodem.

    Percebi que durante estes periodos, os mosquitos se afastam de mim.

    Tome o cha, diluido durante 8 horas e misturado com erva doces por razão de gosto, em cada três horas. Nesta epoca de epidemia, continua bebendo a mistura todos os dias e não sou mais pertubado pelos picadas de mosquitos da dengue que voam ao meu redor.

    Seria que isso funciona também para as outras pessoas???

    Sei que o asunto não tem nada a ver com a citronela, mais si, com a epidemia de dengue.

    Atenciosamente.


  • vanda — 07/04/2008 @ 11:06

    agradeço pelas informaçoes, pois o brasil nesse momento esta precisando de pessoas como voces para ajudar a combater esse mal.


  • Felipe Alves — 08/04/2008 @ 17:11

    OI,to fazendo uma pesquisa da escola vc poderia me falar se essa receita pode ser usada para combater o mosquito da dengue


  • cezar amaral — 10/04/2008 @ 14:05

    Me admira que o Governo federal e outras autoridades estaduais tenham sugerido nada ou quase nada a respeito de repelentes ou remedios caseiros para repelir o mosquito da dengeu:
    alem do fato de estar usando uma receita de ingestao de alho in natura(cru) nas refeiçoes
    noto que os mosquitos me atacam menos…
    será verdade que o odor do alho poderia afastá-los ou pelo menos diminuir o ataque( as vezes sao bem agressivos..)?


  • cezar amaral — 10/04/2008 @ 14:19

    tambem gostaria de informar que existe uma formula de combatea dengue de Homeopatia queestá sendousada por secretarias de Saude de varios estados e de SP. como Rio Claro.

    pesquisem pois dizem que se acaso ocorrer a Dengue será bem branda !

    receitas disponiveis no site:
    http://www.grupos.com.br/group/partido_independente/Spreading.html


  • Família Brasil — 11/04/2008 @ 6:53

    Cezar, as medidas alternativas de combate à dengue geram uma certa polêmica. Há quem concorde e quem não concorde. Em entrevista ao portal G1, o entomologista da Fiocruz, Anthony Érico Guimarães, diz que o que atrai o mosquito são os odores que o ser humano elimina. Assim, qualquer produto que a pessoa ingira confundirá a fêmea do mosquito quando for eliminado pelo organismo. “Tanto o inhame, como o complexo B ou o alho, serão expelidos pelo corpo humano. O grande erro é que para eliminar qualquer uma dessas substancias, em quantidade suficiente para confundir a fêmea do mosquito, uma enorme dose dessas vitaminas ou alimentos, terá que ser ingerida. Além disso, esses produtos em grandes quantidades causam malefícios. O complexo B, se ingerido em muita quantidade, causa toxidez, o alho em grande quantidade espanta o mosquito e as pessoas a sua volta, e o inhame também não faz bem para o organismo”, afirma o entomologista garantindo que embora isso seja baseado no fato de que ao eliminar um produto você confunde a fêmea, não significa que deva ser usado.
    Veja matéria completa no link:
    http://www.combateadengue.com.br/?p=205
    Família Brasil


  • luis carlos de matos — 13/04/2008 @ 13:20

    Excelente as informações. Concordo com os missivistas quando afirmam que as autoridades responsáveis deveriam divulgar mais informações como estas, pois são poucas as pessoas que conseguen acessá-las na NET. Parabens.


  • Marcio Mamede — 16/04/2008 @ 3:50

    Para combater o mosquito da dengue e pernilongos, posso fazer o chá da folha do nim indiano? Para fazer é só colocar as folhas em água fervente, como um chá comum?


  • Vera — 16/04/2008 @ 11:06

    Porque que não é divulgado em horário nobre estas informações tão ricas e importantes? Com o surto de dengue que estamos passando, seria de uma utilidade pública muito grande, que estas informações chegassem ao conhecimento da população que não tem acesso à internet.
    Haveria interesses de grandes laboratórios da não divulgação de um simples recurso (citronela) que é acessivel a todos?


  • Nielsen — 16/04/2008 @ 11:14

    Expresso aqui o meu total repúdio quanto ao tratamento que as autoridades de saúde tem dado à esta epidemia da dengue. Estamos diante de soluções simples e caseiras, acessíveis à população mais carente. Por que não deixar de “tapar o sol com a peneira”. Pulverizações à base de querosene e uma tal de “poção mágica” servidas em reservatórios em águas paradas, até o momento não surtiram efeito. A natureza tem a resposta! O que estamos esperando? NADA DE SINTÉTICO!!!


  • Cristina Almeida — 17/04/2008 @ 9:03

    Gostaria de saber de alem dos mosquitos a cintronela tb afastam as moscas????


  • Família Brasil — 20/04/2008 @ 15:31

    Cristina, a citronela espanta insetos de uma maneira geral. Você pode testar a eficácia do uso da cintronela com os mosquitos.


  • vania cunha — 23/04/2008 @ 9:34

    gostaria de saber se pode beber o cha de citronela


  • Família Brasil — 25/04/2008 @ 4:41

    Vania, não é aconselhável o consumo da citronela. De acordo com o oficial de farmácia Jadson Ramos (em entrevista ao Globo Reporter), o uso da citronela deve ser externo. O uso interno não é indicado porque pode causar náuseas, vômitos e dor de cabeça, dependendo da quantidade que a pessoa ingerir.


  • Elismara — 25/04/2008 @ 7:01

    Sou professora de biologia,já li vários artigos ciêntificos sobre a citronela. Segundo eles funcionam msmo.
    Queria conseguir uma receita para estrair o óleo. Vou tentar com o destilado. Depois repasso o resultado da minha experiência.


  • Elismara — 25/04/2008 @ 7:03

    Procuro uma receita de repelente caseiro de copaiba (copaifera sp.)


  • Elza Felix — 27/04/2008 @ 6:35

    Gostaria de saber se a citronela tem ação repelente em relação aos insetos chamados cigarrinhas (cicadellidae)? Em meu apartamento, quando chega a noite há uma verdadeira invasão, eles entram no banheiro, cozinha, sala, enfim, aonde quer que eu acenda uma lâmpada.


  • Márcia Drescher — 27/04/2008 @ 10:27

    Eu comprei o óleo de citronela, como posso transformá-lo em repelente? Com quantidades seguras para não irritar a pele?


  • Família Brasil — 27/04/2008 @ 14:47

    Elismara, no texto acima tem duas receitas para você transformar a citronela em repelente.


  • Família Brasil — 27/04/2008 @ 15:12

    Elza, não se te informar se a citronela tem ação repelente para esses mosquitos, mas acho que vale a pena tentar. Você pode fazer uma experiência, colocando a planta na varando do seu apartamento ou em outros locais de entrada dos mosquitos. De qualquer modo você estará protegendo seu lar.


  • Família Brasil — 27/04/2008 @ 15:14

    Márcia, no texto acima tem duas receitas para você transformar a citronela em repelente.


  • dalys — 28/04/2008 @ 13:56

    boa noite! por favor aqui na minha região eu não conheço nenhuma plata com esse nome, mas tem uma muito parecida chamada “capim santo” gostaria de saber se é a mesma coisa.


  • Família Brasil — 30/04/2008 @ 5:47

    Dalys, a citronela parece muito com o capim santo. Mas o capim santo não tem as mesmas propriedades da citronela. Outros nomes da citronela: capim-citronela, citronela-do-ceilão, cidró-do-Paraguai, citronela-de-java.


  • olá — 03/05/2008 @ 16:49

    legal


  • vanessa viana — 05/05/2008 @ 8:04

    gostaria de saber como se faz velas de ctronela?
    Gostei muito desta pagina q fala do repelente.
    Vou fazer um trabalho escolar e por isso gostaria de saber como se faz velas.
    bjks.


  • Família Brasil — 09/05/2008 @ 5:54

    Vanessa, peguei essa dica em um site. Testa e vê se funciona!

    Lista de Produtos
    • Parafina plus
    • Anilina amarela à base de óleo
    • Essência de citronela à base de óleo
    • Pavio parafinado com ilhós
    • Prendedor de pavio
    • Panela de alumínio
    • Bastão de vidro
    • Termômetro

    Como fazer
    1- Derreta a parafina em banho Maria.
    2- Tinja-a na temperatura de 75 graus,
    3- Coloque essência de 30 a 50 ml para cada kg.
    4- Despeje a parafina suficiente para cobrir o fundo do bambu
    5- Coloque o pavio com ilhós e espere secar.
    6- Depois encha o bambu até 1,5 cm da borda e espere secar totalmente

    fonte: Momento Blog
    autora: Shênia
    site: http://www.momentodaarte.com.br/receitas/vela/v_par.asp?rec=18


  • Junior — 14/05/2008 @ 15:56

    muito bom!


  • Inês Cristina — 23/01/2009 @ 8:50

    Gostei muito das informações que adquiri aqui.
    Mas gostaria como acondicionar a citronela naquelas tochas de bambu. Posso coloca-la em vidrinhos de papinha de bebe, limpo é claro, no forma líquida, óleo essencial ou de que forma?
    Obrigada, Inês.


  • Francisca de Fatima de Paula — 26/01/2009 @ 7:36

    gostaria de encontrar velas repelentes no preço menor do que já encontrei pois comprei so materias para fazer, e não tive muito resultados para venda pois sai caro, estou com essa idéia desde o ano passado mas não consegiu encontrae no preço para revenda, não tenho muito capital para levar em frente minha idéia me ajudem por favor.


  • loeli — 15/03/2009 @ 11:25

    Tenho bromélias e orquides, e citronela no meu quintal, por enquanto estou usando areia e pó de café nas bromélias e orquídeas, gostaria de saber se posso usar tinttura de citronela e qual a frequência de regas com a mesma.
    Grata Loeli


  • andressa alves de oliveira — 23/03/2009 @ 6:55

    gostaria muito que esse trbalho já estivesse sendo agido antes das consecuencia que já trousseram para todos em todos os lugares…………………………


  • Jesuino — 26/03/2009 @ 8:14

    O odor da citronela espanta mosquitos e pernilongos!Quando ir pescar o contato das mãos com a isca pode afugentar os peixes?


  • LISELENA — 23/04/2009 @ 10:34

    REALMENTE INCRIVEL;ACHEI ATE A PROPORÇÃO DE CITRONELA P FAZER VELAS;ARTIGO MARAVILHOSO;SO CONTINUO C ALGUMAS DUVIDAS;QTO AO REPELENTE Q ENSINAM ;DE QTO M QTO TEMPO PRECISA SER PASSADO NO CORPO?E QTO TEMPO PRECISAMOS DEXAR ESESAPARELINHOS LIGADOS OU VELAS ACESAS P TER EFICACIA COMPLETA?PODEM FICAR SEMPRE FUNCIONANDO?TIPO DE NOITE OS RICHOS E DE DIA AS VELAS;OU INTERCALAR C OS ELETRICOS?PARASEMPRE ESTAR SENDO LIBERADA A ESSENCIA DE CITRONELA?HA DETALHE IMPORTANTE EU UTILIZEI AQUELAS PASTILHASINHAS DE COLOCAR NOS REPELENTES QUE SE COMPRA COM PRODUTOS QUIMICOS;JA USADAS E SEM EFEITO DO PRODUTO INICIAL (AS QUE SE COLOCA FORA)PINGUEI ALGUMAS GOTINHAS DE OLEO DE CITRONELA NELAS E AS UTILIZEI NOVAMENTE O EFEITO FOI POSITIVO E O CHERINHO GOSTOSO DA CITRONELA FICOU NO AMBIENTE;E OS MOSQUITOS NÃO ATACARAM.MAS PRECISO SABER QUANTAS GOTINHAS USO POIS TENHO MEDO QUE CUMULATIVAMENTE (SENDO USADO ISSO SEMPRE POSSA SER TOXICO OU PREJUDICIAL DE ALGUMA FORMA AO SER HUMANO)OBRIGADA novamente peço que enviem tbem ao meu mail


  • Alonso Pereira de Castro — 24/04/2009 @ 5:52

    Desconhecia as propriedades da citronela, ganhei uma touceira e já plantei ao redor da minha casa, porque quando chega no verã não há quem aguenta ficar na mina casa o tanto que enche de pernilongo, espero ter o sucesso desejado. Quando desço no pomar os pernilongos só faltam chupartodo o meu sngue e a coceira que fica é insuportável. Pegunto se eu ´fizer chá dela e tomar será que o meu corpo vai exalar cheiro da citronela e os pernilongos não vão me atacar.Um abraço a todos e parabéns pela divulgação


  • Keivin — 29/04/2009 @ 10:13

    a citronela é bom de mais para nós principalmente nós que temos um inimigo muito forte! (mosquito da Dengue) muito bom mesmo


  • erick — 05/05/2009 @ 11:11

    a sorte que fizeram esse site eu precisava sabe sobre a dengue ufa !!!!!!!!!!!


  • Raquel Cezário — 07/05/2009 @ 15:16

    Qual é o princípio ativo da citronela que afasta os insetos?


  • Li — 12/05/2009 @ 11:28

    Boa tarde, gostaria de saber sobre a toxidade do uso constante da citronela. No meu serviço, meu colega de trabalho sempre coloca pela manhã óleo de citronela em algodão nas imediações da janelas do nosso escritório, e de um tempo para cá, comecei a sentir meu lábio superior formigar, e meu fígado tem ficado meio sensível. O que vc me aconselha???
    Desde já agradeço pela atençã, Li


  • Pedro — 15/08/2009 @ 6:57

    Combater vícios com citonela.Faça uma tintura mãe (50% de alcool cereais e 50% de água. Coloque em um vidro não pode ser plastico coloque a citronela dentro até a altura da água.) Coloque em 1/2 copo de água de 20 à 30 gotas dessa tintura e beba. Vícios cigarro bebida etc.


  • Dengue e Citronela « Alexandre Pimentel — 29/09/2009 @ 18:47

    [...] http://www.combateadengue.com.br/?p=54 [...]


  • FERNANDA — 18/10/2009 @ 11:51

    Gostaria de saber qual é a função do alcool de cereais e da glicerina que são acrescentados no repelente de citronela e se vocês sabem quais são os componentes da planta citronela. Fiz a receita mas preciso saber a função de cada componente.
    Obrigada adorei o site!!!!


  • Liane Castanheira — 25/11/2009 @ 4:50

    O inhame ñ faz bem a saúde? Ñ entendi o comentário de Família Brasil on April 11th, 2008 at 6:53 am…?????
    É o melhor legume branco a ser ingerido!!!!
    Ñ entendi nada. Cuidado ao colocar certos comentários…..


  • Suzy Lima Uehara — 15/12/2009 @ 16:53

    Olá,Boa Noite!o meu nome é Suzy! gostaria de saber como fazer um hidratante de Citronela para poder passar no corpo! um abraço e muito obrigado!!!!


  • Suzy Uehara — 15/12/2009 @ 17:03

    Adorei entrar nesta pág!Aprendi muitas coisas a respeito da Citronela, como por Exemplo,combater a Dengue. bjossss!!!!


  • vera — 22/12/2009 @ 11:28

    gostaria de saber como aplicar o oleo de citronela em um canil, tem que ser uma grande quantia,como deve ser a mistura para usarmos um pulverizador, estamos enfrentando um problema enorme com as moscas, estamos adquirindo as mudas, e foi muito bom saber que temos que planta-las no caminho do vento.


  • milena — 29/01/2010 @ 13:28

    tenho alergia a murisoca queria algum repelente caseiro por favor alguem me ajude….

    GRATA


  • Sérgio Cassimiro de Oliveira — 19/02/2010 @ 5:42

    Gostei muito das dicas, estou plantando algumas mudas. No futuro pretendo fazer testes com mosquitos e carrapatos.

    abraço.


  • prida — 24/03/2010 @ 11:12

    vou tentar a receita


  • Mário Fontes — 09/04/2010 @ 17:23

    Gostei muito, me ensinou bastante, tenho feito pesquisas sobre como fazer canteiros e plantar ervas medicinais pois nesse caso não se pode usar agrotoxico pois as plantas sofrem ifluencia em seus principios ativos essa materia foi de grande valia, vou aproveitar para plantar em vasos em casa para espantar os mosquitos.


  • kalil neves — 16/04/2010 @ 17:09

    fiz a experiencia com citronela,bem simples :coloquei umas 30 folhas de citronela, cortadas com tesoura em pedaços de mais ou menos 3cm,em um vidro de boca larga,coloquei 1litro de alcool comum de supermercado.fechei, e pus sob um movel [no escuro]7dias.Funciona muito bem.obs:a mirtura fica verde[clorofila];mas não tira o efeito repelente.Usei num frasco de desodorante vazio[só o liquido]


  • fernanda rodrigues — 01/09/2010 @ 7:11

    gostaria de saber se vocês produzem a citronela por muda ou por cementes


  • Marcio Silva — 01/09/2010 @ 18:25

    Um amigo meu procurou a citronela aqui na nossa cidade e não encontrou, existe outras espécies e porque é difícil de achar?


  • ricardo — 22/09/2010 @ 9:40

    Existe uma praga maior e mais destrutiva que os pernilongos da dengue. É a praga do ser humano! …Então vamos deixar os mosquitos fazerem a parte deles pra ver se mata um bocado dessa praga humanista e esse planeta com certeza será beneficiado.


  • paulo mantoam — 03/12/2010 @ 3:29

    Se eu fizer um chá com citronela posso me intoxicar, já que ela é confundida com o capim limão ou erva cidreira, como é chamado em alguns lugares


  • Elisabete Pires — 09/12/2010 @ 4:30

    Recebi via e mail uma “armadilha” ecológica para acabar com o mosquito da DENGUE.Achei excelente e fácil de fazer. Gostaria de repassar para vcs, pois não basta espantar os tais mosquitos mas exterminá-los! Entrem em contacto via e mail que eu mando pra vcs divulgarem
    bjs baianos e apimentados!
    Bete


  • Neusa.B. Dos Santos — 03/01/2011 @ 10:53

    Muita coisa uteis aprendi com as pessoas desse site.Obrigada a todos.Eu gostaria que o Pedro que foi a ultima pessoa a participar desse site que se possivel entrasse em contato comigo atraves do meu email para me explicar melhor a quantidade de citronela que se coloca dentro do vidro, modo de usar dessa mistura se é 1 vez ao dia ou mais vezes, e se é mesmo comprovado que com a receita que ele passou perde-se o vicio de fumar e de ingerir bebidas alcoolicas,etc.

    Obrigada
    Neusa


  • Maressa — 10/01/2011 @ 18:35

    Olá. Comprei uma citronela para deixar no meu quarto e espantar os mosquitos agora no verão, ao invés de matá-los. No começo (2 dias assim que comprei) o cheiro dela não deixou um único mosquito no quarto. Mas de repente ela parou de emanar qualquer cheiro. Não sai cheiro algum, mesmo encostando o nariz na folha. Cortei a ponta das folhas da planta para forçar o cheiro sair, mas não está dando certo. Plantei num vaso proporcional e com adubo orgânico, mas não sei o que está acontecendo. Por favor, se souber o que posso fazer para ela voltar a cheirar, agradeço.


  • Benedito — 28/01/2011 @ 10:45

    Como entrar em contato com a Elizabete Pires,mensagem de 09/12/2010-4:30 (armadilha ecologica).Obg.


  • Márcia — 09/02/2011 @ 12:22

    Boa tarde,

    Recebi uma outra receita de repelente caseiro feito com álcool, cravo da índia e óleo usado em bebês.
    Gostaria de saber se funciona também, se sim, como e quando devo usar? Posso pingar nos cantos da casa?
    Desde já agradeço!


  • ROBERTO MAZZALI — 14/02/2011 @ 8:52

    DEPOIS QUE PLANTEI CITRONELA EM CASA ACABARAM OS PERNILONGOS…EU CORTO AS FOLHAS, COLOCO DENTRO DE UM LITRO, COMPLETO COM ALCOOL PURO O MAIS FORTE, APÓS ALGUNS DIAS ESTRA PRONTO, MISTURO UM COPO DA CITRONELA COM L LITRO DE AGUA, COLOCO NUM ESBORRIFADOR E PASSO DENTRO DE CASA, E NO PRÓPIO CORPO OU ROUPA,, NÃO PODE PASSAR PURO PORQUE PODE DAR ALERGIA, TEM QUE MISTURAR COM AGUA PARA FICAR MAIS FRACO…FUNCIONA HEIII..


  • João Carlos — 17/02/2011 @ 7:35

    Gostei das receitas, aqui onde trabalho tem uma horta medicinal com muita citronela.Vou fazer uns repelentes também, grato pelas dicas!!!


  • Antônio Pinto — 17/02/2011 @ 20:23

    Semana passada quase perdi dois de meus quatro filhos. A dengue não está brincando aqui em Itapipoca-ce, mas mesmo assim o prefeito só se preocupa em gastar com festas, os vereadores não fiscalizam e o poder judiciário não pune ninguém. Quantos terão de morrer para se fazer algo?


  • Cristiane — 18/02/2011 @ 21:05

    Dengue pode ser tratada com anti-biótico ?


  • brendon — 19/02/2011 @ 16:27

    nossa!!! vou tentar faser isso em csa …valeu


  • brendon — 19/02/2011 @ 16:37

    onde posso encantra essa planta(citronela)obrigado


  • Editor — 21/02/2011 @ 10:18

    Brendo, procure em floriculturas.


  • Editor — 21/02/2011 @ 10:23

    Não cristiane. o tratamenta dengue é repouso, tomar bastante líquido e anti térmicos prescritos por médicos.


  • Lucia — 23/02/2011 @ 11:59

    Recebi esta receita e gostaria de saber se alguem já recebeu, fez ou ouviu falar.
    DIZ QUE SERVE PARA QUALQUER PERNILONGO, MESMO O DA DENGUE, MOSQUITOS e INSETOS VOADORES:
    Como matar mosquitos de modo ecologicamente correto.
    Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma ideia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.
    Você precisa de :
    200 ml de água quente,
    50 gr de açúcar mascavo,
    1 gr de levedura (fermento biológico para pães, encontrado em qualquer supermercado ) e
    1 garrafa plástica de 2 litros
    Como fazer:
    1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:
    2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despeje na metade de baixo da garrafa.
    3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
    4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
    5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
    Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreu dentro da garrafa.
    Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em: Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas etc.
    Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa!


  • Paulo Roberto Freire Sena — 24/02/2011 @ 19:33

    QUERIA SABER SE A CITRONELA É O MESMO CAPIM NAGÔ ?


  • maria do carmo — 25/02/2011 @ 8:40

    Quem souber favor me informar: por que temos que secar as
    folhas da citronela para colocá-la no alcool para fazero repelente?


  • Medicando — 06/04/2011 @ 11:38

    Olá Blogueiro(a)!
    Conheça e utilize o conteúdo do portal de Saúde Medicando com artigos e reportagens produzidas por excelentes profissionais do setor. Você também pode se cadastrar e receber gratuitamente a revista digital Medicando. É rápido e simples! Acesse: http://www.medicando.com.br.
    Equipe Medicando


  • Editor — 07/04/2011 @ 9:23

    Medicando, obrigada pela dica. vamos conhecer o site.


  • Elza — 13/04/2011 @ 11:50

    so depois k somos mordidos por esse diabolico k passamos a nos preocupar muito importante os comentarios desta pagina


  • Lazaro Antonio Nunes — 15/04/2011 @ 14:11

    Mande a reseita do repelente caseiro de citronela obrigado.


  • Editor — 18/04/2011 @ 15:28

    Lazaro

    ingredientes:
    - 500 ml de água
    - 100 gramas de folha de citronela picada
    - 30 ml de álcool

    Preparo:
    Em um liquidificador, coloque a água e metade das folhas da citronela, bata por cerca de 3 minutos. Depois a mistura deve ser coada e usada para bater o restante das folhas, também por 3 minutos. Em seguida, é preciso coar novamente a mistura para acrescentar o álcool. Continue batendo por 1 minuto e está pronto.


  • Delfina Maria Santos Canuto — 21/04/2011 @ 15:23

    Moro em Penedo-Alagoas e não conheço Citronela, será q aqui ela tem outro nome?


  • MARISE — 18/05/2011 @ 13:02

    ONDE ACHAR A CITRONELA(PLANTA)?


  • Editor — 23/05/2011 @ 15:07

    Marise, procure em lojas de venda de plantas. em geral, eles têm.


  • nathalia — 10/08/2011 @ 14:25

    socorro !!!!!!!!!!
    na escola da vovo tem dengue
    [centro de ensino especial 01-planaltina -df]


  • carlos roberto batista de menezes — 19/12/2011 @ 19:32

    muito boa noite, temos mudas de cintreonela e quem quizer tera que vir busca-la pois estou aprendendo a lidar com ela e plantei varias mudas pelo quintal meu endereço rua L 13 n.1100 Paraiso do tocantins uso no aparelho eletrico p dormir ligado as 19.00 tôdos os dias antes de dormir e estamos si dando muito bem comprado por ora no super Mercado a 2.87 12 laminas pr 12 horas de duração, vamos começar a fazer o chá p limpesa da casa adicionado a aguã, ja estamos macerando no Alcool, fala para a moça de Planaltina natalia, plante muitos pés de cintronela na escola si tôdos plantarem a cintronela nas casas vamos mandar os bichos de volta de onde vieram, amem abraços vamos viver sem os mosquitos guerra contra eles…


  • adriiana cesar — 07/05/2012 @ 17:54

    ola quero saber se ja foi experimentada a extracao da citronela,usando a pet e o sol,
    vou fazer o teste, como vou fazer para separa agua e oleo?


  • Luana Vitorya — 08/06/2012 @ 0:00

    oi quero saber se a citronela combate a dengue?


  • Editor — 17/06/2012 @ 23:25

    Luana, ela espanta os moquistos.


  • Ricardo — 25/10/2012 @ 5:44

    Olá, gostaria de saber se no Nordeste é fácil encontrar a citronela??? Penso que nos interior do RN deva ter, vc sabe me dizer qual é a regiaõ predominante da citronela??? Obrigado


  • Helena — 11/11/2012 @ 4:36

    Na tintura, posso utilizar folhas de citronella não secas? caso positivo, quantas gramas de citronella para 1 litro de álcool? 2-Quanto ao chá, para fins de utilização nas paredes e chão, quanto de folhas para 1 litro de agua?


  • Elizabete Aparecida Amaro — 14/12/2012 @ 0:53

    Gostaria muito de saber se planta citronela é a mesma planta que chamamos de capim santo ou sidreira.


  • Danillo de Jesus Viera Silva — 11/09/2013 @ 13:28

    Olá, estou me formando eeste ano em Gestão Ambiental e irei falar no meu TCC sobre a Citronela e seu combate a dengue, mas para isso irei aplica-la em um certo bairro. Será se por acaso eu cultivar a citronela em várias partes da rua terei um bom resultado?


  • Marcia Alve — 26/11/2013 @ 21:15

    Para pulverizar o gado qual a quantidade de tintura de citronela para um pulverizador de 20 litros de agua


  • Djully — 30/11/2013 @ 14:20

    Olá. Gostaria de saber qual é o papel da glicerina liquida para a produção do repelente?


  • Susan — 05/12/2013 @ 23:44

    Olá!
    A loção repelente de citronela pode ser usada ao Sol ou causa algum dano à pele?


  • Clararice — 26/01/2014 @ 8:58

    A citronela e uma bencao de Deus contra os pernelongo



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem