30/03/2011

Primeiros dois casos de dengue do tipo quatro são notificados em PE

Foram notificados os primeiros dois casos de dengue do tipo quatro em Pernambuco . Os dois pacientes moram no Sertão: um homem de 27 anos, que mora em Serra Talhada, e em uma mulher de 59 anos, moradora de Serrita. Ambos estão curados e já retomaram suas atividades normais.

O homem apresentou os primeiros sintomas de dengue em 12 de fevereiro, e teve o diagnóstico e tratamento da doença feitos no Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. Já a mulher apresentou os primeiros sintomas no dia 6 de fevereiro, tendo sido diagnosticada e assistida no hospital Imaculada Conceição, em Serrita. Agora a Secretaria de Saúde quer saber se os pacientes viajaram ou tiveram contato com pessoas de outros estados.

Em 2011, foi notificado esse tipo de vírus no estado do Rio de Janeiro e, mais recentemente, na Bahia e Piauí, em pacientes sem história de viagens à região Norte, local onde se detectaram os primeiros casos deste tipo de dengue desde seu retorno em agosto de 2010.

Desde então, 34 pessoas já foram infectadas pelo vírus, nos estados do Amazonas (11 casos), Pará (3), Bahia (2), Piauí (1), Rio de Janeiro (2) e Roraima (15, sendo 11 em 2010 e 4 em 2011). Antes disso, há 28 anos não se detectava o tipo quatro da dengue em no território brasileiro.

CARACTERÍSTICAS
O tipo quatro tem os mesmos sintomas – dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito -  dos outros circulantes (tipo 1 e 2). O tratamento é feito da mesma forma, com repouso e hidratação.

O sorotipo quatro não é mais agressivo que os demais. A diferença é que, como ele volta a circular Brasil após 28 anos, grande parte da população tem pouca imunidade a ele, o que aumenta a possibilidade de ocorrer uma epidemia.

Fonte: pe360graus

Última atualização: 30/03/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem