23/02/2011

Fiocruz lança site sobre dengue com imagens, vídeos e infográfico

Quais são as ferramentas para o controle do Aedes aegypti? Quais os criadouros mais comuns do mosquito transmissor da dengue? Com base no conhecimento científico de seus especialistas, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) reuniu no hotsite Dengue: vírus e vetor informações, imagens e vídeos sobre o tema.

Todos os conteúdos foram construídos em parceria entre jornalistas e pesquisadores, com o objetivo de disponibilizar na internet informação qualificada e atual sobre o tema da dengue, doença que mobiliza o país ano após ano.

Assuntos variados estão contemplados, incluindo orientações sobre combate aos focos do mosquito, as diferenças entre A.aegypti e pernilongo doméstico, informações sobre o vírus, a história do A. aegypti e como ele se espalhou pelo mundo e dados sobre o comportamento do mosquito, conhecido por sua característica oportunista.

No hotsite também estão disponíveis produtos educativos e documentários desenvolvidos pelo IOC. É possível assistir os documentários “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo” e “Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça nos trópicos”, produzidos pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz e dirigidos por Genilton Vieira, que já conquistaram prêmios em vários festivais internacionais.

O hotsite disponibiliza, ainda, os conteúdos do CD-ROM Dengue, destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de ciências da vida, medicina e saúde, e os fascículos especiais sobre dengue da série ComCiência na Escola, que oferecem para professores atividades lúdicas sobre a biologia, morfologia e hábitos de vida do mosquito transmissor da dengue.

Última atualização: 23/02/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


2 Comentários Publicados

  • Jose Renato Pinto — 09/11/2012 @ 2:08

    Moro em uma cidade pequena de 13 mil habitantes, portanto com poucos recursos, tanto financeiro quanto tecnológico. Sou coordenador de combate a dengue na minha cidade. Gostaria de saber se há a possibilidade de receber informações, vídeossobre o combate à dengue para fazer palestras nas escolas.


  • Ysabelle — 12/09/2013 @ 10:16

    *-*



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem