26/09/2011

Ceará tem o maior número de casos de dengue dos últimos 25 anos

O Estado do Ceará tem o maior número de casos confirmados de dengue dos últimos 25 anos. De 1º de janeiro até esta quinta-feira foram pelo menos 47.795 ocorrências, seis a mais que em 1994, até então o ano com maior número de registros.

A Secretaria da Saúde do Ceará verifica mensalmente, desde 1986, o volume de casos no Estado. No último boletim, do dia 16 deste mês, 47.763 pessoas tinham tido diagnóstico confirmado da doença, pouco menos que os 47.789 registros de 94. Mas a Secretaria de Saúde de Fortaleza informou que foram confirmados outros 32 casos na cidade somente nesta semana.

A capital é uma das cidades com maior incidência da doença. Até agora, foram 1.151,63 casos por cada 100 mil habitantes. Somente em abril deste ano 10.144 pessoas foram diagnosticadas com dengue.

O coordenador de Promoções e Proteção à Saúde, da secretaria estadual, Manoel Fonseca, explica que entre os meses de março e abril houve uma epidemia de dengue no Estado. Por outro lado, ele acredita que a situação se normalizou e haverá poucos registros daqui para a frente.

“De três em três anos tem-se epidemia de dengue de algum tipo, enquanto não for descoberta uma vacina nós continuaremos com essas epidemias periódicas. Isso só não ocorre no sul do País por causa do frio”, afirma.

Fonseca também destaca que a forma de confirmação dos casos também mudou neste ano. Até o ano passado as suspeitas somente eram confirmadas após o exame laboratorial. Agora, quando uma pessoa com os sintomas é de uma mesma região de outra com o diagnóstico laboratorial ela entre para a lista de casos confirmados.

Fonte: Terra.com

Última atualização: 26/09/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem