27/01/2013

Dengue faz primeira vítima do ano em MT e número de casos dobra

A epidemia de dengue fez sua primeira vítima do ano em Mato Grosso. Boletim de monitoramento da epidemia divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que no município de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, foi confirmado o primeiro óbito provocado pela doença dentro dos primeiros 24 dias do ano.

Segundo o mesmo documento, um outro óbito chegou a ser registrado no município de Campo Novo dos Parecis, a 397 km de distância da capital, mas exames ainda devem investigar se a epidemia foi a causa da morte.

A notícia do primeiro óbito confirmado como decorrente da dengue em 2013 veio acompanhada de um crescimento significativo das notificações da doença no período. Os primeiros 24 dias do ano registraram mais que o dobro do número de casos contabilizados no mesmo período de 2012. Do dia 1° de janeiro ao dia 24, a SES recebeu dos municípios 3.169 notificações (duas reportadas como casos graves) contra 1.450 do mesmo período do ano passado.

O informe do boletim veio acompanhado, contudo, de ponderação da SES segundo a qual o número de notificações cresceu devido ao fato de que os 141 municípios de Mato Grosso passaram a reportar seu casos com regularidade ao sistema estadual.

Dentre os municípios, até agora o que mais registrou casos é Sinop, a 503 km de Cuiabá, com 536 notificações. Rondonópolis, a 218 km de distância, figura no boletim com 161. A capital, por sua vez, apresenta 93 enquanto Várzea Grande soma 23 casos.

Segundo a SES, circulam atualmente no território mato-grossense dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e o DENV 4. O órgão segue orientando a população para que matenha os cuidados de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com as tão difundidas práticas domesticas visando evitar manter água parada (ambiente propício para a eclosão dos ovos do mosquito).

Fonte: G1

Última atualização: 27/01/2013

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem