23/02/2011

Peixe é usado em combate a dengue em lagoas de Campo Maior

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior em parceria com a Universidade Estadual do Piauí ( Uespi) – campus do município, através da turma de alunos e professor do curso de Biologia e a Embrapa de Parnaíba colocaram na tarde desta segunda-feira (20),mais de 2 mil peixes dentro de lagoas da zona urbana da cidade, em diferentes bairros, para combater larvas do mosquito Aedes aegyptis, causador da dengue.

Segundo o supervisor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Raimundo Barros, a adoção dos peixes no programa de combate à dengue reduz o risco de infecção da população, além de diminuir o uso de inseticida e os custos. O peixe utilizado nas lagoas é conhecido como “Barrigudinho”.

A professora de Biologia, Alessandra Ribeiro Torres que auxiliava os alunos do curso, Rafaela da Paz Sales, Francélia Martins Frota, Joanice Costa Amorim e Alfredo Juarez de Resende Paz na colocação da espécie nas lagoas, disse, que o trabalho faz parte do ‘Projeto Dengoso’ que iniciou em Uberlândia (Minas Gerais) em 2005.

Fonte: 180graus

Última atualização: 23/02/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais