20/09/2007

Dengue Hemorrágica – Precauções com o mosquito

1. O mosquito infectado pode picar e mesmo assim não transmitir a doença?
Sim, de 20% a 50% das pessoas não desenvolvem a doença.

2. Por que algumas pessoas são picadas, mas não ficam doentes?
Por características do sistema imunológico de cada um.

3. É verdade que o mosquito não pica à noite?
A fêmea do Aedes tem hábitos diurnos, porém seus hábitos estão mudando ao longo do tempo, de acordo com cada região do país. As picadas podem ocorrer à noite também.

4. Que outros hábitos o Aedes tem?
O mosquito fica onde o homem estiver, e prefere picá-lo a qualquer outra espécie e também gosta de água acumulada para colocar seus ovos.

5. É verdade que o mosquito se reproduz mais rápido no calor? Por quê?
Sim. No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isto explica o aumento de casos de dengue no verão.

6. Por que só a fêmea do Aedes aegypti pica?
As fêmeas picam depois do acasalamento porque necessitam do sangue que contem proteínas necessárias para que os ovos se desenvolvam.

7. Quanto tempo vive o Aedes?
A fêmea do Aedes vive cerca de 30 a 45 dias e, nesse período, pode contaminar até 300 pessoas.

8. Quantos ovos um mosquito coloca durante sua vida?
Até 450. Descobriu-se que existe a transmissão transovariana, ou seja, que a fêmea, se estiver contaminada, inocula o vírus nos ovos e os mosquitos já nascem com ele. Isso multiplica as chances de propagação.

9. Por que a água acumulada é tão perigosa?
Porque a fêmea deposita seus ovos em locais com água acumulada.

10. Água de piscinas é uma ameaça?
Não se estiver recebendo o tratamento adequado com aplicação de cloro em quantidade correta. Caso contrário será um criadouro de mosquitos.

11. Adianta só tirar a água dos pratinhos que ficam sob os vasos?
Não. Os ovos ficam aderidos às laterais internas dos pratos ou ainda nas laterais externas dos vasos. O ideal é optar por pratos que fiquem bem justos ao vaso e lavá-los com água e sabão, utilizando uma bucha para retirada de possíveis ovos.

12. Ovos ressecados do Aedes também são perigosos?
Sim. Mesmo ressecados, os ovos são perigosos. Eles sobrevivem até 1 (um) ano sem água e, se neste período entrar em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça.

12. O repelente funciona? Quantas vezes deve ser aplicado por dia?
Os repelentes possuem ação limitada e não eliminam o mosquito, apenas o mantém distante.

13. O uso de inseticida contra o Aedes pode torná-lo imune ao produto químico utilizado?
Sim, pode.

14. Velas e incensos ajudam a espantar o Aedes?
Velas de citronela ou andiroba têm efeito paliativo. Isto porque o raio de alcance e a duração são restritos.

15. A solução de água sanitária com água limpa nas plantas é eficiente?
Não, é necessário substituir bromélias e outras plantas que acumulem água por aquelas que não acumulem água em suas folhas.

16. Aplicar borra de café na água das plantas e sobre a terra ajuda a combater o Aedes?
A eficácia da borra de café na dosagem de duas colheres de sopa para meio copo de água não foi comprovada e a sua utilização não simplifica os cuidados atualmente recomendados que são: a eliminação dos pratos ou a utilização de pratos justos aos vasos, a colocação de areia até as bordas dos pratos ou eliminar a água e lavar os pratos com bucha e sabão semanalmente.

17. Mosquitos podem ser transportados em carros, aviões ou navios?
Sim, desde que haja condições adequadas no meio de transporte.

18. Quanto tempo eles sobreviveriam numa viagem dessas?
Cerca de 10 ou 12 horas nas condições ideais.

19. Qual é a autonomia de vôo do mosquito?
O Aedes costuma circular num raio de 50 a 100 metros de distância do local de nascimento.

20. A borrifação de inseticidas mata os ovos ou apenas os mosquitos adultos?
Apenas os mosquitos adultos. Por isso, a borrifação de inseticidas só é eficaz no caso de surtos ou epidemias. Para matar os mosquitos é preciso acabar com os ovos. Caso contrário, outros mosquitos nascerão.

21. Quais são as condições ideais para o mosquito procriar e agir?
A temperatura que o mosquito gosta é de 26 a 28 graus. Qualquer temperatura inferior a 18 graus o torna inoperante. Com 42 graus, ele morre.

22. Como a pessoa infectada transmite o vírus para o mosquito?
Durante seis dias ela pode transmitir o vírus para o mosquito. Um dia antes de começar a sentir os sintomas e nos cinco primeiros dias de sintoma. Depois disso, não infecta mais o mosquito.
Fonte:
Ministério da Saúde
CIVES: Centro de Informação dos viajantes – UFRJ
Manual OPAS 1978 – Informe Oficial

Última atualização: 17/06/2012

Leia também:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


68 Comentários Publicados

  • Aníbal Marques — 26/03/2008 @ 17:23

    Ouvi hoje – 26/03/08 – no Jornal Nacional, Rede Globo de televisão, que o mosquito da dengue só voa até 1 metro de altura. Isto realmente é verdade? Se realmente for verdade, as pessoas que moram em apartamentos, a partir do segundo andar, estariam mais protegidas de ataques pelos mosquitos?


  • Família Brasil — 28/03/2008 @ 5:38

    Aníbal, especialistas acreditam que o inseto tem dificuldade de chegar aos andares superiores. No entanto, é possível que exista criadouros no interior dos prédios. Neste caso, os moradores do prédio estão vuneráveis do mesmo jeito.
    Boa sorte,
    Família Brasil


  • MARILZA — 31/03/2008 @ 21:25

    MUITO PROVEITOSA ESSAS INFORMAÇÕES. DAQUI POR DIANTE SABEREI MAIS PROTEGER A MIM E AO MEU SEMELHANTE CONTRA O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE. OBRIGADA.


  • Elaine — 01/04/2008 @ 18:10

    qual a origem do mosquito da dengue?


  • Família Brasil — 02/04/2008 @ 6:15

    Elaine, A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aëdes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

    O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Até 1953, o dengue era considerado uma virose benigna, sem letalidade, até haver um surto de dengue hemorrágico nas Filipinas.

    Veja mais informações no link HIstórico.
    Boa sorte, Família Brasil


  • Ivo Martins — 07/04/2008 @ 16:50

    Ja tive dengue,quero saber se há imunizaçao por um periodo e se eu ter novamente será necessariamente hemorrágica?Obrigado.


  • Família Brasil — 08/04/2008 @ 7:00

    Ivo, estudos indicam que uma pessoa doente de dengue fica imune para sempre, com relação ao sorotipo que determinou a infecção, além do que, por um período de alguns meses, ela fica protegida para qualquer dos sorotipos de dengue. Passado este tempo, se ela se contaminar por outro tipo de vírus diferente daquele que se contaminou antes poderá ter comprometimento do quadro clínico e desencadear a dengue hemorrágica. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.


  • Ivo Martins — 08/04/2008 @ 16:43

    Obrigado pela resposta anterior,a duvida agora é de minha esposa ela quer saber que depois de picada pelo mosquito qto tempo a pessoa leva para ter os sintomas?Obrigado.


  • josy — 09/04/2008 @ 10:44

    qual tipo de celulas a dengue ataca?


  • luana killa — 10/04/2008 @ 16:59

    Olá, meu nome é Luana eu tenho 14 anos e acho que eu estou com o virus


  • luana killa — 10/04/2008 @ 17:02

    Olá, meu nome é Luana eu tenho 14 anos e acho que eu estou com o virus da dengue.Eu vi um mosquito mtu parecido cm o Aedes aegypti sobre meu braço, e sobre meu joelho. Logo após eu comecei a sentir dores nas costas,dores de cabeça,nasceram inguas sobre meu pescoço, etc..
    Eu gostaria de saber o que eu devo fazer para saber se eu contrai o virus. E o que fazer se eu tiver contraido o virus. Mtu Obg.


  • Família Brasil — 11/04/2008 @ 7:06

    Luana, nos seres humanos, depois da picada do mosquito infectado, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.

    O diagnóstico da dengue é realizado com base na história clínica do doente, exames de sangue, que indicam a gravidade da doença, e exames específicos para isolamento do vírus em culturas ou anticorpos específicos.

    Para comprovar a infecção com o vírus da dengue, é necessário fazer a sorologia, que é um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue. A doença é detectada a partir do quarto dia de infecção.

    Procure um médico e faça os exames adequados. Lembre-se de beber muita água, manter repouso e não tomar remédios sem prescrição médica.
    Boa sorte, Família Brasil


  • isabella — 15/04/2008 @ 14:40

    qual tipo de celula a dengue ataca


  • Rennan — 16/04/2008 @ 6:18

    Olá, eu fui picado por algum mosquito que nao tenho a certeza que seja da dengue, mais ele era zebrinha mais bem pequeno como muriçoca. Gostaria de saber quanto tempo depois da picada a pessoa começa a sentir os sintomas da dengue? Obrigado.


  • Marli — 16/04/2008 @ 15:06

    matei um mosquito com caracteristicas muito similares ao aedes aegypt, todo cheio de listrinhas brancas nas pernas e no corpo…ele era meio cinza/marrom, e nao preto como em muitas imagens ampliadas que vi…

    ele tb voava de forma circular, nao como pernilongos e outros mosquitos e estava a altura de 1,5m, pois o encontrei no abajur que fica sob a escrivaninha, de frente com a janela

    queria saber se esse eh o mosquito da dengue, pois nao encontrei informacoes sobre o modo como ele voa. obrigada


  • Família Brasil — 20/04/2008 @ 15:20

    Isabella, a dengue atinge nosso sistema imunológico, provocando uma série de sintomas.


  • Família Brasil — 20/04/2008 @ 15:29

    Rennan e marli, é difícil dizer se realmente é o mosquito da dengue. Mas pelas características que você disse, pode ser sim. Mas não há motivo para pânico. Nem todo o mosquito está infectado com o vírus da dengue. De qualquer modo, vocês precisam verificar se nas suas casas e visinhanças há locais onde o mosquito esteja se reproduzindo.

    Na seção sintomas, vocês pode acompanhar como é o sintoma da doença, quando começa a se manifestar, etc.


  • Glaucio Aran — 22/04/2008 @ 7:00

    Ola Bom dia.

    Tenho uma dúvida com relação a Dengue ?

    ” Se realmente o mosquito Aedes Aegypti só transmiti a doença quando este estiver infectado, ou seja , picou uma pessoa doente ” …

    Se a afirmação acima for correta, como se pega a doença, pois em algum momento alguém pegou a doença sem ser picado(a) pelo mosquito ?

    Um grande a Abraço e espero um esclarecimento.


  • Agata — 24/04/2008 @ 17:54

    olá boa noite!!!

    eu queria saber depois da picada quanto tempo dura para aparecer os sintomas?????e se o mosquito picou uma pessoa doente de gripe ele pode passar para outra pessoa que ele picou????

    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE VOCÊS!!!!!!!


  • Família Brasil — 25/04/2008 @ 4:25

    Glauco, a dengue chegou ao Brasil desde a época da colonização, oriunda da África. Não encontrei informações precìsas sobre como o mosquito foi infectado inicialmente. No Brasil, o mosquito transmissor da dengue é o aedes aepyti, porém em outros lugares do mundo, outros vetores são responsáveis pela tramissão da doença. Também é possível que outros animais, como macacos, tenham contraido a doença e repassado para os mosquitos.
    Abraços,
    Família Brasil


  • Família Brasil — 25/04/2008 @ 4:54

    Agata, nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.
    O mosquito da dengue NÃO transmite o vírus da gripe!


  • SHEILA — 06/05/2008 @ 6:55

    quantos dias os ovos do mosquito sobrevive?


  • SHEILA — 06/05/2008 @ 6:57

    TODOS JINTOS FAZEMOS UM PAIS MELHOR XÔ DENGUE NESSE BRASIL VAMOS MANIFESTAR


  • Família Brasil — 09/05/2008 @ 5:58

    Sheila, os ovos do Aedes sobrevivem até 1 (um) ano sem água e, se neste período entrar em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça.


  • anddy — 04/06/2008 @ 12:49

    precissamos combater essas praga ne…..


  • Paula — 04/02/2009 @ 11:07

    Meu nome é Paula, e queria saber se o Aedes pica durante a noite.


  • Marcelo — 03/03/2009 @ 13:41

    Olá meu nome é Marcelo, queria fazer uma pergunta, hoje estava no computador, estava no msn^^, aí quando olhei para o lado vi um mosquito(pernas liustradas e corpo listrado) em meu braço, logo que eu o vi matei ele com uma palmada, logo depois percebi que ele havia me picado, tem alguma chance de eu ter contraido a doença?
    Obrigado!


  • Tais — 24/04/2009 @ 14:52

    oi gostaria de saber se quando a pessoa e picada pelo aedes ela sente na hora q ela pica e se o local fica vermelho, e como indentificar, ele e realmente do tamanho de uma muriçoca ou menor
    por favor me envie a resposta pois aqui onde eu moro esta tendo surto da doença
    obrigado


  • dimensson — 01/06/2009 @ 16:54

    1° Qual a ação do sistema imunológico sobre a dengue?
    2° Qual a ação do virus sobre o sistema imunológico?


  • jordana — 29/08/2009 @ 10:31

    Oii, adorei o site … como é a reproduçao dos mosquitos? bjão


  • Michael — 20/12/2009 @ 8:58

    Qual a altura maxima que o mosquito pode voar?


  • MARTINS — 02/01/2010 @ 7:10

    Gostaria de saber qual a altura que o mosquito Aedes aegypti vôa, pois tenho uma caixa d’água de 4.00 metros altura, ele pode vooar colocar ovos nessa caixa com essa altura.?, alguém pode me dar uma resposta exata.


  • MARTINS — 02/01/2010 @ 7:17

    Gostaria de saber realmente a verdade, qual a altura que o mosquito da Dengue o Aedes aegypti vooa, pois há varia informações não correta qual é a verdadeira?


  • woalia — 07/01/2010 @ 14:22

    desejo promover uma mine campanha de prevenção ao criadouro do mosquito da dengue,mas tenho dúvida se seria ilegal,oferecer uma cesta básica para o quintal mais limpo,ou aquele que se empenhar mais na conscientização dos vizinhos,se alguém já fez isso e deu resultados positivos ou tiverem uma idéia desse tipo e q deu certo favor responder.


  • Ola,Sou o DANIEL — 11/01/2010 @ 12:26

    Qual a posicao da familia brasil em refacao ao projeto que tramita no congreco nacioanl no que dizem respeito a pec para o ags


  • karol — 12/01/2010 @ 14:52

    acho que fui picada hj o que fazer eu acho nao tenho certeza…


  • Camilla — 14/01/2010 @ 11:49

    Por favor alguem me ajude! queria muito saber depois de quanto tempo que formos picados pelo mosquito aparecem os sintomas ?
    Minha mãe pegou dengue mas ja se curou eu queria saber se ela pegou aqui na minha casa ou na casa da minha tia que demanhã formos viajar para uma chacara
    ai para a tarde ela começou a sentir os sintomas

    Obrigado
    respondam por favor


  • Thayssa — 10/02/2010 @ 8:33

    Quantas vezes uma pessoa pode ter dengue?


  • maria oliveira — 04/03/2010 @ 17:59

    gostei das dicas as precausoes sobre a
    dengue.


  • maria oliveira — 04/03/2010 @ 18:01

    gostei das dicas das precausoes sobre a dengue.


  • ana Paula — 08/03/2010 @ 16:01

    Ola,
    Gostaria de saber se animais tambem podem contrair essa doença?Se tiver, quais sao esses animais?!
    Obrigada!


  • Tercio Pinheiro — 14/05/2010 @ 19:27

    Excelente matéria, parabens aos seus e idealizadores.


  • Natalia — 22/07/2010 @ 14:53

    eu qeria saber se o musquito agi no inverno ou se ocorrera alguma epidemia nesteano de 2010…
    e também eu durmo com a janéla aberta isso fascilita a picada do musquito em min?


  • Barreiras sofre com o mosquito da dengue. « Jornal O Expresso — 08/01/2011 @ 20:14

    [...] sua casa e explicar isso aos vizinhos, dificilmente teremos a proliferação do vetor da doença. Maiores informações na página do Combate a Dengue. -12.099405 -45.798260 from → Carlos Alberto Reis Sampaio, Vida e Saúde ← Compra [...]


  • Eliza — 23/01/2011 @ 16:18

    Olá, a minha mae estava no trabalho e quando chegou estava com os mesmos sintomas da dengue… no dia seguinte foi ao medico, e disse que era dengue…
    mais agora eu vi lá em cima que a dengue detectada a partir do quarto dia, será que poderá ser outra coisa ?

    Obrigada, Eliza


  • Família Brasil — 24/01/2011 @ 9:56

    Eliza, antes dos sintomas aparecerem há um período de incubação que pode ser de 2 a 14 dias.


  • Jeferson — 25/01/2011 @ 16:57

    Mesmo se a pessoa picada nao sentir nenhum sintoma ela deve procurar um MEDICO?


  • Família Brasil — 26/01/2011 @ 9:47

    Jeferson, só em caso de sintomas da doença, principalmente febre e dores musculares ou nas articulações ou nos olhos.


  • Deyme Medeiros — 24/02/2011 @ 21:00

    Olá gostaria de saber porque ainda não conseguiram criar a vacina contra a dengue e se é possível existir ante-corpos contra a doença… Abraço


  • Mauro — 25/02/2011 @ 0:17

    Quem já tiver dengue hemorrágica e sobreviver está imune a este tipo de infecção?


  • Editor — 25/02/2011 @ 14:13

    Mauro, está imune sim. é bom lembrar que existem outros três tipos da doença.


  • Editor — 25/02/2011 @ 14:14

    Deyme, vários pesquisadores estão em busca dessa vacina. há pesquisas que indicam q já se está muito próximo disso.


  • Marvin — 25/02/2011 @ 21:45

    Gostei muito das perguntas e principalmente das respostas. VALEU!!!!!


  • Marvin — 25/02/2011 @ 21:50

    Ah se eu sobreviver aos quatro tipos da dengue estarei imune da doença para sempre?????


  • Marvin — 25/02/2011 @ 21:53

    OBRIGADO MAIS UMA VEZ VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!! FAMILIA BRASIL!!!!!! TODOS JUNTOS CONTRA DENGUE!!!!!!


  • ana beatriz — 07/03/2011 @ 10:44

    obrigado por nos dar as dicas a minha prima tem bromquite e ficou emternada por 2 dias com suspeita de dengue ele poda dar em pessoas que ja tem a doença gostaria de seber? vamos combater a dengue a minha professora falou que a mosquita polsa em qualquer lugar que tanha agua ate mesmo em vasos da plantas e a mosquita que ala disse que nao e o mosquito e masquita bota muitos ovos de uma vez e com 3 dias as mosquitas ja estao prontas para picar mmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiittttttto obrigado por dar as informasoes


  • PATRICIA — 16/03/2011 @ 12:19

    olá ..estou bem satisfeita com todas as perguntas e respostas mas fui picada pelo mosquito…como saber se ele esta infectado?


  • Editor — 16/03/2011 @ 15:48

    Patrícia, não é possivel saber se o mosquito está infectado a olho nú.


  • Gislane — 06/04/2011 @ 12:28

    quando se pega a dengue hemorragica???? ja pode se pegar na primeira vez que se é picado pelo mosquito?


  • Editor — 07/04/2011 @ 9:26

    Gislane, a dengue hemorragica é uma complicação dos tipos de dengue.


  • Tatyana — 11/04/2011 @ 15:56

    Mesmo não tendo febre, mais tendo muita dor no corpo, pode ser dengue?


  • Editor — 11/04/2011 @ 17:44

    Tatyana, a dengue sempre vem acompanha de febre.


  • janete correa da silva — 23/04/2012 @ 0:01

    estou enternada por causa da dengue,a plaqueta chegou a 35 e a medica disse que nao poderia me enternar,pois eu iria gerar custo para o estado.mandou que eu fosse para casa e voltasse no dia seguinte para tomar mais soro.apos uma discussao,onde revendiquei os meus direitos consegui permanecer no pronto em observaçao,hoje estou muito melhor e,espero ir embora amanhã.


  • Fernando Raymundo Machado Brito Junior — 07/06/2012 @ 2:27

    Sou profissional de saúde, e sei reconhecer o Aedes, motivo pelo qual insisto em dizer que o mosquito está mudando seus hábitos. Na cidade onde moro tenho visto o Aedes circular altas horas da noite dentro de residências, portanto a resposta da questão 03 pode não ser mais verdadeira. Onde moro também foram encontradas larvas do Aedes em fossas. Acredito que são formas de defesa do Aedes, portanto novos estudos devem ser realizados para verificar essas possiveis mudanças em seus hábitos. Parabéns ao site pela iniciativa.


  • Editor — 17/06/2012 @ 23:27

    Fernando, obrigada pela informaçao. vamos fazer o ajuste nessa questão.


  • athila — 26/06/2012 @ 6:29

    a dengue mata


  • jane moreira — 23/07/2012 @ 2:32

    bom dia…. gostaria de saber se o mosquito da denque vai ate que altura porque eles disem que ele nao voa alto e verdade ..se for asim emtao as caicha que estam altas podem ficar destampadas? obrigada…. aquardo resposta…


  • Editor — 02/08/2012 @ 2:05

    Jane, como o aumento do número de casos de dengue, nao devemos arriscar. os mosquitos podem sim chegar a alturas mais altas… todo cuidado é pouco



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem