04/03/2011

Mato Grosso ocupa a 4ª colocação em mortes por dengue no país

Mato Grosso encerrou o ano de 2010 figurando em um ranking nada agradável: o número de mortes por conta da dengue foi o quarto maior do país. Em doze meses, 50 pessoas morreram no Estado em razão da doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

O dado ainda é preliminar e faz parte de um balanço apresentado pelo Ministério da Saúde. Na prática, isto significa que o cenário ainda pode sofrer alterações (para mais ou para menos), já que novos números podem ser acrescidos ao balanço, ou mesmo retirados. O total de óbitos também pode ser diferente do contabilizado pela secretaria de Estado de Saúde, já que o balanço do Governo Federal leva em conta o período das semanas 1 a 52.

Um Estado do Sudeste encabeçou a lista das unidades federadas onde a dengue matou mais: São Paulo. Nesta localidade 2010 encerrou contabilizando a morte de 136 pessoas. O número apresentou expressivo crescimento quando comparado a 2009, época em que a dengue provocou a morte de apenas 7 pessoas no Estado. O segundo lugar ficou com Minas Gerais, que registrou 79 mortes.

Além do território mato-grossense, outro Estado do Centro-Oeste também figurou no ranking. As mortes ocorridas em Goiás deixaram a unidade da federação no terceiro posto do ranking. Segundo as informações preliminares do ministério, foram 61 óbitos. À lista também está incluso o Rio de Janeiro, com 36 óbitos, quinto maior número.

O ministério informou que somente os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (no Sul), e Sergipe (no Nordeste), não registraram mortes por dengue no ano passado.

No Brasil, as mortes por dengue mais que dobraram no ano passado na comparação com 2009. Em 2010, de acordo com o ministério, 572 morreram contra 226 do ano anterior.

Comparação
Assim como no país, em Mato Grosso também houve crescimento nas mortes. Em 2009 o Estado registrou 48 óbitos pela doença, contra 50 em 2010

Fonte: Só Notícas

Última atualização: 04/03/2011

Leia também:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem