29/03/2011

Paraíba adotará plano contra dengue tipo 4

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba pede cuidado redobrado da população no combate aos focos do mosquito da dengue, para evitar que o tipo viral 4 (DENV-4) da doença chegue à Paraíba. Há 28 anos, essa variação de vírus não circulava no Brasil, mas em 2010 surgiram 10 casos em Roraima. Em 2011, esse tipo têm se alastrado pelo país e já atinge três regiões (Norte, Sudeste e Nordeste), tendo pelo menos 20 casos notificados. Segundo a gerente-executiva de Vigilância da SES, Júlia Vaz, todo o país está em alerta para evitar uma epidemia.

A DENV-4 tem os mesmos sintomas e tratamento dos outros tipos virais (1, 2 e 3), mas a maioria da população não possui imunidade contra o vírus – especialmente crianças, adolescentes e adultos jovens – aumentando o risco de propagação da doença. Segundo Júlia Vaz, o Estado continuará executando o plano de contigência da dengue que prevê ações como qualificação e aquisição de pessoal e organização da rede de laboratório de saúde pública.

Segundo o último boletim epidemiológico da SES, em 2011, já foram registrados 2.884 casos de dengue na Paraíba, sendo 360 confirmados como dengue do tipo clássica, oito com complicação e quatro como febre hemorrágica. Neste ano, ainda não há registro de óbito por dengue no Estado.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), há notificação de DENV-4 nos estados de Piauí e Bahia. A maior concentração está no Amazonas (11 casos), Roraima (4) e Pará (3). O MS está aguardando a conclusão de exames realizados no Instituto Evandro Chagas, em Belém, laboratório nacional de referência para dengue.

Fonte: NE10

Última atualização: 29/03/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem