27/02/2012

Mato Grosso é o único Estado com três sorotipos de dengue em circulação

Mato Grosso é o único estado do Brasil com 3 sorotipos da dengue circulante. Relatório do Ministério da Saúde mostra que a população local está exposta ao DEN1, DEN2 e DEN4 e corre mais risco de contrair a forma grave da doença.

O balanço epidemiológico nacional da dengue realizado este ano em 536 municípios de 22 estados, por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), aponta que a amostragem encaminhada por Mato Grosso ao MS contava com 50% dos casos positivos. Destes, 50% eram referentes ao DEN2, 25% de DEN1 e outros 25% de DEN4.

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que o último sorotipo já está circulante em Cuiabá, Várzea Grande e região de Diamantino, especialmente no município de Nobres (146 km a médio-norte da Capital).

A gestão pública investiga ainda se o DEN4 está presente nas cidades ao norte do Estado, como Sinop, Juara, Colíder e Sorriso. O primeiro caso foi identificado oficialmente pela SES este mês, em Várzea Grande.

Fonte: JCorreio

Última atualização: 27/02/2012

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


1 Comentário Publicado

  • sabrina costa — 12/04/2012 @ 19:02

    vamos acabar com a dengue



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem