20/09/2011

Dengue já matou 130 pessoas no Rio desde janeiro

Cento e trinta pessoas morreram por dengue no Estado do Rio desde janeiro. O número já ultrapassa a metade dos óbitos da pior epidemia de dengue da história no estado, que ocorreu em 2008 e causou 240 mortes. Relatório divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde revelou ainda que a maioria das mortes pela doença este ano ocorreu na capital (50).

“Vamos fazer um alerta para os municípios, para que eles façam um combate efetivo. Temos que ter em mente que os agentes de endemia têm que atuar de forma extremamente severa para evitar uma epidemia da doença”, disse o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

De fato, a situação tende a piorar no próximo ano . Sábado, durante lançamento de obras em Vigário Geral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, voltou a repetir que espera uma epidemia de dengue para o próximo verão, mesmo com as ações de combate.

“Se a gente ficar só pedindo para o governo combater a dengue e não olhar pro próprio umbigo, não fazer a nossa parte, o mosquito contamina mesmo. Vamos ter uma epidemia, mesmo com ações. É claro que teremos plano de prevenção e assistência médica, mas é importante que as pessoas façam a sua parte”.

Segundo o estado, 156.641 casos de dengue foram notificados desde o início do ano. A secretaria informou que as ações de combate à dengue serão apresentadas na próxima segunda-feira, dia 19.

Fonte: O dia online

Última atualização: 19/09/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem