19/04/2011

Paraná registra aumento de 100% nos casos de dengue em 22 municípios

O Paraná tem 22 municípios que, na última semana, apresentaram um aumento superior a 100% dos casos em relação ao informe realizado no dia 11 de abril. Os dados constam no relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta segunda-feira (18).

De acordo com este novo levantamento, neste ano foram registrados 41.743 casos suspeitos de dengue em todo o Estado do Paraná, sendo 13.274 confirmados e 11 mortes registradas até a última sexta-feira (15), quando foi fechado este boletim. Não consta neste caso, a morte registrada neste final de semana, em Cornélio Procópio (70 km de Londrina), de uma adolescente de 14 anos, que estava internada com os sintomas da doença.

Com estes casos, a taxa de incidência no Paraná é de 124,45 casos por 100 mil habitantes, considerada média pelo Ministério da Saúde que prevê de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes como padrão.

No entanto, as regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho concentram 84,3% dos casos notificados no Estado. Dos casos confirmados, essas regionais somam 91,1% de todo o Paraná.

Dos 399 municípios paranaenses, 20 encontram-se com incidência superior a 300 casos por 100 mil habitantes, sendo eles Cornélio Procópio, Jacarezinho, Capitão Leônidas Marques, Jataizinho, Porecatu, Santa Terezinha de Itaipu, Londrina, São Miguel do Iguaçu, Sertaneja, Ibiporã, Quarto Centenário, Foz do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Uraí, Ribeirão do Pinhal, Guaíra, Cambará, Santa Mariana, Florestópolis e Nova Olímpia.

Nesta semana, a Sesa começa a capacitação para estruturar ouvidorias, que entre outras atribuições, receberão denúncias relacionadas à dengue. As capacitações começam por Londrina, nesta terça-feira (19), Maringá sedia o evento na quarta-feira (20) e Cascavel no dia 27, com a participação total de 96 municípios neste trabalho.

dos municípios que tiveram 100% de aumento dos casos estão Nova Olímpia, Santa Fé, Alvorada do Sul, Francisco Beltrão, Assaí, Cafeara, Nova Fátima, Carlópolis, Sertaneja, Santo Antônio da Platina, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis, Quinta do Sol, Matelândia, Jacarezinho, Quarto Centenário, Santa Isabel do Ivaí, Bandeirantes, São Sebastião da Amoreira, Rolândia, Ibiporã e Cambará.

Fonte: O Diário

Última atualização: 19/04/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem