26/08/2012

Dengue ataca coração de paciente, revela pesquisa

Um estudo feito em Ribeirão Preto mostra que uma mulher de 29 anos morreu no ano passado após o vírus da dengue atacar o coração dela. A doença evoluiu para miocardite [inflamação do miocárdio], que ocasionou uma parada cardíaca na mulher, que não teve o nome divulgado. O caso é o primeiro relatado no Brasil.

A descoberta faz parte da pesquisa realizada pela professora do curso de emergência e cirurgia vascular Rosemary Furlan Daniel, da Unaerp, juntamente com o diretor do curso de medicina da universidade, Reinaldo Bestetti.

“A paciente teve uma evolução muito rápida. Para esse tipo de agravamento [miocardite], existem relatos de casos principalmente na Tailândia e na Índia, mas foram em crianças e provocados pelo tipo três do vírus da dengue e não pelo tipo um, como vimos em Ribeirão Preto”, conta a pesquisadora.

Rosemary explica que a pesquisa tinha o objetivo de avaliar os casos de óbitos pela doença para observar quais eram as manifestações clínicas da dengue nos organismos. Com o aval da Secretaria Municipal da Saúde, a pesquisadora teve acesso aos prontuários médicos levantados dos 12 casos de morte por dengue em 2011.

Durante a epidemia do ano passado, a UBDS Castelo Branco era referência para o atendimento, realização dos exames e acompanhamento dos casos da doença.

A professora conta que a descoberta do caso foi um choque, porque a paciente não tomava nenhum medicamento, não tinha histórico de nenhuma doença cardiovascular e apresentou o primeiro sintoma da dengue em um domingo e na quarta-feira precisou ser internada, vindo a óbito por hipotensão acentuada, com parada cardíaca.

Outras complicações

De acordo com a pesquisadora de Ribeirão, a dengue pode evoluir para casos de encefalite, que resultam na meningite, mas são casos raros.

O estudo já foi aprovado para publicação na revista Europeia Journal Clinical Biology Virology e deve ser divulgado até o fim do ano.

Fonte: Jornal da Cidade

Última atualização: 26/08/2012

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


6 Comentários Publicados

  • kamilly maria — 17/09/2012 @ 21:33

    DENGUE MATA DEMAIS


  • Alequissandra — 01/10/2012 @ 20:16

    a dengue e uma coisa muito seria que pode a te matar as pessoas.


  • glenda — 28/11/2012 @ 6:20

    eu queria saber mais isso é uma porcaria


  • fabricio oliveira Castro — 04/12/2012 @ 2:57

    temos que nos unir mais ainda.


  • ivan junior — 16/01/2013 @ 7:55

    ola,eu queria compartilha um caso resente que aconteceu aqui em buritizeiro MG,que tambem tem oa mesmo sintoma que essa mulher.No caso aqui foi uma mulher que teve a dengue e dentro de uma semana vei a falecer,com todos os sintomas que essa mulher apresentou,ela tanbem morreu com complicaçoes cardiacas.talves seja enterese de voces tambem pesquisarem.pois o orgao de saude aqui nao soube lidar com o caso,apesar que ouve muita desplicência da parte.obrigado.


  • Adriana da Silva dos Santos — 19/03/2014 @ 13:46

    OI EU SOU A ADRIANA TENHO 29 ANOS FIZ 30 ANOS SÁBADO E CONCORDO COM VOCÊS NÃO EVITAR QUE A DOENÇA SE ESPALHE TODOS DEVEM COLABORAR NÃO DEIXANDO A ÁGUA ACUMULAR



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem