18/07/2011

Dengue exige atenção até no frio

O frio não impede que o mosquito da dengue, Aedes aegytpi, transmita a doença. E é no inverno, época em que a população relaxa na prevenção, que está a maior parte dos registros de dengue nas cidades da região.

Jundiaí registrou queda em relação ao ano passado e já confirmou este ano 97 casos de dengue. No mesmo período em 2010 foram 174. A preocupação maior é com a região, já que o mosquito não respeita as fronteiras das cidades. Em Várzea Paulista, por exemplo, em 2010 foram 18 casos, sendo cinco autóctones (adquiridos na própria cidade). Somente nos seis primeiros deste ano já foram 89 casos confirmados. Desses, 77 são autóctones.

Em Itupeva, a Secretaria de Saúde já registrou 29 notificações e 10 confirmações da doença até o dia 9 de julho. Em todo o ano de 2010 foram 14 notificações e apenas dois casos confirmados.

O número de casos adquiridos na própria cidade também aumentou em Campo Limpo Paulista. No ano passado foram 14 casos, sendo três autóctones. Este ano já foram 12 casos confirmados, sendo que cinco são autóctones.

Preocupação

Em todas as cidades, as prefeituras informaram que mantêm as fiscalizações nas residências para coibir os focos do mosquito e orientar a população, inclusive durante o inverno. “É importante que as pessoas entendam que não se combate a dengue somente durante o verão, onde há registro de chuvas e calor. O ideal é prevenir o ano todo”, ressaltou o gerente do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Jundiaí, Carlos Ozahata.

Entre os trabalhos desenvolvidos rotineiramente em todas as cidades estão vistorias em pontos estratégicos (ferro velho, borracharia, cemitérios) e imóveis especiais (escolas, empresas). Anualmente também são desenvolvidos o ‘Xô Dengue’, último realizado em março deste ano, e o Dia de Mobilização Social de Controle da Dengue, em novembro.

Crescimento de casos

Até o início de abril, Jundiaí registrava 119 notificações, sendo 18 casos confirmados com a doença. Entre janeiro e junho a Secretaria de Saúde confirmou 97 casos.

Contaminhação

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com dengue, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

Fonte: Agência Bom Dia

Última atualização: 18/07/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


1 Comentário Publicado

  • thais — 12/11/2012 @ 7:07

    nossa com a dengue não da para brincar mesmo! esse site me ajudo muito mesmo obrigada! :)



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem