01/08/2011

Jogo na web ensina a combater a dengue

São Paulo — O Ludo Educativo, projeto de jogos virtuais desenvolvido no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-Unesp), em Araraquara, ganhou neste mês uma versão que estimula o combate à dengue.

A ação é voltada a alunos e educadores da rede básica que queiram usar as ferramentas como atividade extraclasse. No mesmo site, outras modalidades de game para usuários a partir dos 4 anos também alertam para a doença. Disponível há menos de um mês, o aplicativo já teve mais de 20 mil acessos.

A configuração do Ludo se baseia no jogo indiano Pachisi, onde o objetivo é fazer com que o jogador chegue até o fim do tabuleiro respondendo corretamente às perguntas que aparecem no percurso.

Na versão on-line contra a dengue, para passar de fase o usuário precisa eliminar os focos de criação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, mas pode morrer ao ser picado pelo inseto. Outros atrativos do jogo são as palavras cruzadas, jogo dos sete erros e desenhos para colorir, todos disponíveis no site.

“Como a dengue é um assunto de interesse de prefeituras e governos estaduais, acreditamos que o número de acessos poderá aumentar muito nos próximos meses”, disse Elson Longo, professor do IQ e coordenador do projeto. Segundo Longo, novos projetos de jogos educativos em outros temas, tais como prevenção de pragas urbanas, reciclagem e preservação das florestas brasileiras, já estão em desenvolvimento.

O projeto é idealizado e mantido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) e pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), ambos apoiados pela FAPESP.

A participação dos usuários vai além da tela e do teclado do computador. De acordo com o professor Longo, para propor mudanças e sanar dúvidas sobre os jogos, o usuário poderá entrar em contato com a equipe de ensino dos games por e-mail ou pelo telefone (16) 3351-8214. O acesso aos jogos pode ser feito em quatro endereços: Dengue, Vestibulandos, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.

Fonte: Exame

Última atualização: 01/08/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


1 Comentário Publicado

  • vinicius wallace — 29/05/2012 @ 5:04

    vamos combater a dengue



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem