04/07/2011

MT notifica mais de sete mil casos de dengue

Mato Grosso já tem mais de sete mil casos notificados de dengue no período que compreende os meses de janeiro a junho de 2011. O número é de 7.109 casos. Desse total, 34 são casos considerados graves. Até o momento foram notificados seis óbitos, sendo cinco confirmados e um em investigação. Já Cuiabá confirmou dois casos de dengue, e registrou sete suspeitos, no último mês. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, os agentes de saúde têm realizado constante vistoria nas residências e comércios da Cidade Verde. Segundo informações da assessoria da SMS, durante a vistoria os moradores são informados de como se deve manter o quintal limpo, além de serem instruídos sobre os sintomas da doença. De acordo com a assessoria, caso um imóvel apresente focos, o agente notifica o proprietário.

Em Várzea Grande a notificação é de 279 casos. Em Sinop a notificação foi de 1216 casos e em Rondonópolis, a notificação é de 233 casos.

ÓBITOS

Os municípios que tiveram a notificação de óbitos por dengue até o momento foram: General Carneiro (um caso confirmado), Pedra Preta (um caso confirmado), Colíder (um caso confirmado), Cuiabá (um óbito em investigação), Torixoréu (um confirmado), Ribeirãozinho (uma confirmação).

Segundo o superintendente de vigilância em saúde, Oberdan Lira, o Mato Grosso mantém o alerta no monitoramento sobre o novo sorotipo da dengue, o DEN 4 que tem circulação em alguns estados do País. Porém, em Mato Grosso ainda não se tem notificação de nenhum caso do novo sorotipo. O Estado estendeu o alerta aos 141 municípios.

Sintomas

- Febre alta
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Dor no corpo e nas juntas
- Manchas vermelhas no corpo
Procure uma Unidade de Saúde. Você pode estar com dengue.

Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas abaixo:

- Dores abdominais
- Vômitos
- Qualquer tipo de sangramento
- Retorne imediatamente à Unidade de Saúde. Você pode estar evoluindo para forma grave da dengue.

Prevenção

Veja que, com medidas simples você pode combater a dengue:

- Não deixe água acumulada sobre a laje.
- Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana
- Manter a caixa d’agua completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.
- Manter bem tampados tonéis e barris d’água.
- Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
- Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água.
- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
- Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.
- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

Fonte: Circuito MT

Última atualização: 04/07/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem