22/10/2007

Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos

Combate à Dengue - Ministério da SaúdeO Governo lançou a Campanha Nacional de Mobilização contra a Dengue. O tema da campanha este ano é: “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar“. A campanha começa a ser veiculada no mês de outubro em rádio e televisão nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul e Norte, a propaganda começa em 4 de novembro e se estende até 16 de dezembro. Na Região Nordeste, a campanha também começa em novembro, mas termina em 28 de março de 2008. Site da campanha: www.combatadengue.com.br

Última atualização: 22/10/2007

Leia também:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


64 Comentários Publicados

  • Adriana — 22/11/2007 @ 8:42

    Muito importante esta campanha, inclusive, hoje (22/11/07) está acontecendo a “blogagem coletiva”, uma iniciativa onde vários autores de blogs na internet estão falando sobre este assunto ao mesmo tempo, como forma de divulgar informações a respeito da dengue.

    Temos que nos unir e cada um fazer a sua parte, não é mesmo?

    Abraços… Adriana


  • Família Brasil — 22/11/2007 @ 9:01

    Ótima iniciativa Adriana! Muitas vezes não podemos tomar todas as ações para combater à dengue. O importante é que façamos o que está ao nosso alcançe, e o trabalho de esclarecimento é um deles. Boa sorte!!!!


  • Franciélio — 29/01/2008 @ 7:20

    Eu moro em Cajazeiras PB. Aqui na minha cidade nós temos a cultura de armazenar água em potes, toneis, tanques e cixas dáguas, sendo que essas caixas são de alvenaria cobertas apenas telhas onde o mosquito Aedes aegypti tem todo acesso. O combate a larva do Aedes é combatida com o larvicida Temefós Fersol, este larvicida é químico e eu gostaria de saber se esse tipo de tratamento estar correto? Se alguem poder me responder eu agradeço.


  • Família Brasil — 29/01/2008 @ 7:31

    Caro Franciélio, é mais seguro que você entre em contato com o Centro de Vigilância Sanitária de sua Região para ter orientações de qual o produtos utilizar, já que a água armazenada é também para consumo.

    Segue abaixo os contato do Centro de Vigilância Sanitárida da Paraíba
    Av. João Machado, 109 – 1º andar – Centro
    João Pessoa/PB – CEP: 58.013-520
    Tel.: (83) 3218-5927 / 3218-5928


  • Angela Cristina Soares Neves — 21/02/2008 @ 10:51

    Estou muito preoculpada com os casos de dengue que estam surgindo a cada hora no bairro onde moro (Bento Ribeiro).
    Peço um socorro as autoridades que mande um carro fumace passar aqui em nosso bairro, pois temos muitas crianças e idosos.
    Só aqui na rua Divisória,Sapopemba,Mocandi,Sapopemba particular,Divisória particular, Ararapira,etc… Já foram notificados varios tipos da doença até a hemorragica.
    SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • Família Brasil — 22/02/2008 @ 5:21

    Cara Angela

    É possivel que o Centro de Vigilância Salinitária da sua região possa resolver a questão. Entre em contato com o órgão.

    Segue abaixo o contato do Centro de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, que atende o bairro de Bento Ribeiro.

    Endereço: Rua Carvalho de Souza, 274 – Madureira – RJ
    Telefone: 2450-0858

    Boa sorte,

    Família Brasil


  • carina maria — 29/02/2008 @ 16:25

    pocha achei muito esclaressedor ate mesmo com o assunto e as esplicaços pude fazer um trabalho escolar e ate recebi nota 10 por ele boa sorte


  • Andreia Cardoso da Costa — 27/03/2008 @ 21:04

    ESTOU MUITO ASSUSTADA COM ESSA DOENÇA QUE ESTÁ ATINGINDO TODA A POPULAÇÃO, TO APAVORADA, LENDO AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE SAITE PUDE VERIFICAR QUE EXISTE ALGUNS REMÉDIOS QUE NÃO PODE SER TOMADO, AI VEM A MINHA PREOCUPAÇÃO! NO CASO DE UM ADULTO OU UMA CRIANÇA QUEIXAR-SE DE DOR DE CABEÇA OU APRESENTAR FEBRE, ANTES DA PESSOA SABER QUE É A DENGUE QUAL O ANTI-TÉRMICO MAS INDICADO QUE POSSA SER USADO, GOSTARIA DE FOSSE POSSIVEL QUE ME ORIENTA-SE NESSE SENTIDO, SABER O NOME DO ANTI-TERMICO QUE PODE SER USADO SEM CAUSAR NENHUM PROBLEMA ATÉ CHEGAR AO MÉDICO! SERÁ QUE ALGUEM PODE ME ORIENTAR, TENHO UMA FILHINHA DE 6 ANOS E ESTOU COM MUITO MEDO! AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇAÕ!!! OBRIGADA!!!


  • Família Brasil — 28/03/2008 @ 6:54

    Andreia, o tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico. É indicado o uso de anti-térmicos a base de paracetamol.

    É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

    Em caso de suspeita de dengue não deixe de procurar um médico!!!!

    Boa sorte, Família Brasil


  • Cicero Cosme da Silva — 28/03/2008 @ 7:59

    Na minha opiniao a gente que trabalhar mais e mais
    os governates tem divulgar mais, so que acomunidade tem que fazera sua parte como um todo.
    Nao podemos ficar parados, as pessoas elas precisam se alertarem mais. Essa e a minha opiniao. Em 28/03/2008


  • Cicero Cosme da Silva — 28/03/2008 @ 8:09

    Sou Cicero Cosme da Silva,ACS, gosto muito do meu trabalho, faço com todo esforço e um trabalho muito importante, tanto para mim como para acomunidade.
    Ja trabalho a seis anos e gosto muito de que façco
    nao sei muito sempre estou procurando entender o meu trabalho,na minha opiniao sobre o Rio, as tambem precisam cuidar melhor da suas casas como um todo.
    ACS, Cicero Cosme da Silva-Inaja-PE- Cep-56560-000
    Trv.Cirilo Gomes, 10-Alto do Jorro.


  • rodrigo silva de jesus[salvador,brasil] — 29/03/2008 @ 8:00

    meu no me e rodrigo tenho 15 anosvou falar um pouco sobre a dengue o virus muito ruin….

    O que é a Dengue ??
    A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

    Tipos de Dengue
    Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

    No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

    Formas de apresentação
    A dengue pode se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

    - Infecção Inaparente
    A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

    - Dengue Clássica
    A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

    Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

    - Dengue Hemorrágica
    A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

    Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

    - Síndrome de Choque da Dengue
    Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

    Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte
    por isso gente vamos combater a dengue é um virus muito ruim que pode matar milhões de pessoas vamos nos unir e só assim podemos vencer essa batalha.rodrigo silva de jesus [salvador brasil]


  • Roberto Zaniboni — 31/03/2008 @ 19:25

    Creio que todos os pátios de DETRANS,Policia Rodoviária e pátios de delegacias de policia, onde existem pilhas mais pilhas de veículos detidos são um dos maiores criames de MOSQUITO DA DENGUE, pois será que não está pura poça de água naqueles veículos podres? sem contar que os pátios de delegacias de policia normalmente são dentro das cidades.Outros pontos de grande focu da doença são os cimitérios(desmanches)espalhados pelas cidades, cheios de latas velhas acumulando agua a céu aberto!!!, será que as autoridades não enchergam tamanha barbaridade e ficam fiscalizando vazinhos de flôres nas residências?


  • Roberto Zaniboni — 01/04/2008 @ 8:58

    Gostaria que as autoridades dessem atenção ao alerta que fiz no quadro acima.


  • JESSICA FEITOSA — 02/04/2008 @ 15:44

    OH!!!!!!!!!!
    VOCÊS ARRAZARAM
    É MARAVILHOSO ESTA CAMPANHA
    ESTOU ATÉ FAZENDO UM MINI-PROJETO SOBRE ISSO
    LEGAL MESMO!!!!!!!!!!!
    BEIJOS ABRAÇOS E MUITA SORTE NESSA CAMPANHA


  • Greyce — 14/04/2008 @ 7:05

    legal o saite

    que vcs fizeram sobre a degue
    façam mais e pensam menos


  • Marcia — 16/04/2008 @ 8:15

    Eu tive dengue na epidemia de 2002 por isso fico apavorada com essa doença. Faço a minha parte conversando com vizinhos sobre o combate e limpando focos, mas aqui onde moro em Copacabana existem 2 lugares que fico abismada com o descaso e alienação das pessoas. Na Rua Inhangá, próximo ao metrô Arco Verde, a laje do prédio número 7 está constantemente com água parada. Falamos uma vez com o síndico, o local foi limpo, mas depois continuou a mesma coisa. Próximo a esse local também existe um salão Rios que mantém em frente a entrada, 2 vasos grandes de plantas com pratos cheios de água. Várias pessoas já falaram mas eles não dão atenção. Os vasos ficam do lado de fora e sempre que chove os pratos ficam cheios. Assim não dá, com tudo que está acontecendo é lamentável que as pessoas ainda ajam dessa forma.


  • Luiz Carlos Barbosa Donato da Costa — 16/04/2008 @ 14:35

    A minha parte como cidadão estou fazendo, mas gostaria que os srs. tivessem a visão da rua onde moro em São Pedro da Aldeia/RJ, Rua José Ribeiro, em Porto da Aldeia, para que tivessem a idéia que a campanha é dez, mas o que adianta se o poder público é o primeiro a dar mau exemplo, deixando uma rua totalmente alagada, com água limpa e fresca para que os mosquitos depositem seus ovos em larga escala, como tem sido, como fazer para conseguir cumprir a minha parte? Não se pode exigir somente atitudes do cidadão, tem que haver parceria com o poder público e quando isso não acontece fica muito dificil combater esse mosquito. A Prefeitura local, já foi notificada várias vezes, com fotos, matérias, abaixo-assinados, rádio locais já leram nossos manifestos e o descaso e abandono continua. Pergunto? O que fazer, a quem recorrer? É muito dificil esse combate sem apoio. Atenciosamente. Luiz Carlos Barbosa Donato da Costa


  • Família Brasil — 20/04/2008 @ 15:27

    Caro Luiz, a situação é complexa. Já que a Prefeitura foi notificada e nada fez. Veja com o Centro de Vigilância Sanitária da sua região (no Link Telefones Úteis temos a relação de todo o país). Esse órgão é responsável por fiscalizar e tomar as medidas necessárias para resolvel o problema.


  • Janaína Ribeiro — 26/04/2008 @ 19:34

    Gostei do que li neste site.Hoje peço a ajuda de vocês para divulgar a Campanha Chega de dengue que está sendo feita por moradores voluntários do Bairro Jd. Sulacap/RJ. Precisamos de ajuda da imprensa escrita e falada.
    Um grande abraço.
    Contato : 24577757 / 81760688 (Janaína)


  • Família Brasil — 27/04/2008 @ 15:09

    Janaína, quando você quiser passar informações sobre a ação, por favor, fique a vontade que divulgaremos.


  • géssica — 29/04/2008 @ 5:07

    vamos nos concientizar q essa doença é tão grave quanto as outras…e se cada um fazer a sua parte com certeza a dengue vai ser erradicada do Brasil!!!
    um abraço a todos…
    ALUNAS DO COLEGIO ESTADUAL LOIDE ALCANTARA NEVES/ITAGIMIRIM BAHIA..
    DANIELLY,SANDY E GESSICA…


  • Rafaela Ribeiro — 10/05/2008 @ 9:28

    pessoal estou desenvolvendo uma campanha contra dengue como projeto para a faculdade e gostaria de uma opinião de vcs sobre as campanhas que foram veiculadas contra à dengue, tendo vista que pelo jeito houve algum erro de comunicação, pois a epidemia que se alastrou pelo Rio e em outros lugares do país causaram muitas mortes e aumento no número de infectados. Que ação vcs desenvolveriam para conter essa epidemia.


  • maria eduarda andretti ferreira — 18/05/2008 @ 15:23

    eu adorei o assunto é muito enteressante um ótimo assunto! com isso as pessoas melhoraram o comportamento em relação a dengue e o que ela leva sem se cuidar. com esse assunto as pessoas se sensibilizão e tomam uma decisão sobre isso e idaram melhor da sua saúde e da saúde das outras pesseoas com todas essas informações podemos tomar mais cuidados conosco VAMOS TODOS JUNTOS CONTRA A DENGUE!!!!!!! voce vem comigo nessa batalha. bjs espero que gostem adorei o comentario de vcs…. se for escrever tudo eu fico até amanhã aqui bjs fui….


  • Beatriz Antonieta Lopes — 18/01/2009 @ 13:33

    A preocupação de todos, com a DENGUE tem muita razão de ser! Veja só: Sai do RGSul e vim residir no Mato Grosso há 16 anos e este tempo todo venho cobrando nossas autoridades da saúde tanto a municipal, a estadual como a federal, e o que tenho visto? Um transferindo a responsabilidade para o outro e o pior: Culpam a população pelo que ELES NÃO FIZERAM para não deixar ocorrer o que vem acontecendo… Milhares de pessoas são anualmente infectadas, entre estas estão os perigosos e fatais casos hemorrágicos! Precisamos de gente como vocês para denunciar e cobrar providências,
    Por favor, não cometam o mesmo erro cometido aqui no Mato Grosso que só fez aumentar o problema: O “oba,oba” da Dengue, apenas caçar larvas, culpar a população pelo descaso existente na Saúde Pública, o uso de inseticidas errados (piretróide não funcionam para o mosquito) tem que utilizar o “fumacê” corretamente, com a dosagem adequada, misturado ao óleo para dar aderência, passar a cada 10 dias, deve ser cedinho ou ao entardecer, depois de 10 dias repetir, alertar para a população não ficar se auto-medicando, o uso indevido do PARACETAMOL pode causar graves danos ao fígado e até mesmo paralisar as funções renais e levar ao óbito!

    em meu blog existem muitos artigos de interesse.

    Bia Lopes


  • Orisvaldo Vieira do Nascimento — 14/02/2009 @ 10:19

    Em relação ao vetor[Aedes Aegypti]vamos fazer com que eles ñ faça mais vitima em nenhum pais,ajudando os agente de emdemias destrui focos.
    abraço a todos que colaboraram com a campanha contra a DENGUE.


  • Larissa — 05/03/2009 @ 12:43

    Ashei muito LEGAL e isso tambeim é muito IMPORTÂNTE !


  • Larissa — 05/03/2009 @ 12:44

    eu adorei o assunto é muito enteressante e importânte com isso as pessoas melhoraram o comportamento em relação a dengue e o que ela leva sem se cuidar. com esse assunto as pessoas se sensibilizão e tomam uma decisão sobre isso e idaram melhor da sua saúde e da saúde das outras pesseoas com todas essas informações podemos tomar mais cuidados conosco VAMOS TODOS JUNTOS CONTRA A DENGUE ! voce vem comigo nessa batalha.


  • Joel da Silva — 07/03/2009 @ 16:01

    Olá guerreiros e guerreiras
    A dengue está matando; mas governo e sociedade unida serão imbatíveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Faz-se necessário encontrarmos uma alternativa para atrair e envolver a sociedade nesta guerra pelo combate a dengue.
    Eu tenho uma idéia que a meu ver é imbatível; trata-se de uma HORTA ORGÂNICA de quintal construída com canteiros de pneus, garrafas pet e Garrafões de água mineral de 20 litros. Desenvolvi um modelo com capacidade para produzir 100 plantas seja de verdura ou plantas medicinais; podendo retirar de uma só vez da natureza 65 garrafas pet, 5 pneus e 5 garrafões de água mineral (multiplique isso por 20.000 estabelecimentos residenciais incluindo os estabelecimentos de ensino). Esta iniciativa poderá ainda trazer para o proprietário desta hortinha uma economia substancial por mês (durante um ano) na receita familiar ou do estabelecimento de ensino; sem contar a importância desta hortinha na preservação do meio ambiente, pois estes lixos que poderão se tornar luxo são considerados os grandes vilões do entupimento de bueiros, causadores de enchentes e acumuladores de água favorecendo a proliferação da dengue. Some-se a isso a importância de uma horta em casa produzindo verduras sadias sem uso de agrotóxicos ou adubos químicos, soma-se a isso a importância de tirar as crianças do videogame e computador, somam-se a isso a importância na ajuda do combate ao stress, depressão, tensão pré-menstrual, hipertensão, etc, etc, etc. Como diz Rubem Alves uma horta é uma festa para os cinco sentidos: boa de ver, ouvir, sentir, cheirar e comer. Rubem Alves Diz ainda que horta é coisa mágica, erótica que é o cio da terra que provoca o cio dos homens, enfim uma horta é Saúde pois proporciona o completo bem estar físico, mental e social.
    Com isso quero dizer que sem nenhuma dúvida a população se envolveria numa ação de combate a dengue com muito mais entusiasmo tendo como contrapartida uma orientação, uma proposta que lhes tragam benefícios direto conforme já foram citados. Alguém pode perguntar: O combate a dengue não é um benefício direto? Na cabeça da maioria das pessoas não. Elas sempre acham que na sua família não acontecerá o que aconteceu com as criancinhas que perderam suas vidas. Os benefícios diretos no caso da hortinha são: Tirar o menino do computador ou do videogame, economizar dinheiro com a compra de verdura ou remédio, ter uma hortinha decorando seu quintal deixando-o bonito, a sensação de estar contribuindo com a natureza e com o combate a dengue, mais saúde, etc. Eu fico a imaginar o quanto seria valioso se todas as prefeituras de todos os estados da federação instalassem uma hortinha desta nos estabelecimento de ensino público e incluísse em seus planos de aula esta matéria e se todas as secretarias de saúde em vez da prática tradicional de campanhas de limpeza através dos agentes comunitários de combate a endemias pedindo às pessoas que retirem estes lixos do seu quintal, passassem a fazer uma campanhas diferente ensinando na teoria e na prática as pessoas a fazerem suas hortinhas em casa, orientando da família a retirar do seu quintal de uma só vez 65 garrafas pet, 5 garrafões e água mineral e 5 pneus.
    Fiz uma matéria na TV Subaé aqui na Bahia , algumas palestra em escolas particulares falando da idéia e distribuir e-mails para várias prefeitura, pessoas físicas e outras instituições, pasmem a reação é nenhuma!!!!!
    Provavelmente a matéria da TV que fiz no último dia 04/03 deverá ir ao ar no dia 09/03.
    Vejam de que forma esta idéia pode ser útil, nesta guerra. Uma coisa é certa sairá muito mais barato que as campanhas tradicionais e o efeito tenham certeza será muito melhor as pessoas se envolverão com muito mais entusiasmo.
    Atenciosamente,
    Joel da Silva
    75-34218640
    75-88466431
    E-mail: joelray@bol.com.br


  • katiane kimberlly — 12/03/2009 @ 12:42

    É muito bom essa campanha pq é interessante isso é muito ótimo para acordar pessoas q não tem cuidado com o mosquito AEDS AEGYPTI hoje em dia todo cuidado é poco…então é isso…fuiiiiiiiii…


  • isabela adreana ferreira — 24/03/2009 @ 10:15

    Eu tive dengue na epidemia de 2002 por isso fico apavorada com essa doença. Faço a minha parte conversando com vizinhos sobre o combate e limpando focos, mas aqui onde moro em Copacabana existem 2 lugares que fico abismada com o descaso e alienação das pessoas. Na Rua Inhangá, próximo ao metrô Arco Verde, a laje do prédio número 7 está constantemente com água parada. Falamos uma vez com o síndico, o local foi limpo, mas depois continuou a mesma coisa. Próximo a esse local também existe um salão Rios que mantém em frente a entrada, 2 vasos grandes de plantas com pratos cheios de água. Várias pessoas já falaram mas eles não dão atenção. Os vasos ficam do lado de fora e sempre que chove os pratos ficam cheios. Assim não dá, com tudo que está acontecendo é lamentável que


  • isabela adreana ferreira — 24/03/2009 @ 10:16

    meu no me e rodrigo tenho 15 anosvou falar um pouco sobre a dengue o virus muito ruin….

    O que é a Dengue ??
    A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

    Tipos de Dengue
    Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

    No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

    Formas de apresentação
    A dengue pode se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

    - Infecção Inaparente
    A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

    - Dengue Clássica
    A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

    Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

    - Dengue Hemorrágica
    A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

    Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

    - Síndrome de Choque da Dengue
    Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

    Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte
    por isso gente vamos combater a dengue é um virus muito ruim que pode matar milhões de pessoas vamos nos unir e só assim podemos vencer essa batalha.rodrigo silva de jesus [salvador brasil]

    Roberto Zaniboni on March 31st, 2008 at 7:25 pm

    Creio que todos os pátios de DETRANS,Policia Rodoviária e pátios de delegacias de policia, onde existem pilhas mais


  • carlinhos piero — 30/04/2009 @ 5:13

    Nao podemos deixar água parada, acumular lixos,sempre


  • katia cristina — 14/05/2009 @ 13:26

    muito legal essa campanha pois alerta a população sobre essa doença que parece ser inofencivel mas no fundo é muito grave se não tratada. PARA A DENGUE ,NADA DE AGUA. bjinhusssssssssssssss


  • samara ferreira — 28/05/2009 @ 10:50

    EU ADOREI ESTA CAMPANHA
    CONTRA A DENGUE, DEVEMOS SEGUIR OS EXEMPLOS DE QUEM COMBATE A DENGUE, E FAZERMOS O MESMO!!!

    A DENGUE É UM CASO SÉRIO!
    ELA PODE MATAR E DEVER MEU,SEU E DE TODOS…

    BJUS,,ABRAÇOS E FIK COM DEUS!!♥♥♥♥

    XAUZINHO!!!


  • ildeu gomes — 01/06/2009 @ 10:58

    É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

    Em caso de suspeita de dengue não deixe de procurar um unidade de saúde mais proxima de sua casa.
    combater a dengue e um dever meu seu e de todos. previne minha gente e o melhor remedio.


  • marli — 08/06/2009 @ 5:25

    olha parabens pela campanha,to com vcs eu tenho filhos e neto eu sempre falo com meus visinhos sobre esta criz que nus abtaeu chamado deguem,e uma duença que tem nus afetado por nao combater esta praga,o governo nao tem muito que fazer,mas uam coisa ele pode,esta fazendo,sao apriendido muitos veiculos no nosso dia dia,e estes veiculos fica num deposito da pulicia federal,e la pode ser uma boa moradia pra proliferaçao do mosquito la o governo pode intever,nos presidios tb,se todos enganjar nesta campanha tudo vai da serto para o fim desta praga


  • Nataly silva — 26/06/2009 @ 16:25

    essa campanha é super importante…..


  • josi — 05/07/2009 @ 8:07

    adorei o assunto atraves dele criamos folhetos para trabalho de escola isso mim ajudou muito.
    e é até bom que ajuda as pessoas a se alertar
    e se previne contra a dengue e aprender como se
    previnir no colegio que meu irmão estuda tinha alguns alunos com suspeita de dengue derão alguns tempos para irem ao medico teve um deles que até
    morreu de dengue emorragica………..


  • dheniffer G.Ferraz — 06/07/2009 @ 8:39

    ESTOU MUITO ASSUSTADA COM ESSA DOENÇA QUE ESTÁ ATINGINDO TODA A POPULAÇÃO, TO APAVORADA, LENDO AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE SAITE PUDE VERIFICAR QUE EXISTE ALGUNS REMÉDIOS QUE NÃO PODE SER TOMADO, AI VEM A MINHA PREOCUPAÇÃO! NO CASO DE UM ADULTO OU UMA CRIANÇA QUEIXAR-SE DE DOR DE CABEÇA OU APRESENTAR FEBRE, ANTES DA PESSOA SABER QUE É A DENGUE QUAL O ANTI-TÉRMICO MAS INDICADO QUE POSSA SER USADO, GOSTARIA DE FOSSE POSSIVEL QUE ME ORIENTA-SE NESSE SENTIDO, SABER O NOME DO ANTI-TERMICO QUE PODE SER USADO SEM CAUSAR NENHUM PROBLEMA ATÉ CHEGAR AO MÉDICO! SERÁ QUE ALGUEM PODE ME ORIENTAR, TENHO UMA FILHINHA DE 6 ANOS E ESTOU COM MUITO MEDO! AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇAÕ!!! OBRIGADA!!!
    By-> DHeniffer greenhalgh ferraz!!!!


  • Laryssa C. Souza — 06/07/2009 @ 8:47

    Eu gostei muito dessa campanha!!
    assim as pessoas si preucupam em si cuidar!
    com esse assunto as pessoas se sensibilizão e tomam uma decisão sobre isso e idaram melhor da sua saúde e da saúde das outras pesseoas com todas essas informações podemos tomar mais cuidados conosco!
    adorei os comentarios de vcs agora tenho que ir !
    fui²…


  • Reinaldo de Góes — 15/12/2009 @ 18:21

    Senhores,
    Gastem mais em ação e muito menos em campanhas publoicitárias! Há 15 dias denunciei casa no Costa Azul a mcleal@flem.org.br, que produz ratos e muriçocas a partir de piscina de água empretecida, há meses sem trato, e nenhuma providência aprentemente foi tomada.
    Atted,
    Reinaldo


  • Olimpia Pacheco de Araujo — 03/01/2010 @ 14:12

    Eu gostaria de saber, o que adianta eu fazer minha parte, se os governos não nos ajuda.
    Tem muito tempo que venho pedindo a prefeitura, para retirar 04 carcasa de corros combi que os melicianos coloca fogo, que estão na entrada do conjunto,pois fizerão uma oficina, que esta atrapalhando até entarmos e sairmos com nossos carros e ningurn faz nada. infelismente não podemos aparecer, se não amanhã estamos na vala mais as autoridades pode. Fica aqui o meu recado.grata


  • ALECSANDRO DE JESUS NASCIMENTO — 26/01/2010 @ 5:43

    EU GOSTEI MUITO DESSA CAMPANHA,E QUERO QUE VC MANDE PELO MEU E-MAIL O SPOT DA DENGUE PARA EU PUBLICAR NA EMISSORA DE RÁDIO QUE EU TRABALHO.
    SOU LOCUTOR.

    ALECSANDRO DE JESUS NASCIMENTO


  • Raimundo Ferreira de Macedo — 10/02/2010 @ 10:01

    O Trabalho do controle de vetores através da Vigilancia Sanitaria torna-se corretivo e preventivo. E Essa entidade vem fazendo um trabalho muito bom. Ainda, que tenha uma equipe reduzida para eventual intensidade de DENGUE e outras doenças tropicais. No entanto a comunidade não faz o papel em suas residências na busca da prevenção. Os anúncios são feitos diariamente em rádios, jornais, televisão e palestras em locais específicos. Mesmo assim todo ano acaba seu vizinho deixa de fazer o seu papel o mosquito prolifera encontra o doente e condena o sadio.

    A dengue é uma preocupação de todos não somente da vigilância sanitária.

    Fica o meu apoio.


  • elisa — 04/03/2010 @ 13:51

    familia brasil tenho 12 anos ,quero que vcs me ajudem a fazer um trabalho pra escola , vcs me ajudam me dendo umas dicas para fazer


  • Paloma Figueiredo — 06/03/2010 @ 17:03

    Gostaria de pedir socorro para que entrassem em contato com a secretaria de saúde de Araguari em Minas Gerais, pois a situação na cidade ja esta sendo considerada como caos e a unica atitude prestada foi a instalação de tendas no pronto socorro da cidade ONDE FOI PEDIDO O FUMACÊ E DISSERAM QUE AINDA NÃO HA NECESSIDADE. ESTAO ESPERANDO UMA MORTE PROVAVELMENTE.
    ATT


  • patricia — 12/03/2010 @ 15:37

    combater a dengue e melhor do que ficar com a doença!entao vamos vencer!!!!!
    parabens!quem ajuda


  • kamila pires carneiro — 15/03/2010 @ 17:46

    eu acho muito importante a campanha comtra a dengue e inclusive estou fazendo uma campanha na escola onde estudo.moro em mineiros goias e minha cidade esta infectada. espero que essa epidemia acabe e todos façam sua parte e cuide de sua cidade. me chamo kamila e estou no combate contra a dengue. porque dengue mata!!!!!


  • Rosely anne — 14/04/2010 @ 3:55

    Sou professora do segundo ano do ensino fundamental .A escola onde trabalho realizou um projeto sobre saúde e escolhi o tema da dengue.Não twenho tempo para ir nas secrretárias de saúde para pesquisar.Procurei então na internet e encontrei este auxilio maravilhoso.Meus pequeninos arrasaram na apresentação do projeto. Muito obrigada!


  • maria aparecida laureano — 28/05/2010 @ 13:15

    me ajudou muito o depoimento acima para o traballo da facudade legal mesmo obrigada


  • adelson — 09/06/2010 @ 17:17

    sempre abraçei a causa no combate a dengue, e agora estou dando o maximo e mim nesta luta, e se vc quer ajudar, nao precisa fazer muito, e so fazer a sua parte em casa, zelando e fechando a porta para o mosquito, para aqueles que tomar por conhecimento do meu comentario, junte-se a nos nesta caminhada, a sua saude a das pessoas que estao ao seu redor agradece


  • Isabelle — 25/08/2010 @ 15:00

    Eu fiz uma pesquisa sobre este assunto e tirei 10 e na prova o assunto foi este e eu estudei por esta página e também tirei 10…


  • isabelle — 25/08/2010 @ 15:02

    eu tirei 10 nesse assunto


  • evelyn marques chumbinho dos santos — 06/11/2010 @ 6:28

    Gostei muito dessa informação pois eu pude fazer um folheto informativo para minhaescola!!!!!!a proxima vez ja sei a onde preucurar!!!!


  • vinicius — 19/01/2011 @ 19:52

    lutar a dengue porque ai nao machuca


  • naomi — 22/01/2011 @ 9:24

    sou uma menina pequena de apenas 10 anos mas já bato em porta em porta para ajuda as pessoas já que a prefeita ñ faz nada sobre sesse assnto só faz propraganas


  • allynne — 23/01/2011 @ 10:39

    nao deixe caixa da agua destapada so tampada NOIS TEMOS QUE COMBATE A DENGUE


  • Família Brasil — 24/01/2011 @ 9:50

    Naomi, parabéns. temos que fazer a nossa parte mesmo e não esperar apenas ações do poder público.


  • Waldivia Gomes — 07/02/2011 @ 7:39

    Bom Dia! Gostaria de apresentar uma sugestão de análise de uma planta para o combate a dengue. Após observar durante meses uma planta denominada Espada de São Jorge vi que na agua onde coloquei algumas delas Não aparecia nenhuma larva de mosquito. Seria está a solução para exterminar com o mosquito? Existem equipes pesquisando as propriedades desta planta para combater a dengue? onde eu poderia fazer esta sugestão?


  • brenna roberta — 13/04/2011 @ 12:45

    oi meu nome e brenna eu tenho 09 anos estou prelculpada com a dengue vie a turma do combate na tv e fiquei emteressada nesse assunto nos eu e manha amiga que se chama maria helena estamos planejando faser uma campanha sobre a dengue,dengue e um assunto serio fique atento dengu mata por isso faça a sua parte


  • maria julia — 14/04/2011 @ 13:40

    vamos cobater a degue


  • wesase riej — 14/04/2011 @ 17:11

    se nós não combater a dengue ela pode se espalhar as doenças são frebre auta de 39 ou 40 graus , gripe e com manchha na pele e olhos cosando a e se eu acho que tem diareia


  • Maria Clara — 25/10/2013 @ 10:56

    Quero Combater a dengue



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem