10/12/2007

Citronela, o repelente ecológico

12101.jpgEssa planta é parecida com a erva-cidreira e de suas folhas é retirado um óleo capaz de deixar os bichos bem longe do corpo e do lado de fora dos ambientes. Tanto poder tem uma razão química: o óleo essencial tem mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos. O cheiro é semelhante ao do eucalipto e, segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante. Além do óleo essencial, é possível encontrar mudas da planta e vários produtos à base de citronela, como loções e sprays, para a pele, e velas e incensos, para a casa. O melhor para ambientes é usar o óleo essencial aquecido em difusor. Siga as receitas a seguir e aproveite os efeitos da citronela no corpo, nos ambientes e no jardim.

Óleo de citrolena para o corpo

Misture uma parte de óleo essencial de citronela (de boa procedência) com duas partes de óleo de amêndoa, uva ou camomila. Para bebês, a mistura pode ser mais diluída, feita com uma parte de óleo essencial para três de óleo-base.

Dentro de casa

Para ambientes com até 16 m2, pingue três gotas do óleo essencial de citronela na água de um difusor (peça de cerâmica encontrada em farmácias homeopáticas e casas especializadas em aromaterapia). Se necessário, renove a água com essência a cada cinco horas. A aromaterapeuta Maria Mizrahi recomenda ligar o aparelho duas ou três horas antes da utilização do ambiente, pois o aroma é cítrico e pode irritar as vias respiratórias ou causar sensação desagradável.

No vaso, no canteiro e no jardim

Por ser um tipo de capim, a citronela é de fácil multiplicação e não requer grandes cuidados. Reparta as mudas (tiradas de uma touceira ou adquiridas em lojas de jardinagem), corte as folhas e enterre o talo verde com um chumaço de raiz numa cova de tamanho proporcional, cavada em lugar ensolarado. Cubra com terra misturada a material orgânico (esterco de galinha ou gado). A planta atinge 1 m de altura e de circunferência e não costuma atrair pragas.

Fonte:
Revista Bons Fluídos
Texto: Ivany Turíbio
Reportagem Fotográfica: Ana Paula Wenzel
Fotos: Christian Parente

Última atualização: 18/11/2011

Leia também:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


148 Comentários Publicados

  • tito livio alves — 06/01/2008 @ 11:29

    Gostaria de obter mudas da citrolena. como devo proceder?


  • Felipe — 23/01/2008 @ 5:01

    Também há outros repelentes como:Para cada 1 lito de água você adiciona 2ml de água sanitária.Com isso você borrifa nas plantas e não faz mal a planta.

    2.Borra de café sem açucar.Tabém é um ótimo repelente


  • Rita de Cássia — 07/02/2008 @ 18:43

    Uma campanha com distribuição e incentivo ao cultivo da citronela, não seria eficaz no combate e ou controle de doenças cujos vetores são mosquitos?
    Ou mesmo a distibuição do óleo da citronela em postos de saúde, acompanhado de uma educação para o uso?
    A citronela afasta ou mata o inseto?


  • Angela Cristina Soares Neves — 21/02/2008 @ 12:04

    Gostaria de obter muda de citronela. Como devo proceder?


  • Família Brasil — 22/02/2008 @ 5:14

    Angela, se você não conseguir com amigos ou vizinho, certamente, nas lojas que vendem ervas deve ter mudas de citronela. Até mesmo nas floriculturas. Entre em com esses estabelecimentos de sua região.
    Abraços!


  • Mário Abdala — 25/02/2008 @ 9:18

    Adorei a matéria. Gostaria de saber como faço para adquirir mudas de citronelas para que eu possa cultivá-la? Tenho interesse em proteger minha família e meu lar dos males que os mosquitos trazem.

    Grato.


  • Juliana — 26/02/2008 @ 10:12

    Tenho dois cachorros e queria saber como preparar a citronela p/ passar neles!!!
    Estou cultivando a pelanta em casa.
    Eu preparo como se fosse chá e coloco dentro de um borrifador c/ mais 3 mudas da planta dentro.
    Tá certo?!


  • Família Brasil — 27/02/2008 @ 11:26

    Mario, se você não conseguir mudas de cintronela com amigos ou vizinho, certamente, nas lojas que vendem ervas deve ter. É possível que em floriculturas você também consiga. Entre em com esses estabelecimentos de sua região.
    Abraços!


  • Família Brasil — 27/02/2008 @ 11:36

    Juliana,
    Se você comprar a citronela em farmácias, veja na bula se seu cão pode ingerir o produtos. Caso você prepare a solução, converse com seu veterinário.

    No verão é comum a proliferação de carratos. De qualquer maneira, você pode fazer uma chá da Citronela e limpar a área onde o animal esteja, assim como, banhá-lo. Fique atento aos resultados. Se houver uma infestação, você pode utilizar essa medida em paralelo a outras ações.

    Lembre-se: converse com seu veterinário! Ele pode lhe orientar melhor sobre com os dados sobre a idade do animal, peso, etc.

    Abraços, Família Brasil.


  • rosalvo pereira — 13/03/2008 @ 14:02

    gostaria de saber, a medida exata da misturada citronela, c/o óleo a ser usado na composição.
    pois,existe pessoas que dizem , que a citronela
    queima a pele, procede?


  • Ioshiko Nobukuni — 13/03/2008 @ 19:06

    Plantem citronela,manjericão,usem seus derivados,criem muitos predadores do aedes,aranhas mosquiteiras,formigas,grilos,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes lebiste,sapos,cata-larvas,telar caixas dágua.


  • Família Brasil — 14/03/2008 @ 13:31

    Olá Osvaldo, no link http://www.combateadengue.com.br/?p=54 temos duas receitas para usar a citronela como repelente. Lá você encontra as medidas adequadas.
    Abraços,
    Família Brasil


  • Francisco — 25/03/2008 @ 8:16

    Gostaria de saber se a pulseira que se encontra a venda no mercado que se diz citronela repelente e eficaz em prevenção contra a dengue? Ou é mais uma historia de mercado fantasma?


  • Família Brasil — 25/03/2008 @ 10:41

    Caro Francisco, não temos informações sobre o produto e sua eficácia. É importante pesquisar e conferir se o produto é registrado na Anvisa.
    No site do CRM-PE encontrei esta notícia:

    Diário de Pernambuco
    (http://portal.cremepe.org.br/publicacoes_clipping_ler.php?cd_clipping=13463)

    Apevisa recolherá pulseiras

    Encontrado em farmácias, objeto era vendido para combater o dengue

    O cartaz pendurado na farmácia diz: “espanta até 92% da população de insetos nocivos”. E complementa: “espanta o mosquito da dengue”. Uma suposta arma contra dois graves problemas enfrentados no Brasil, o dengue e a febre amarela, já começou a ser vendida no Recife por R$ 2,70. Trata-se de uma pulseira emborrachada de cheiro forte que em breve poderia ser encontrada em muitas farmácias, lojas de conveniência e até em empresas de turismo. Mas, além de não ter eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nem pelo Ministério da Saúde (MS), o produto não tem registro na Anvisa e, portanto, está sendo vendido de forma irregular. Por isso, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) vai recolher todos os produtos que já estiverem no mercado. E tem mais. A produção e comercialização da pulseira são considerados crime contra a saúde pública e delito hediondo.

    “Se o produto é de registro obrigatório e não tem, ele é clandestino. Tendo informações de onde ele está sendo comercializado, a gente apreende”, afirmou gerente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito. A ação da Apevisa será em conjunto com a Delegacia do Consumidor. Segundo a Aloha, empresa distribuidora para o Brasil e exterior, as pulseiras têm um óleo essencial de uma planta aromática chamada citronela, também usada na fabricação de velas. A ação repelente viria do cheiro dela. No panfleto da pulseira são propagados cinco dias de “tranqüilidade”. Mas, quem comprar o produto achando que está 100% protegido estará sendo enganado.

    O farmacêutico da Aloha, Marcos Camillo, disse que a eficácia da pulseira fica entre 45% e 50%. “Não mais que isso”, disse. Ela está sendo vendida no país e até exportada para a África. A informação, no entanto, não consta nos informativos. O produto é produzido por uma empresa de São Paulo chamada Harmonia. A comercialização no Norte e no Nordeste é feita pela Max Brasil Distribuidora.

    Alergias – Professor da Universidade de Pernambuco e coordenador do Grupo de Estudo em Toxicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Arquimedes Monteiro disse que a citronela repele mosquitos, mas que não testou as pulseiras. Além disso, apesar do farmacêutico da Aloha ter dito que testes em animais não indicaram que a pulseira pode provocar alergias, ele alertou que o produto pode ser tóxico. “Dependendo da quantidade de substância da pulseira e da hipersensibilidade das pessoas, pode dar reação tóxica. Pode ocorrer dermatite de contato”, afirmou.

    Na Anvisa, as pulseiras precisam de registro porque são consideradas saneantes com liberação espontânea de ingrediente ativo, incluídas em resolução dos países do Mercosul. O subsecretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, disse que não tinha conhecimento das pulseiras. Mas, afirmou que o produto precisaria ter trabalhos comprovando sua eficácia (com autorização do comitê de ética para testes em humanos), ser registrado na Anvisa e, depois, ainda passar pelo crivo do Comitê Técnico de Assessoramento do Programa Nacional de Controle da Dengue e por uma comissão do MS.

    “Medidas individuais podem induzir à população para uma falsa proteção. Poderão, por exemplo, deixar de vedar a caixa d’ água”, afirmou. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou que não tem conhecimento sobre a pulseira, assim como da sua eficácia. Em nota, afirmou que a melhor forma de evitar a transmissão da dengue são as ações de prevenção.


  • Conrado E. Holzmeister — 27/03/2008 @ 7:04

    Onde posso adquirir mudas de citronela ?


  • Família Brasil — 28/03/2008 @ 6:20

    Conrado, se você não conseguir mudas de cintronela com amigos ou vizinhos, certamente, nas lojas que vendem ervas deve ter. É possível que em floriculturas você também consiga. Entre em com esses estabelecimentos de sua região.
    Abraços!
    Família Brasil


  • Sérgio Barreto — 28/03/2008 @ 16:44

    Sua matéria é bem apropriada.Parabéns.
    Como posso adiquirir mudas da citronela?


  • Família Brasil — 29/03/2008 @ 7:13

    Sérgio, se você não conseguir mudas de cintronela com amigos ou vizinhos, certamente, nas lojas que vendem ervas deve ter. É possível que em floriculturas você também consiga. Entre em com esses estabelecimentos de sua região.
    Abraços!
    Família Brasil


  • Nilcea — 31/03/2008 @ 3:02

    Realmente a Citronela é òtima contra pernilongos e eu a uso assim: algumas gotas de citronela em um rechô e acendo a vela por alguns minutos no ambiente onde vou ficar… o efeito é ótimo…


  • karina — 31/03/2008 @ 5:27

    eu amei isso


  • merces — 31/03/2008 @ 7:39

    familia brasil, gostaria de saber se a citonela tambem pode ajudar a combater os maruins e borrachudos, temos um sitio e nao temos sossego com estes insetos. as vezes nem o repelente com da conta de combater e temos que ficar de calca comprida o dia todo mesmo no calor.
    desde ja agradeco e gostaria que a resposta fosse enviada p/o meu email.
    abracos, merces


  • carlos renato de carvalho leal — 01/04/2008 @ 14:20

    Bom ,pena que ainda a minha citronela esta com a moita pequena mas quando desprender mudas posso ajudá-los.Gostei do site e desde já agradeço carlos renato


  • Veralucia — 03/04/2008 @ 5:15

    Adorei, mais queria saber, o que podemos contra ratos. Sem que seja agressivo como os venenos. Obrigado.!


  • Família Brasil — 03/04/2008 @ 7:15

    Veralucia, infelizmente não podemos te ajudar. Desconhecemos produtos naturais que podem afugentar ratos, já esta não é uma área do nosso conhecimento.
    Boa sorte, Família Brasil


  • valeria — 03/04/2008 @ 7:26

    Se encontra a citronelalíquida? onde?


  • GRAZIELA — 03/04/2008 @ 11:43

    Ola pessoal ,tenho uma loja de produtos naturais e tenho aqui varios produtos a Base de citronela.
    Desinfetante,desodorante para ambiente,velas, Loção repelente para corpo ,etc…
    centrodoalergico@hotmail.com
    043 30335155


  • Veralucia — 03/04/2008 @ 17:54

    Obrigado.


  • Janet — 06/04/2008 @ 11:12

    Eu tenho citronela no quintal.
    É de fácil plantio e espalha logo, virando um imenso ‘capinzal’. Depois é só tirar as mudas e distribuir para os vizinhos, escolas, etc.
    Sem falar que o cheio que ela exala é muito bom!

    Janet Martins
    http://www.freewebs.com/janetidiomas/


  • Adriano Galvao — 06/04/2008 @ 13:57

    Sou produtor de óleo essencialde citronela e tenho para vender, 15ml 5,50 mais frete. Moro no interior de minas e tenho pronta entrega, meu site http://www.raizando.com.br


  • willians — 07/04/2008 @ 15:48

    FABRICAMOS VELA DE CITRONELA VARIOS MODELOS
    MEU SITE http://WWW.WRCVELAS.COM.BR VEJA A REPORTAGEM NA TV GLOBO


  • Felipe Alves — 10/04/2008 @ 6:36

    É verdade que aqui no brasil já tem o quarto caso de dengue?


  • Família Brasil — 11/04/2008 @ 6:10

    Felipe, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil circulam apenas os tipos de dengue de 1 a 3. Não há evidência concreta de que o DEN 4 está presente no País. Contudo um artigo publicado por pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas na revista científica Emerging Infectious Diseases afirma que o vírus foi confirmado em três pacientes, após exames sorológicos e testes moleculares.
    Família Brasil


  • Luisa — 13/04/2008 @ 14:56

    Sou professora e como todo cidadão estou muito preocupada como avanço da dengue e persistencia d o mosquito! Meus alunos do ensino médio leram as reportagens em seu site e resolveram plantar citronela nos arredores da escola!

    Valeram as dicas!

    obrigado, Luísa


  • Fernando — 16/04/2008 @ 16:10

    Sou Agente de Saúde Ambiental e Endemias. E gostaria de passar uma dica em relação da borra do café. A borra de café produz um efeito
    que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti.
    Descobriram que o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias.
    Os testes realizados em laboratório comprovaram que a borra de café que fica depositada no coador é uma arma muito eficiente contra o mosquito transmissor da dengue, uma vez que impede o desenvolvimento dos ovos do mosquito.
    A borra de café é produzida todos os dias em praticamente todas as casas e por isso tem custo zero, o único trabalho é o de colocá-la nas plantas ou jogá-la sobre o solo de jardins.
    Segundo a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.
    Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.
    A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café. Abração a todos


  • Fernando — 16/04/2008 @ 16:20

    Sou Agente de Saúde Ambiental e Endemias da cidade de recife e gostaria de mudas da Citronela para reforçar o meu trabalho de combate a Dengue, fazendo um enorme replantio para a distribuição junto as Comunidades Carentes e fazer uma ação junto a Prefeitura do Recife para plantarmos em parques e jardins para isolar os mosquitos e insetos nocivos ao meio ambiente. Quizerem tirar dúvidas, fala comigo; respondo com o maior prazer. Abração para todos


  • Ioshiko Nobukuni — 19/04/2008 @ 19:19

    DENGUE -AINDA PEIXINHOS LARVÓFAGOS
    Em Fernandópolis, bombeiros estão ensinando quem tem reservatórios de água para animais, a colocarem Poecilia reticulata, conhecido como Guppy, Barrigudinho, Lebiste, Bandeirinha, Sarapintado, Peixe-arco-iris, Guaru-Guaru, etc. São conhecidos no mundo pela sua grande predileção por larvas e pela sua grande resistência a águas impuras e com baixos teores de oxigênio. Estão comprovando a eficácia também no combate a culex(pernilongos).Pessoas que colocaram os peixinhos, facilmente capturados com peneiras em córregos da região, estão muito satisfeitos com os resultados, e estão espalhando a notícia, boca a boca.Um dia, conversando numa concessionária de veículos, estava um senhor proprietário em Mato Grosso, disse que tem caixas de água para gado, achou ótima idéia e ficou encarregado de levar a boa nova para os vizinhos.
    nobukunister@gmail.com


  • Cristiane — 22/04/2008 @ 17:58

    Gostaria de saber se exite algum site que se possa comprar mudas de citonela. Pois na minha cidade eu não encontrei.


  • Família Brasil — 25/04/2008 @ 4:32

    Cristiane, algumas pessoas que vendem citronela colocaram seus contatos logo acima. Você pode pesquisar em sites de busca. Em mercados públicos, nas bancas de chás e ervas, é possível que você encontre citronela.


  • Elizabeth Maria Ramos — 25/04/2008 @ 10:24

    Gostaria de obter mudas de citronela para cultivar e usar nos meus cachorros como faço para consegui


  • Pulseira anti-dengue: Produtos ajudam a repelir os mosquitos | Rio Temporada — 27/04/2008 @ 8:41

    [...] trazidos do exterior, os produtos a base de Citronela exalam um cheiro semelhante a uma mistura de limão com eucalipto, que é desagradável aos [...]


  • Família Brasil — 27/04/2008 @ 14:50

    Elizabeth, em mercados públicos, nas bancas de chás e ervas, é possível que você encontre citronela.


  • Wilson Dantas — 27/04/2008 @ 16:42

    Não posso negar que o assunto é palpitante. Tenho citronela no meio rural e estou queimando as folhas postas a secar e deixando a fumaça contaminar os ambientes. Gostaria todavia de aprender como extrair o dito oleo para outros usos. Grato Wilson.


  • Família Brasil — 30/04/2008 @ 5:29

    Oi Wilson, a extração caseira do óleo essencial da citronela não é muito simples. Segundo informações da Seção de Plantas Aromáticas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pode-se colocar as folhas com um pouco de água num panela de pressão: o vapor que sair de lá também vai conter óleo essencial. O problema é recolher este vapor, para daí extrair o óleo.

    Uma outra dica é que o óleo essencial da citronela é também solúvel em álcool. Assim, se misturarmos as folhas ao álcool, naturalmente o óleo essencial vai ser liberado. Aqui o problema é o seguinte: outras substâncias presentes na folha, como clorofila e pigmentos, também são solúveis em álcool e, neste caso, não teríamos o óleo puro como se obtém por meio do vapor d’água.

    Também é possível comprar o oleo já extraído.
    Abraços, Família Brasil


  • adelson gil — 08/05/2008 @ 9:04

    estava na praia com minha esposa
    e fizemos o chá de citronela pesando q era de
    capin santo, e tomamos
    quero saber se faz mal ou nao
    sei q no outro dia mosquito nao escostou em eu.


  • Família Brasil — 09/05/2008 @ 6:40

    Adelson, não é aconselhável o consumo da citronela. De acordo com o oficial de farmácia Jadson Ramos (em entrevista ao Globo Reporter), o uso da citronela deve ser externo. O uso interno não é indicado porque pode causar náuseas, vômitos e dor de cabeça, dependendo da quantidade que a pessoa ingerir.


  • Ana Paula — 16/05/2008 @ 5:59

    ola meu marido conseguiu duas pulseiras repelentes e para fazer o teste fomos a fazenda muricana no rio de janeiro para fazer o teste de repelencia, fizemos caminhada, trilha e tudo o que a fazenda oferece de entretenimento e realmente funciona e olha que esta cheio de mosquitos e pernilongos e saimos de la sem nenhuma picada que seja, agora se o mosquito da dengue é diferente e nao se intimada com a citronela eu nao sei, sei


  • Ana Paula — 16/05/2008 @ 6:00

    ola meu marido conseguiu duas pulseiras repelentes e para fazer o teste fomos a fazenda muricana no rio de janeiro para fazer o teste de repelencia, fizemos caminhada, trilha e tudo o que a fazenda oferece de entretenimento e realmente funciona e olha que esta cheio de mosquitos e pernilongos e saimos de la sem nenhuma picada que seja, agora se o mosquito da dengue é diferente e nao se intimada com a citronela eu nao sei, sei que vale a pena tentar.


  • Angela — 17/05/2008 @ 16:09

    Gostaria de saber onde encontar mudas de citonela, mora na cidade de Dias D’Ávila na Bahia.


  • silvania — 18/05/2008 @ 7:19

    faço faculdade e gostei muito da materia, acho que vou desenvolver um projeto em cima disso,quem sabe é uma saida para amenizar os casos de dengue….


  • Família Brasil — 18/05/2008 @ 13:08

    Angela, algumas pessoas que vendem citronela colocaram seus contatos logo acima. Você pode pesquisar em sites de busca. Em mercados públicos, nas bancas de chás e ervas, é possível que você encontre citronela.


  • Eduardo Guimaraes — 31/05/2008 @ 9:31

    Boa tarde! Por favor informe-nos se a citronela inatura é toxica no caso de ingestão por cachorros?
    Grato!!!


  • Família Brasil — 06/06/2008 @ 11:22

    Eduardo, não é aconselhável o consumo da citronela para pessoas. De acordo com o oficial de farmácia Jadson Ramos. O uso interno não é indicado porque pode causar náuseas, vômitos e dor de cabeça, dependendo da quantidade que a pessoa ingerir. Para saber se seu cachorro pode beber, consulte o veterinário do animal.


  • elaine — 08/06/2008 @ 15:36

    Quantos gramas de citronela devo usar por litro de água, para fazer o chá de limpeza da casa?


  • cristiane — 22/06/2008 @ 5:36

    é verdade que se eu borrifar o repelente de citronela os gatos não farão xixi no local onde passei?
    se não funciona existe algo parecido??
    abraços
    cristiane


  • Família Brasil — 22/06/2008 @ 16:07

    Cristiane, existem certos produtos que eliminam completamente o cheiro deixado pelos xixi dos animais. Assim, eles deixam de fazer suas necessidades nesses locais. Alguns produtos são à base de citronela, mas não sei se a citronela pura pode gerar esse efeito. Pergunte a seu veterinário, ele pode lhe ajudar.
    Abraços.


  • Aline K — 02/07/2008 @ 17:53

    Peguei algumas folhas de citronela, bati no liquidificador com água e passei na pele. Funcionou!… mas gostaria de saber se o uso dessa maneira pode ser prejudicial.


  • Família Brasil — 02/07/2008 @ 18:51

    Aline, a princípio não há nenhum problema em colocar a citronela no corpo como você mencionou. O que não é aconselhável é o consumo da citronela para pessoas. O uso interno não é indicado porque pode causar náuseas, vômitos e dor de cabeça, dependendo da quantidade que a pessoa ingerir.
    Boa sorte


  • carolina — 06/07/2008 @ 11:33

    como usar citronela em cães contra pulgas e carrapatos?


  • vera — 15/01/2009 @ 11:35

    fiquei muito feliz ao retornar dos EUA e encontrar essa planta milagrosa em minha casa, gracas ao meu genro e filhas que a cultiva tao bem!, E surpreendente a açao da Citronela, pois nao fica uma muriçoca
    obrigada.


  • carlos a gomes — 16/01/2009 @ 3:59

    PARA EXTRAIR OLEO DA CITRONELA,E OUTROS QUE SE QUEIRA EM PANELA DE PRESSAO, É BEM MAIS SIMPLES QUE PARECE.NO LUGAR ONDE TEM A VALVULA PARA SAIDA (TAMPA COM ROSCA GIRATÓRIA), COLOCA-SE UM CANO DE COBRE ,INOX , ALUMINIO , EMBUTIDO PODE-SER ATÉ SOLDADO , SUBINDO UNS 25CM E CONTINUAR EM FORMA DE ESPIRAL (SERPENTINA) .UMAS 8 VOLTAS COM UM DIAMETRO DE 20 CM CADA VOLTA QUE A PONTA DO CANINGO FIQUE MAIS BAIXA QUE A BASE DA PANELA E AINDA SE PODE POR ESSA SERPENTINA DENTRO DE UM BALDE COM AGUA FRIA. SEMPRE ENTRANDO AGUA FRIA POR CIMA E NA PARTE DEBAIXO OUTRA SAIDA PARA A AGUA AQUECIDA…FUNCIONA NO MESMO JEIJO QUE UM ALAMBIQUE….EU JÁ FIS ISSO COM UM AMIGO.QUANDO COMEÇOU APARECER O ALCOOL PARA CARROS NO BRASIL….FIZEMOS UNS TESTES PARA EXTRAIR ALCOOL DE BATATINHA (INGLEZA)…E ATÉ PARA PRODUZIR AGUARDENTE DE CANA DE AÇUCAR..(CACHAÇA) OKOKOK


  • Regiane Andrade — 16/01/2009 @ 18:45

    Oi gente,adorei a materia e gostaria de saber onde eu posso encontrar a citronela em Belem do Para,desde ja agrdeco,muito obrigada,regiane!


  • Bruno Marcelo Ribeiro — 22/01/2009 @ 14:21

    axhei muito interessante a matéria, até foi mostrada no jornal….
    gostaria de algumas informações…
    a citronela é a mesma coisa que cidreira?
    onde podemos encontrá-la?
    e como cultivá-lá?
    agradeço desde já a atenção.
    Cordialmente


  • rogerio cunha — 23/01/2009 @ 14:36

    sou estudante de med. veterinária da UFBA e li artigo que cita o efeito contra carrapatos e moscas do chifre. Porém, contra pulgas, só ouvi falar que funciona. Vou pesquisar!


  • Cláudia — 02/02/2009 @ 20:35

    Estou muito feliz que as pessaos estão unidas em torno deste mosquito horrível. Na minha cidade está tendo uma epidemia de dengue, porque além de ser muito quente, as pessoas não estão agindo, mesmo vendo as vítimas de dengue hemorrágica.
    Parabéns a vcs que pensam no coletivo. Se alguém quiser me mandar uma muda de citronela eu receberei com muito amor para plantar no meu jardim e se puder ainda dou uma muda ao vizinho.
    Cláudia Maria, de Jequié – BA SOS À DENGUE!


  • Elaine Neves Mendes — 16/02/2009 @ 11:10

    Boa tarde!
    Sou professora do Eja na Escola de Bodoquena MS – Fundao Bradesco em um internato. Li as reportagens e me interessei, pois aqui tem muito pernilongo e borrachudo.Neste semestre estarei ministrando aula de Qumica e Biologia, tenho que desenvolver um projeto e me veio a idia de borrifar a cintronela na escola, principalmente nos dormitrios dos alunos. Agora no sei se possivel fazer isso. Gostaria da opinio de vcs. E se ela mata ou espanta o pernilongo? Aguardo retorno.
    Desde j agradeo,
    Elaine


  • Francisco Neto — 05/03/2009 @ 7:09

    Gostei bastante da matéria e busco informações mais precisas de como beneficiar citronela para a produção tanto de óleo quanto de velas e incensos.
    Caso haja alguém disposto a ajudar fico grato.

    Francisco


  • miguel — 05/03/2009 @ 15:24

    Se alguém precisar de mudas de citronela, eu as vendo. Entre em contato leugimmfilho@yahoo.com.br.
    Grato.


  • welton — 31/03/2009 @ 6:08

    bom dia !! eu tenho uma chacara e tenho mudas de citronela minha vizinha achou que era erva cidreira e estava tomando cha a uma semana … queria saber se é prejudicial … obrigado

    welton


  • OSVALDO NUNES — 01/04/2009 @ 12:26

    EU TINHA UMA MOITA DE CITRONELA AO LADO DO MURO DE MINHA CASA, REPENTINAMENTE SAIU A NOTÍCIA DE QUE ESTA PLANTA ERA BOM TER EM CASA PRA ESPANTAR INSETOS, AÍ, MINHA ESPOSA FOI VER, A MOITA ´JÁ ESTAVA ACABANDO, MAS AINDA DEU TEMPO DE TIRAR ALGUMAS MUDAS E AS REPLANTEI EM VASOS PARA POR NO QUINTAL, E PLANTEI OUTRAS NO LADO DE FORA, ASSIM, QUANDO ALGUÉM PRECISAR, ´LOGO TERÁ BASTANTE.
    GOSTEI MUITO, TEM UM AROMA MUITO AGRADÁVEL.
    NA MINHA CASA NÃO TEM INSETOS, MUITO BOM.


  • edson — 02/04/2009 @ 10:11

    usei o repelente de citronela em meus dois filhos e eles apresentaram nauseas, o cheiro e forte e impreguinante mesmo fabricado em farmacia homeopatica, não usarei mais.


  • patricia de fatima — 08/04/2009 @ 19:54

    gostaria de saber se só o fato de ter a planta em casa já é suficiente para espantar os mosquitos.


  • Luiz — 23/04/2009 @ 4:56

    nobukunister@gmail.com sugiro que vejam a materia sobre o controle da dengue com os peixinhos “Projeto Dengoso” no site
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL395843-5598,00.html

    onde se comprova cientificamente o seu uso.


  • LISELENA — 23/04/2009 @ 10:02

    ACHEI UM ASSUNTO RICO E FUNDAMENTAL;ESTOU USANDO EM CASA O OLEO DE CITRONELA EM VELAS;RICHOS.LAVEI JANELAS;PORTAS.PAREDES CHÃO.POIS ;ESTA UMA INFESTAÇÃO ENORME DE MOSQUITOS EM FUNÇÃO DEU TER MUITA VEGETAÇÃO;ARVORES;PLANTAS NO JARDIM;POIS OS VIZINHOS DO OUTRO LADO DA RUA Q NÃO POSSUEM VEGETAÇÃO ESTÃO SEM MOSQUITOS.MAS NÃO CONSIGO ENCONTRAR NENHUMA EXPLICAÇÃO EXATA DA DOSE QUE PRECISO UTILIZAR.NAS VELAS;POIS EU MESMA FABRICO MINHAS VELAS ;NEM DILUIDO EM AGUA;SEI Q PARA DILUIR PRECISA SER MISTURADA C ALCOOL (DEDUZI NA VERDADE POIS TBEM ESTOU USANDO O OLEO DE EUCALIPTO NATURAL P A FUNÇÃO DE DESINFETANTE E REPELENTE )E ESTOU USANDO DIRETO;DIA E NOITE;TENHO MEDO Q SEJA TOXICO P MINHA FMILA AGRADEÇO MUITO ;AGUARDO ORIENTAÇÃO SE POSSIVEL TAMBEM P MEU EMAIL(POIS ENVIAREI P MEUS AMIGOS)obs com certeza são de boa procedencia pois os adquiri em uma empresa quimica que os distribui.SOMENTE GOSTARIA DE SABER SE POSSO UTILIZAR TBEM P PULGAS E CARRAPATOS;POIS TENHO CÃO.


  • Edcleide Nobre — 14/05/2009 @ 5:28

    Bom dia Trabalho no Sebrae/MT e tenho recibido muitos clientes querendo saber informaçoes tecnicas sobre a ecencias de citronela. Normalmente eles possuem o plantio e gostariam de tirar a ecencia para comercilizar.
    Onde encontro mais informação?


  • vera lucia — 25/05/2009 @ 13:07

    A citronela plantada em jardins, afasta outros insetos além de pernelongos?


  • marco — 28/05/2009 @ 16:53

    Como faço para adiquiri; comprar as mudas de citronela; moro em cachoeiro de Itapemirim no Espirto Santo


  • Helio Cabral Jr — 08/06/2009 @ 14:23

    Alguns dados sobre a citronela:

    Caso você já tenha a planta em casa, poderá fazer uma tintura alcoólica da mesma da seguinte forma: corte as folhas da planta quando esta estiver com mais de 100 dias de rebrota, sendo este corte feito à 20cm de altura do solo e se possível, deixe ao menos 10% das folhas da touceira para acelerar a rebrota seguinte; amarre estas folhas em um “maço” e deixe-as secando em local bem ventilado e à sombra ( o período irá varias de acordo com a temperatura ambiente, umidade relativa e circulação de ar ). Quando o material estiver no chamado “ponto de feno”, ou seja, o material se apresenta seco porém não quebradiço estará pronto, pois neste estágio estará com cerca de 90% de materia seca ( ou seja, conterá apenas 10% de água ). Este material deverá ser picado com tesoura em pedaços de até 1cm ou passado por uma centrífuga ou liquidificador.

    Para cada 200 gramas deste material será adicionado em um frasco ( de cor âmbar ou pintado de preto ou ainda enrolado em papel “do tipo de açougue” ou outro que impeça a penetração de luz ), alcoól preferencialmente de cereais, mas neste caso como não se irá ingerir o produto, pode-se usar o alcoól comum mesmo, na proporção de 700 ou 750ml de alcoól mais 300 ou 250ml de água. Esta solução deverá descansar em local abrigado de luz por pelo menos 20 dias, dando-se uma “sacudida” no material uma vez ao dia.

    Após os 20 dias estará pronta a tintura de citronela. Este produto não deve ser ingerido, pois além de causar irritação gástrica poderá provocar elevação da pressão arterial.

    Para usá-lo como repelente eu adiquiro aqueles aparelhos elétricos com repelente químico líquido ( normalmente piretroide ) e descarto ( aplicando-o em um ralo de esgoto ou formigueiros, etc ) e coloco a tintura em seu lugar; o efeito é enormemente potencializado se for acrescida a cada frasquinho que deve ter uns 30 ou 50ml, algumas gotinhas de essência de cravo.

    Aqueles que estiverem interessados na aquisição de mudas de citronela vai uma dica: a empresa CITROSAFE comercializa mudas de primeira e toda linha de produtos à base de citronela. É uma empresa séria e com certificação e que exporta produtos para vários países. Só para terem uma idéia da seriedade e qualidade, as mudas que são colmos com bulbos radiculares ( talos do capim com potencial de enraizamento ) são enviadas pelos correios, normalmente às segundas-feira para evitar decursso de tempo nos correios aos fins de semana e acompanhadas da devida nota fiscal. O endereço web é http://www.citrosafe.com.br/home.html

    Lembrem-se que o capim citronela é uma planta de pleno sol, não vegetando bem em vasos que fiquem em locais sombreados.

    Cordialmente,

    Helio Cabral Jr


  • ninna — 14/07/2009 @ 11:01

    POR FAVOR PRECISO DE AJUDA….
    CAIU UM VIDRO DE ESSENCIA DE CITRONRLA EM MEU QUARTO E NAO SEI O Q FAÇO PARA AMENIZAR ISSO………ESTA INSUPORTAVEL!!!


  • rui — 16/07/2009 @ 12:24

    gostaria de saber se posso fazer chá com citronela, se é comestivel e como posso subtair seu óleo


  • Ioshiko Nobukuni — 16/07/2009 @ 12:33

    Usem TRAP-exterminador de mosquito fotocatalítico,PRODEN,medicamento homeopático combate os sintomas da dengue,repelente feito com 1 litro de alcool, 1 vidro de óleo de nenê, 1 pte.de cravo da índia.


  • francisco daniel ferreira de sousa — 29/07/2009 @ 15:40

    bem aqui em maranguape eu e uma equipe somos voluntarios da apae no trabalho de equoterapia e não temos apoio algum de nimguem e por meio desta peço-lhe que ajude assim como puder os cavalos que são os instrumentos de trabalho tem que esta muito bem para o tratamento ser ótimo e com a sua boa vontade de ajudar a quem precisa e a eles os cavalos com repelente ou como puder ficaremos muito felizes e gratos fisioterapeuta e criadora do projeto katiuscia é 86577500. sscel86577500ssssss eosss meu


  • J.R. — 10/08/2009 @ 18:14

    gostaria de saber se a cotronela tambem espanta o mosquito da leshimoniose?


  • J.R. — 10/08/2009 @ 18:15

    Opa!! Citronela…RS


  • Edna — 20/08/2009 @ 19:41

    Tenho muita citronela plantada no meu sitio, quero saber como preparar o repelente.
    tenho que extrair o óleo primeiro?
    Se tiver que extrair o óleo como fazer?
    Agradeço a atenção que me for dada.


  • JOLIETE MELO — 20/08/2009 @ 20:31

    Olá! preciso encontrar mudas de citronelas, por favor me ajudem, não aguento mais ser picada por mosquito pium o famoso borrachudo.
    Joliete melo


  • almerinda — 29/08/2009 @ 16:33

    Gostaria de saber onde encontar mudas de citonela, mora na cidade de maceió – alagoas


  • almerinda — 29/08/2009 @ 16:33

    Gostaria de saber onde encontar mudas de citonela, mora na cidade de maceió-alagoas


  • daniele — 24/09/2009 @ 14:59

    eu nao fiz ainda mas acho que funciona!!!!rsrsrsrsr


  • Vera Lucia — 15/11/2009 @ 12:40

    Como posso adqirir mudas de citronela em Duque de Caxias ou Iguaba Grande no Estado do Rio de Janeiro.


  • JOSE CARLOS — 25/11/2009 @ 14:36

    ola trabalho com toda linha de fertilizantes e defensivos organicos oleo de neem rotenona fish fertil
    etc

    17 81416494


  • ana alice ferreira de sousa — 14/12/2009 @ 7:23

    Sobre a eficácia da citronela com relação á leishmaniose , há um blog que diz que ajuda mesmo. O blog é ( blogdocachorreiro.blogspot.com )
    Tenho um cão com o problema e só intem descobri essa dica . Vou plantar citronela perto do meu canil. Depois posso voltar aqui e dizer o que resolveu. Espero estar colaborando com vocês.
    Donana. 14.12.2009


  • luiz — 15/12/2009 @ 8:55

    existe sim um produto que repele e também elimina
    com eficacia comprovada mosquitos transmissores de doenças em geral. Este produto é o resultado da associação de plantas terapéuticas que acaba com a infestação destes insetos alados e também rasteiros de vez e ainda deixa o local com aroma agradabilíssimo testado dermatologicamente. Maiores informações me liguem, tel. 031 – 34961587.


  • luiz — 15/12/2009 @ 9:14

    vocês precisam então conhecer este produto e todo os problemas com pernilongos e outros estarão resolvidos. O brasil precisa conhecer! Este produto é inédito e naturalissimo. Pode ser utilizado no popular fumacê sem causar danos ao meio ambiente pois se trata de um produto solúvel a água, as criancinhas agradaceram não é mesmo pessoal. Contato 031 – 34961587 BH/MG


  • CMM — 18/12/2009 @ 16:28

    Olá! Onde posso encontrar mudas de Citronela?


  • Ioshiko Nobukuni — 01/01/2010 @ 18:19

    COMBATA a DENGUE:passe produtos com citronela nos pisos, vasos e ralos,para que a sua casa tenha sempre esse perfume delicioso,que repele mosquitos..Jogue água com citronela nos ralos de quintal,uma vez por semana. Use REPELENTE feito com 1 litro de álcool, 1 vidro de óleo de nenê, 1 pte.de cravo da Índia.Basta um pingo nas pernas e braços e o mosquito foge do cômodo.Use TRAP-exterminador de mosquito fotocatalítico,eu tenho e é eficiente,mesmo!Captura tudo que voa. Para combater os sintomas da dengue,tome PRODEN-medicamento homeopático,do Laboratório Almeida Prado.Coloque peixes guaru nos reservatórios de água;deixe viver as lagartixas de parede,são vorazes predadoras do mosquito; as pequenas aranhas, as que não tecem e vivem nos canteiros,entre pedras e folhagens.Elimine todos os criadouros,coloque detergente de cozinha(essa é nova!) em todos lugares suspeitos,tele caixas d’agua. Peguem o mosquito com as palmas ou com a raquete,ensinem isso para todos. Jogue água de sabão que lavou a roupa nos ralos de quintal.
    Ioshiko Nobukuni – Tel: (17) 3462 6732 – E-mail: nobukunister@gmail.com


  • Kakau Moraes, — 22/01/2010 @ 16:00

    Oie gente moro e desenvolvo ações de prevenção na comunidade de Rio das Pedras, preocupada com focos de mosquitos, pesquisei e encontrei este site. Foi muito util, quero colocar em´pratica os planos de ações, estou pensando em estratégias para amenizar o nosso sofrimento, com os mosquitos. Parabéns gostaria muito de poder contar com o apoio de vcs.
    Minha pergunta é pode ser toxica em grande quantidades, ou em pequena que seja em casa???


  • gisele moura Diniz Freitas — 24/01/2010 @ 19:22

    Gostaria de saber como consigo mudas de citronela pois,gostaria de cultiva-lá e também se não faz algum mau para saúde usar constantemente o óleo de citronela em casa para repelir pernilongos.Moro em Dourados MS.


  • Vera Lucia — 31/01/2010 @ 22:24

    Gostaria de saber qual a diferença entre óleo de citronela e tintura de citronela? Obrigada


  • Carla — 04/02/2010 @ 4:49

    Oiii gostario de saber se oleo de citronela é tóxico, minha cadelinha esta doente e achamos que pode ser do oleo, pois ela pode ter ingerido, muito pouco .. sera que ela esta doente por isso, não come, só dorme .. e mal esta tomando agua, temos que dar na seringa.. me ajudem por favor.. se for toxico o que preciso fazer..


  • “PIMENTA INVEST” — 09/02/2010 @ 7:32

    [...] melhor as propriedades da Citronela aqui. Postado em Pimenta na Muqueca | Tags: Dengue, epidemia, Ilhéus, Itabuna  Imprima [...]


  • Roberto Luiz de Lima — 11/02/2010 @ 13:51

    audações,

    Sou restaurador de Patrimônio Histórico, e tenho algumas inovações de produtos e processo, dentre estas, uma patente deferida de um sistema inovador da coleta do excesso de água da rega de plantas em vasos e xaxins, onde esta água que no sistema
    antigo fica exposta à disposição para a eclosão dos ovos do aedes aegypti , sendo este produto responsável pela media de 30% dos locais de proliferação deste mosquito, portanto influindo para propagação da dengue, esta terrível doença, que assola o Brasil acarretando todo um problema para os órgãos de saúde publica, com mortes, sobrecarga no atendimento do setor, falta no trabalho e com autônomos uma complicação por ser ele o produtor direto do seu sustento, e além de todos os problemas acarretados por causa da dengue, também podendo surgir a hepatite posteriormente por pessoas infectadas,como coloca os especialistas como por exemplo o infectologista da UFRJ e Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Dr. Edmilson Migowsky estimam que 80% a 100% dos infectados desenvolvem lesões no fígado, já que este é um dos órgãos que a virose reproduz no organismo, na maioria dos casos são de pouca gravidade, mas podem surgir complicações.
    Segue também alguns artigos de especialistas sobre algumas ações que são sugeridas para o combate à dengue dando a entender que são paliativas e até preocupante.

    . arquivo
    Saúde, Ciência e Tecnologia

    Por: BNA
    28.03.07
    Dengue no Brasil
    Ute Ritter entrevista Dr. Hermann G. Schatzmayr, do Departamento de Virologia da FIOCRUZ, sobre a Dengue no Brasil.
    O virologista Hermann Schatzmayr é pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) há 46 anos e membro da Academia Brasileira de Ciências. Atual coordenador da Comissão Interna de Biossegurança do IOC e ex-presidente da Fiocruz, Schatzmayr era chefe do Departamento de Virologia do IOC quando o Instituto isolou o vírus da dengue pela primeira vez no Brasil, em 1986. Naquele momento era isolado o vírus tipo 1. Quatro anos mais tarde, também sob coordenação do pesquisador, foi isolado o vírus do tipo 2 e, em 2001, o tipo 3.
    BNA: É verdade que colocar borra de café nas plantas ajuda a eliminar o mosquito?

    Dr. Schatzmayr: Borra de cafe é descrito como um bom agente anti-larva e funciona em pequena escala. O problema é que a borra é também tóxica para muitas plantas e o meio ambiente, quando espalhadas em excesso e sem cuidado. As fábricas de café solúvel, por exemplo, têm grandes problemas no descarte deste material.


  • Roberto Luiz de Lima — 11/02/2010 @ 13:52

    Resposta do Fale Conosco – IOC

    Sua solicitação:
    Saudações, A colocação de areia que é mandado colocar no pratos de vasos e xaxins ,veiculado ma propaganda oficial do Ministerio da Saude,é um ato totalmente seguro,então porque muitas cidades do Brasil não sugere esta colocação e muito pelo contrario manda retirar esta areia e lavar este vasilhame até para dispensa do mesmo! Pelo que ja foi constatado a areia tem que estar totalmente seca,pois ficando somente umida e nem precisa ficar encharcada o que é bastante dificil por causa da rega de plantas e flores que precisam de mais agua e pode ficar sem os pratos pelo menos enquanto consome os nutrientes que são lavados pela rega e ficam nestes pratos ,ora se para combater com eficacia a dengue em vasos e xaxins então porque os pratos são fabricados e vendidos(permitidos). Como o AEDES desova nas bordas dos pratos e mesmo com areia umida ou encharcada poderá desovar incluse em grãos junto a borda,como ja foi noticiado em pesquisa de cidade do estado de São Paulo,e esta areia em pratos ou vasilhame qualquer,que não vai ficar por muito tempo por causa de mofo e aprodecimento será dispensada em quintais,terrenos baldios,jardins e lixo (aterros sanitarios) provavelmente ajudará na proliferação do AEDES. Por pesquisa na internet tem opinião inclusive de pesquisadores sobre o perigo da colocação sem critérios de areia em pratos e vasilhames de vasos e xaxins. Obs.:como é muito dificil consevar a areia seca nos pratos de plantas e flores, todas as autoridades brasileiras na area de saude , municipais,estaduais ,federal e pesquisadoras em geral tem que ter uma opinião em conjunto para tal procedimento,e não lavando as mãos e empurrando esta decisão entre as partes ! Qual a opinião sobre a colocação pura e simplesmente de areia nos pratos de vasos e xaxins deste renomado Instituto de nosso querido País?

    Resposta:
    Olá, Roberto.
    Sua dúvida é bastante pertinente. Ao colocar areia nos vasos o problema pode não ser resolvido completamente. Se o preenchimento não for feito de forma correta e regular, sempre há a possibilidade de voltar a acumular água. No dia-a-dia, é muito comum que essa areia acabe saindo do prato, a água volte a cumular nesse reservatório e ele volte a ser um potencial criadouro do mosquito. Por isso, para pratinhos dos vasos de plantas e qualquer outro reservatório de água que não possa ser eliminado ou tampado, o importante é trocar a água e lavar, com palha de aço ou escova de pelos duros, as paredes do recipiente, no mínimo uma vez por semana. Esse procedimento deve ser adotado porque a fêmea do A. aegypti coloca seus ovos nas áreas úmidas da parede do depósito, junto à superfície. Eles ficam, por exemplo, grudados nas paredes dos vasos de plantas, onde podem permanecer por até um ano. Por isso, é indispensável limpar as paredes dos recipientes onde os ovos possam estar grudados, pelo menos uma vez por semana. Uma dica é definir um dia na semana para realizar a troca de água e a lavagem dos reservatórios que não podem ser eliminados. Fixar este compromisso semanal com a saúde torna mais fácil e eficiente o combate à dengue. Para entender melhor os hábitos do mosquito e as formas de prevenção da dengue, você pode consultar nosso especial, clicando nesse link: http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=572&sid=32.
    Obrigado pelo seu contato
    abraços,

    Marcelo Garcia
    Setor de Jornalismo e Comunicação
    Instituto Oswaldo Cruz
    Fundação Oswaldo Cruz

    Atenciosamente,
    IOC


  • jessica — 01/03/2010 @ 15:39

    obrigada pela ajuda!!!!


  • Eu Danusia da Silva Dias — 07/03/2010 @ 5:12

    Aminha mãe e meu pai eles estão com suspito de denge


  • kérol — 29/03/2010 @ 11:21

    estou muito feliz com essas informações muito importante que vcs deram neste site, através de le pude obter uma segurança maior para a minha familia sem ao menos prejudicar a saude deles


  • Maria Cecilia — 30/03/2010 @ 5:30

    Gostaria de saber como faço para adquirir uma muda do capim citronela pois ternho uma chacara em Sorocaba e gostaria de cultivar. Desde já agradeço Maria Cecilia


  • felippe — 30/03/2010 @ 19:58

    obrigado


  • TICIANE — 02/04/2010 @ 19:22

    BOA NOITE..GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA RETIRAR O ÓLEO DASITRONELA PARAESTAR FAZENDO ESSE REPELENTE?

    ATT,

    TICIANE MARINHO SOARES


  • Luiz — 15/06/2010 @ 18:15

    ola, tenho uma grande moita de citronela em casa, e um vaso num corredor, percebi a ausência de mosquitos mas não sabia a razão. Achei que seria para tomar chá e assim o fiz. tomei dois copos grandes, fiquei drogado, pois o mundo ao meu redor rodava kkk . na segunda vez a mesma coisa e então desconfiei que fosse a citronela, procurei o site e agora sei o porquê de tudo, mas acredito que tomando pouco vale a pena, pois tem sabor agradavel, pouco amargo no final.. Adeus mosquitos!!!!! bybyby


  • Felipe Costa — 26/08/2010 @ 18:39

    Comprei um sapinho que é feito de citronela, nao sei se fez efeito.. mais parece bom, e tem um cheirinho um pouco forte, mais é bom!!


  • Tania Cruz — 27/11/2010 @ 8:54

    Boa tarde!

    Nem se trata de dar uma opiniao,mas é que gostaria de saber se o uso da citronela seria ideal tambem para acabar com pulgas em asssoalhos de madeira (tacos).
    Tenho 4 gatos que nunca foram para rua; moro em vila e coloquei rede em todas as janelas e portas.
    Eles só saem para minha area interna pq ñ tem como eles pularem o muro. Minha casa possui 2 andares e o muro divisório com a casa vizinha tambem é muito alto. Só que, de uns 4 meses para cá,apareceu pulga e estou enlouquecida para exterminá-las.
    O veterinário indicou o remédio para colocar neles e me orientou para fazer infusao com a erva de santa maria nos tacos e na area,só que diminui mas ñ acaba!
    Aplico remédio neles conforme orientacao do veterinário,toda semana faco “aquele” combate e…quando vejo os bichinhos já estao desesperados com a coceira!
    Será que vocês poderiam me ajudar? Mesmo que a citronela ñ seja o indicado,vocês,por lidarem com produtos naturais,saberiam me dizer o que mais posso fazer?
    O veterinário está atento e tb já me passou outros produtos mas nada está adiantando…
    Ficarei muito agradecida se receber uma resposta de você!
    Muito obrigado desde já!
    Tania Cruz


  • José Daniel da Silva — 06/12/2010 @ 12:56

    Utilizo a citronela e o capim santo (cidreira ou capim príncipe), plantados em volta do canil como repelentes contra moscas, varejeiras e mosquitos inclusive o que transmite a lashimaniose. O resultado foi surpreendente. Utilizo também na água para o banho dos cães, da seguinte forma: folhas de capim santo e citronela triturados e deixados em infusão de um dia para o outro. Antes do banho ponho para ferver a mistura e uso a água que fica como uma espécie de chá. Depois de esfriar uso para enxaguar os animais.


  • Rodrigo Ferreira — 08/12/2010 @ 18:30

    Olá.
    Faço extração de Óleo de citronela.
    O produto é muito bom, puro mesmo.
    Contato: (16)9965-4095


  • Rodrigo Ferreira — 08/12/2010 @ 18:37

    A Citronela que fazemos a extração é a Cympobogon nardus, com ótima concentração de citronelal; o que repele as moscas e os mosquitos.

    Contato: Rodrigo Ferreira.
    (16) 9965-4095
    (16) 3012-6255


  • jose antonio — 12/12/2010 @ 13:28

    como eu de proceder para adiquiri mudas Citronela


  • Antonio Ferro — 14/12/2010 @ 11:09

    O melhor meio que encontrei até hoje para espantar o mosquito da dengue foi o Citromatic ( http://www.samtech-serv.com/loja1.html ).
    Realmente funciona e é barato.


  • Sonia Faria — 10/01/2011 @ 9:09

    Familia Brasil, gostaria de saber se a citonela tambem pode ajudar a combater os maruins e borrachudos, minha sogra tem um sitio e nao temos sossego com estes insetos. Às vezes nem o repelentes dão conta de combater e temos que ficar de calça comprida o dia todo mesmo no calor.


  • Família Brasil — 17/01/2011 @ 16:27

    Sonia, a citronela serve para repelir qualquer tipo de inseto.


  • Adriana — 03/02/2011 @ 15:14

    Comprei um Sapinho de Citronela muito bacana mesmo, funciona de verdade. Os pernilongos sumiram da minha casa. Ja tenho ele 10 dias e continua funcionando. Adorei


  • jovaine — 20/02/2011 @ 23:30

    onde posso adquirir a planta e tambem seus derivados?


  • Acir Ferreira do Nascimento — 31/10/2011 @ 14:19

    Tenho mudas de citronela e entrego em qualquer lugar do Rio e Grande Rio, tambem champoo para cães, os amiguinhos ficam felizes, ´pois ficam livres de pulgas e carrapatos. tel. 2769 1567 – 9369 6050 – 8559 7017


  • Acir Ferreira do Nascimento — 31/10/2011 @ 15:30

    Tenho mudas de citronela e entrego em qualquer lugar do Rio e grande Rio. tambem champoo para cães que elimina pulgas e carrapatos. 2769 1567 – 9369 6050 – 8559 7017


  • Emerson — 03/12/2011 @ 9:55

    Caro Sr. Tito. Respondendo sua pergunta as mudas podem ser adquiridas no site Mudas no RJ podem ser adquiridas aqui http://citronelamudas.blogspot.com/ ou atraves dos telefone (21) 2592-4205 e 8818-9403 (oi)


  • ENIS VALOIS — 06/12/2011 @ 13:45

    AMEI A MATERIA E GOSTARIA DE ADQUIRIR A CITRONELA E CONHECIDA POR OUTRO NOME? RECENTIMENTE TIVE DENGUE E TIVEMOS UM SURTO NO NOSSO MUNICIPIO GRAÇAS A DEUS NÃO TIVEMOS A EMORRAGICA.PARABENS PELA MATERIA.


  • Emerson Pereira — 16/12/2011 @ 5:13

    Cara Sra Enis Valois – Tenho MUDAS DE CITRONELA.
    Entre em contato (21) 2592-4205


  • Paulo Adriano — 05/03/2012 @ 19:43

    Correção quanto à semelhança (aparência e cheiro) da citronela com erva-cidreira: citronela parece capim-limão, capim-santo, mas não parece com erva-cidreira.

    Erva cidreira = http://lh4.ggpht.com/_YliehjkfxUc/TImyVMaOIzI/AAAAAAAAEoU/PCoqyvufU4s/erva-cidreira.jpg

    Citronela = http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/JPEGS/A17cymbopogon%20nardus.jpg


  • bruna — 06/03/2012 @ 16:10

    a dengue e um mosquito muito agressivo ;;;;;


  • Wagna Régia Morais Cavalcante — 29/03/2012 @ 11:46

    Moro no residencial Monte Carlo no Antares na entrada do Henrique Quelman, sou + uma das pessoas que tiveram quase todos os sintomas da dengue clássica, inclusive meu filho há dias atras, como devo proceder para solicitar que algum órgão responsável venha fazer uma visita para detectar possível foco de dengue nessa região?


  • angela — 14/04/2012 @ 13:40

    ola como adiquirir esta muda? alquel poderia me achudar


  • angela — 14/04/2012 @ 13:41

    gente alquem tem muda de cintronela pra me mandar?


  • Editor — 15/05/2012 @ 9:50

    Wagna, solicite no orgão de vigilância sanitária do seu municipio


  • ALICE MARIA FARIAS — 16/05/2012 @ 12:39

    amei tudo isso e gostaria muito de saber onde consigo uma muda desta planta aqui em manaus


  • marisa — 21/05/2012 @ 8:38

    eu tenho uma chacara que tem muito pernilongo daquele grande quando comeca anoitecer ninguem aguenta ficar em nenhum lugar da chacara todos querem ir embora o mais rapido possivel entao eu gostaria de saber se e verdade que a planta cintronela espanta os pernilongo e como eu posso usar ela se tem que ter um vaso , cha, na roupa, passa no corpo,etc ,e se a criancas podem usar tambem 5anos, e de 8anos por favor me ajude como acabar com esses pernilongos e pode curtir apiscina anoite


  • Editor — 22/05/2012 @ 22:41

    Marisa, a cintronela afasta o mosquito. você pode usar no vaso mesmo. há borrifadores a base de citronela tbm.


  • geraldo — 22/06/2012 @ 0:39

    todos nós temos que compater a dengue


  • Andeberg — 21/09/2012 @ 21:31

    Olá pessoal,trabalho com o menor custo beneficio para se prevenir dos Mosquitos durante seu sono,visitem meu site.


  • geraldo — 10/10/2012 @ 6:21

    como usar a citronela para o combate as pulgas


  • Dirce N.Neves — 10/10/2012 @ 17:48

    tenho citronela , moro em chácara.já usei. Más para pessoas alergicas,é perigosa. usei para as plantas.Procurei agora para saber como usar a citronela no canil. Com o calor os cachorros sofrem com as moscas. Fiz o extrato com a erva picada dentro de de garrafa com alcool comum.Vou fazer novamente. a citronella pega fácil , e brota e fica uma toceira . façam, mais cuidado com pessoas alérgicas. se tiverm alguma receita, eu agradeço. Dirce


  • Eliminando mosquitos com citronela | ♥ Meu cantinho na rede ♥ — 21/10/2012 @ 11:04

    [...] mais: http://www.combateadengue.com.br/citronela-o-repelente-ecologico/#ixzz29tZYmIaW Share this:TwitterFacebookEmailDiggGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Esse post [...]


  • luiz - Cel: (31) 9746-8440 — 18/12/2012 @ 22:21

    Quer comprar ótimo produto 100 % natural para eliminar insetos voadores e rasteiros?


  • Emerson Pereira — 21/12/2012 @ 3:40

    REPELENTE CONTRA INSETOS EM CASA

    Dentro de casa: Pingue umas 10 gotas de óleo de citronela em um difusor ou umas 30 gotas em um potinho com serragem ou folhinhas secas e deixe na mesa. O cheiro vai fazer com que os mosquitos se afastem do local.

    No Jardim: Plante mudas do citronela no seu jardim que também vai ajudar. As mudas você encontra em casas de jardinagem ou procure com visinhos que tenham jardins grandes que geralmente tem um pé de citronela. É tipo um capim que dá em touceiras, é só arrancar uma muda e plantar. É muito importante não deixar nada que acumule água no seu jardim para que o mosquito não deixe suas larvas.

    DESODORIZAÇÃO DE AMBIENTE
    Desodorizador: Misture 20 mls de óleo de citronela em 100 mls de veículo para perfumaria e coloque em um spray para pulverizar sua casa. (pode fazer mais forte ou mais fraco adicionando mais ou menos óleo).


  • Jorge Vidigal — 04/01/2013 @ 7:05

    Moro em São LUís-MA e gostaria de comprar mudas de Citronela. Alguém pode me ajudar? jorge_vidigal@hotmail.com


  • Jorge Vidigal — 04/01/2013 @ 7:06

    Ou se possível gostaria de comprar as sementes. jorge_vidigal@hotmail.com.


  • amauri — 12/01/2014 @ 11:37

    tenho muda de citronela


  • Xô mosquitos | Esmênia Lima — 16/01/2014 @ 12:04

    [...] Usar como óleo essencial aquecido em difusor (veja uma Receita) [...]


  • Todos Contra Dengue | Colégio Dom Bosco — 10/04/2014 @ 12:44

    [...] Essa planta é parecida com a erva-cidreira e de suas folhas é retirado um óleo capaz de deixar os bichos bem longe do corpo e do lado de fora dos ambientes. Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/citronela-o-repelente-ecologico/#ixzz2yUsOidB8 [...]


  • Dagoberto Andrade Moura — 28/04/2014 @ 21:19

    desejo comprar mudas de Citronela, em quantidade. Aguardo resposta.


  • a.s. andrade — 20/05/2014 @ 11:19

    onde comprar pulseiras de citronela em são paulo



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem