21/02/2011

Dengue já matou o dobro do ano passado no Amazonas

Desde o início deste ano foram confirmadas oito mortes por dengue no Estado do Amazonas, que vive uma epidemia da doença. Em todo o ano de 2010, o número de vítimas chegou a quatro. A Susam (Secretaria de Estado da Saúde) anunciou epidemia em Tefé e Manaus, na última terça-feira (15).

O número de casos confirmados apenas neste ano é próximo ao total registrado ano passado, o que preocupa as autoridades. Até a última sexta-feira (18), foram 4.183 vítimas, de acordo com a secretaria – em 2010 o número chegou a 4.727.

Um repasse de R$ 3,7 milhões para o Estado foi autorizado pelo Ministério da Saúde, em portaria publicada na sexta-feira (11). Os recursos, que sairão do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, servirão para ações de vigilância sanitária.

A Susam também anunciou a criação do Comitê Estadual de Investigação de Óbitos por Dengue para investigar se as mortes realmente se devem à doença. Segundo nota da secretaria, o comitê já iniciou os trabalhos e todos os casos registrados até agora serão investigados.

Um novo sistema para notificação dos casos de dengue será implantado na próxima semana. Para o secretário estadual de saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, o uso de telefonia móvel em substituição às fichas de papel deve agilizar e dar mais precisão às notificações, que chegam a 10.387 desde o dia 1º de janeiro.

Fonte: R7

Última atualização: 21/02/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem