25/09/2007

Borra de café pode matar Aedes aegypti, aponta pesquisa

Pesquisa realizada pela bióloga Alessandra Laranja e pela professora Hermione Bicudo, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aponta que a borra de café (o pó que fica após a passagem da água fervente) pode matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A pesquisa teve início a partir da descoberta de que a cafeína, uma das substâncias tóxicas encontradas no café, causa problemas na reprodução da mosca drosófila, mais conhecida como “mosca da fruta”.

Os pesquisadores decidiram, então, fazer o teste em larvas do Aedes Aegypti. E a experiência deu certo. Hermione Bicudo explica: “A cafeína não deixa a larva prosseguir no desenvolvimento, porque o Aedes aegypti é um inseto holometábolo, como a gente diz. Ele tem as fase do ovo, de larva, de pulpa e adulto. Se a larva não se desenvolve até a pulpa, ela nunca vai dar um adulto. Então, o que a borra do café faz é um bloqueio do desenvolvimento da larva”.
A vantagem de usar a borra de café como alternativa, segundo a professora, é que o produto não mata a planta e pode ser usada como adubo, ao contrário de substâncias como o cloro, o sal e os inseticidas.

Para preparar o inseticida alternativo, basta colocar quatro colheres de sopa cheias de borra de café em um copo com água. A professora Hermione Bicudo ensina ainda que “é preciso trocar a borra de café a cada sete dias, pois após este período, a cafeína perde seu efeito”.
Dados do Ministério da Saúde apontam que a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de que entre 50 e 100 milhões de pessoas sejam infectadas pela doença anualmente, em mais de cem países, exceto os da Europa. Aproximadamente 20 mil morrem em conseqüência da dengue e cerca de 550 mil doentes precisam de hospitalização.

No Brasil, o Programa Nacional de Controle da Dengue implantado em 2002 prevê a elaboração de programas permanentes, “uma vez que não existe nenhuma evidência técnica de que a erradicação do mosquito seja possível, a curto prazo”.

Segundo o ministério, no primeiro semestre de 2004 verificou-se no país uma redução de 73,3% nos casos da doença, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério. Foram notificados 84.535 casos, contra os 299.764 de igual período em 2003. 
 
Fonte: Estadao.com.br

Última atualização: 25/09/2007

Leia também:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


63 Comentários Publicados

  • sarana lopes de mello — 18/10/2007 @ 8:00

    [obs]:Já fui voluntária na canpanha sobre a dengue e no local em que moro esta com uma infestação de mosquitos.já observeitambém que aqui no local esta com muitas larvas do mosquito
    Aegypti,neste local estamos precisando de sua ajuda para combater o mosquito Aegypti que tanto
    esta nos encomodando…

    Obrigada por sua compreenção esperamos que nos ajudem.


  • Família Brasil — 18/10/2007 @ 10:16

    Olá Sarana!

    Esperamos que isso possa ajudá-la:

    Passo 1: Ligue para a secretaria de vigilância de sua região e solicite que agentes de combate à dengue auxiliem no combate ao mosquito. (Veja os telefones de centros de vigilancia sanitaria neste link: http://www.combateadengue.com.br/?cat=8 )
    Passo 2: Elimine os lugares para reprodução do mosquito: não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente; mantenha recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados; não esqueça de eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão, pois o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. (Na seção checklist, há uma série de orientação que ajudam na prevenção); evite que pessoas que estejam com dengue sejam picadas por mosquitos, assim evita-se que mosquitos sem o vírus da dengue contraíam o vírus, para tanto é preciso usar repelentes e/ou mosquiterios.
    Se continuar com dúvidas, por favor, entre em contato.
    Abraços,

    Família Brasil


  • edilaine cristina cipriano souza — 19/01/2008 @ 18:44

    no meu caso eu encontrei as larvas dentro do aquario eu posso jogar a borra la dentro vai dar efeito


  • Ana Cristina — 11/03/2008 @ 8:38

    Tenho uma jardineira com mais de 10 bromélias. Quero saber se eu colocar 4 colheres de sopa de borra de café misturadas com água em cada bromélia previne contra a reprodução do mosquito?
    Aguardo retorno. Obrigada


  • Família Brasil — 12/03/2008 @ 7:05

    Cara Ana Cristina, acredito que essa proporção deve ser adequada. Contudo, é importante que você faça o experimento e avalie os efeitos dessa medida. Observe que é preciso trocar a borra de café a cada sete dias, pois após este período, a cafeína perde seu efeito.
    Boa sorte, Família Brasil


  • Wagner — 25/03/2008 @ 16:30

    Tenho em casa uma pequena cascata, onde a água é bombeada constantemente , para efeito de decoração .Pra evitar problemas com a dengue coloquei pastilhas de cloro, para piscinas de pequeno porte, mas a minha cascata tem no máximo 150 litros e fica “puro” cloro, muito forte .Eu queria criar umas duas carpas, mas com cloro é impossível.O que posso usar na água para evitar o cloro e não ter um criadouro de larvas?


  • Família Brasil — 27/03/2008 @ 5:19

    Olá Wagner,acredito que lojas especializadas em produtos para psicina podem lhe auxiliar. Em geral, os comerciantes conhecem as medidas exatas para tamanhos diferentes de psicina e cascatas. Se você ainda ficar com dúvidas, pode entrar em contato com o Centro de Vigilância Santitária de sua regiao e pedir orientações. No link Telefones Úteis, temos vários telefones.
    Boa sorte,
    Família Brasil


  • rosana rodrigues — 30/03/2008 @ 18:40

    wagner tem 15 dias que a laje da caixa de água da minha vizinha tinha umas larvas de de dengue, e meu marido matou um mosquito parecido com o da dengue,e tem uma semana que estou com uma gripe muito forte,o que devo fazer?


  • Família Brasil — 31/03/2008 @ 4:34

    Rosana, se você estiver com suspeitas de dengue procure um médico. Quanto aos mosquitos, é preciso eliminar os criadouros. Veja com sua vizinha se é possível fazer algo para evitar acúmulo de água na caixa d’água, se há como nivelar a tampa de modo que a água escoe.
    O mosquido Aedes aegypti é transmissor da dengue e precisa ser eliminado, mas nem todo Aedes aegypti está o vírus da dengue. Não há motivo para pânico, apenas é preciso tomar as medidas necessárias de prevenção.
    Boa Sorte,
    Família Brasil


  • Richad — 03/04/2008 @ 5:21

    Acho que Se foi comprovado que a Cafeína não deixa a larva crescer matando-as.. Os orgãos responsaveis pelo combate ao mosquito poderiam investir em uma solução de Agua com cafeína.. logo ao borrifar sobre um local que haja ovos do mosquito.. A agua da solução irá ativar seu processo de desenvolvimento transformando em larvas e a Cafeína matará as larvas..

    Acho que vale tentar..


  • Karla Cunha — 03/04/2008 @ 12:35

    Vcs mencionam a borra de café alternativa. Essa forma (4 colheres num copo com água por 7 dias), é utilizada de forma?
    Aguardo retorno.
    Obg


  • Família Brasil — 04/04/2008 @ 6:11

    Karla, para preparar o inseticida alternativo, basta colocar quatro colheres de sopa cheias de borra de café em um copo com água. A professora Hermione Bicudo ensina ainda que “é preciso trocar a borra de café a cada sete dias, pois após este período, a cafeína perde seu efeito”.
    Jogue a borra de café nas plantas, sobre o solo do jardim e quintal, nos pratinhos de coleta de água dos vasos, nos pratos dos xaxins, dentro das folhas das bromélias.
    Boa sorte, Família Brasil


  • Augusto Rocha — 04/04/2008 @ 6:34

    Não importa o que você coloca na água. O importante é “sujar” a água, nem que seja com substâncias aromáticas. Acontece que a mosquita somente põe ovos em águas limpas ou quase limpas.
    Mas o café resolve bem, porque tem outros substâncias fortes, além do aroma.


  • Andréia — 07/04/2008 @ 14:30

    bom, estou fazendo um trabalho de escola sobre a dengue, esse site me ajudou muito !
    inclusive isso que a Borra de Café pode matar o Aedes aegypti !
    Quero agradecer, porque me foi muito util esse site .
    Obrigada !


  • Thadeu Sampaio — 08/04/2008 @ 12:57

    O mosquito da dengue se reproduz em água adoçada, resto de suco ou refrigerantes?
    Essa pergunta é para saber se o açúcar atrai algum tipo de predador natural do Aedes aegypti.


  • Família Brasil — 09/04/2008 @ 12:55

    Thadeu, as recomendações do Ministério da Saúde ressaltam a importância de não deixar água parada, seja essa água suja ou limpa. No caso de água adoçada, acredito que ela se enquadra na água suja. Desconhecemos pesquisas que levante a sua questão sobre os predadores do Aedes aegypti serem atraídos pela água adoçicada. De qualquer modo, se tivermos informações, entramos em contato com você. Boa sorte, Família Brasil


  • Juliana — 12/04/2008 @ 10:28

    trabalho com crianças e queria que voces me indicassem um site onde eu possa encontrar uma forma mais fácil de ensiná-los sobre a dengue,pode ser por exemplo historia em quadrinhos


  • Helena Matheson — 12/04/2008 @ 20:31

    Pessoal,

    5 gotas de propolis_ tomar diariamente, com água, é barato, e muito melhor que repelente. Aprendi com os meus
    amigos da internet. Lógico que os laboratorios não orientam, pois o grande negocio é vender repelentes !


  • Marcelinho — 13/04/2008 @ 16:02

    Pessoal…
    a internet fala que o mosquito da dengue do pica abaixo de 1 metro isso e verdade?
    e nao e so o repelente q ajuda..

    vamos tomar cuidado.!


  • Família Brasil — 14/04/2008 @ 5:14

    Juliana, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco lançou a revista em quadrinhos “Defensores da Saúde contra o Mosquito da Dengue”, de autoria do chargista Laílson. Entra em contato com a secretaria, é possível que você consiga exemplares. Não encontramos versões em PDF para inserir no site Combate à Dengue. Boa sorte, Família Brasil


  • Família Brasil — 14/04/2008 @ 5:31

    Marcelinho, especialistas acreditam que o inseto tem dificuldade de chegar aos andares superiores. No entanto, é possível que exista criadouros no interior dos prédios. Neste caso, os moradores do prédio estão vuneráveis do mesmo jeito. Como o próprio nome já diz, o repelente repele (afasta) o mosquisto e não mata. Quando o efeito do repelente acabar, a pessoa pode ser picada.
    Boa sorte,
    Família Brasil


  • marysa — 15/04/2008 @ 10:18

    achei numa bacia na minha casa,um monte de larva e gostaría de saber se jogar a borra de café nesta fase,mataría a larva


  • Família Brasil — 15/04/2008 @ 16:30

    Sim. De acordo com a pesquisadora, “a cafeína não deixa a larva prosseguir no desenvolvimento, porque o Aedes aegypti. Se a larva não se desenvolve até a pulpa, ela nunca vai dar um adulto. Então, o que a borra do café faz é um bloqueio do desenvolvimento da larva”.
    Família Brasil


  • Reginaldo Silva — 17/04/2008 @ 12:10

    Olá pessoal, gostei muito de saber, que uma medida tão simples pode ser tão eficiente e eficaz, uma vez que quase toda a população brasileira toma e faz café, porém, assim como eu, acredito que uma grande parcela da população desconhece essa informação, acho que ela é tão útil que deveria ser divulgada nas embalagens de café, poís, seria uma arma a mais contra essa epidemia. Um abraço.


  • maria eduarda — 20/04/2008 @ 14:41

    ola devemos combater à dengue pois ela e uma doenca muito perigosa,sacou?


  • Ivone Ramos — 21/04/2008 @ 20:39

    Estou preocupada com os mosquitos que invade minha casa,valeu a dica do pó de café como inseticida, e a dica do colega para que os sacos tragam um lembrete a esse respeito.


  • ana claudia — 22/04/2008 @ 18:04

    gostaria de saber,qual a puniçao adotada para as pessoas que mesmo sabendo da situaçao de epdemia no rio e outros lugares no pais,inciste em caçoar e nao cumpre a eliminaçao dos focos guando solicitado pelos vizinhos?
    e tambem,se exite a possibilidade do governo doar repelente a populaçao carente?
    obrigada,aguardo respostas.
    bjs.


  • ana claudia — 26/04/2008 @ 9:44

    eu ja tive dengue duas vezes,gostaria de saber se tenho mais chance de contrair a dengue emorragica,por isso?


  • Família Brasil — 27/04/2008 @ 14:59

    Ana Claúdia, estudos indicam que uma pessoa doente de dengue fica imune para sempre, com relação ao sorotipo que determinou a infecção, além do que, por um período de alguns meses, ela fica protegida para qualquer dos sorotipos de dengue. Passado este tempo, se ela se contaminar por outro tipo de vírus diferente daquele que se contaminou antes poderá ter comprometimento do quadro clínico e desencadear a dengue hemorrágica. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3.
    Família Brasil


  • anna carolina — 03/05/2008 @ 8:21

    nois quendo proteger a nossa saúde do mosquito da dengue.


  • luciene — 13/05/2008 @ 10:28

    eu quero uma pesquisa sobre a aedes aegypti falando tudo o que tem que falar


  • Danilo — 16/05/2008 @ 11:48

    Preciso de uma pesquisa que aponte as causas tecnicas do combate ao aedes aegypti pela borra do café. Uma pesquisa que me mostre como isso é eficaz …mais especificamente uma explicação quimica (trabalho da facul ;) …se alguem puder ajudar, eu agradeço !!!

    ;)


  • Izana pinheiro — 21/05/2008 @ 17:40

    Quero saber sobre os tipos da dengue detalhadamente com sintomas e quais dele ja se encontra no estado do amazonas


  • Família Brasil — 28/05/2008 @ 18:11

    Izana, em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

    No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.
    Os principais sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarréia e vermelhidão na pele.


  • karla paloma da silva — 02/06/2008 @ 12:38

    eu amei esse comentario sobre a dengue … Estou preocupada com os mosquitos que invade minha casa,valeu a dica do pó de café como inseticida, e a dica do colega para que os sacos tragam um lembrete a esse respeito. em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

    No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.
    Os principais sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarréia e vermelhidão na pele.
    amei …


  • karla paloma da silva — 02/06/2008 @ 13:01

    [obs]:Já fui voluntária na canpanha sobre a dengue e no local em que moro esta com uma infestação de mosquitos.já observeitambém que aqui no local esta com muitas larvas do mosquito
    Aegypti,neste local estamos precisando de sua ajuda para combater o mosquito Aegypti que tanto
    esta nos encomodando…
    Obrigada por sua compreenção esperamos que nos ajudem.
    no meu caso eu encontrei as larvas dentro do aquario eu posso jogar a borra la dentro vai dar efeito
    Tenho uma jardineira com mais de 10 bromélias. Quero saber se eu colocar 4 colheres de sopa de borra de café misturadas com água em cada bromélia previne contra a reprodução do mosquito?
    Aguardo retorno. Obrigada
    Tenho em casa uma pequena cascata, onde a água é bombeada constantemente , para efeito de decoração .Pra evitar problemas com a dengue coloquei pastilhas de cloro, para piscinas de pequeno porte, mas a minha cascata tem no máximo 150 litros e fica “puro” cloro, muito forte .Eu queria criar umas duas carpas, mas com cloro é impossível.O que posso usar na água para evitar o cloro e não ter um criadouro de larvas?
    eu tem 15 dias que a laje da caixa de água da minha vizinha tinha umas larvas de de dengue, e meu marido matou um mosquito parecido com o da dengue,e tem uma semana que estou com uma gripe muito forte,o que devo fazer?
    Acho que Se foi comprovado que a Cafeína não deixa a larva crescer matando-as.. Os orgãos responsaveis pelo combate ao mosquito poderiam investir em uma solução de Agua com cafeína.. logo ao borrifar sobre um local que haja ovos do mosquito.. A agua da solução irá ativar seu processo de desenvolvimento transformando em larvas e a Cafeína matará as larvas..
    Acho que vale tentar..
    Vcs mencionam a borra de café alternativa. Essa forma (4 colheres num copo com água por 7 dias), é utilizada de forma?
    Aguardo retorno.
    Obg
    Não importa o que você coloca na água. O importante é “sujar” a água, nem que seja com substâncias aromáticas. Acontece que a mosquita somente põe ovos em águas limpas ou quase limpas.
    Mabom, estou fazendo um trabalho de escola sobre a dengue, esse site me ajudou muito !
    inclusive isso que a Borra de Café pode matar o Aedes aegypti !
    Quero agradecer, porque me foi muito util esse site .
    Obrigada !
    O mosquito da dengue se reproduz em água adoçada, resto de suco ou refrigerantes?
    Essa pergunta é para saber se o açúcar atrai algum tipo de predador natural do Aedes aegypti.
    s o café resolve bem, porque tem outros substâncias fortes, além do aroma.
    trabalho com crianças e queria que voces me indicassem um site onde eu possa encontrar uma forma mais fácil de ensiná-los sobre a dengue,pode ser por exemplo historia em quadrinhos
    Pessoal,
    5 gotas de propolis_ tomar diariamente, com água, é barato, e muito melhor que repelente. Aprendi com os meus
    amigos da internet. Lógico que os laboratorios não orientam, pois o grande negocio é vender repelentes !
    Pessoal…
    a internet fala que o mosquito da dengue do pica abaixo de 1 metro isso e verdade?
    e nao e so o repelente q ajuda..
    vamos tomar cuidado.!
    achei numa bacia na minha casa,um monte de larva e gostaría de saber se jogar a borra de café nesta fase,mataría a larva
    Olá pessoal, gostei muito de saber, que uma medida tão simples pode ser tão eficiente e eficaz, uma vez que quase toda a população brasileira toma e faz café, porém, assim como eu, acredito que uma grande parcela da população desconhece essa informação, acho que ela é tão útil que deveria ser divulgada nas embalagens de café, poís, seria uma arma a mais contra essa epidemia. Um abraço.
    ola devemos combater à dengue pois ela e uma doenca muito perigosa,sacou?
    Estou preocupada com os mosquitos que invade minha casa,valeu a dica do pó de café como inseticida, e a dica do colega para que os sacos tragam um lembrete a esse respeito.
    gostaria de saber,qual a puniçao adotada para as pessoas que mesmo sabendo da situaçao de epdemia no rio e outros lugares no pais,inciste em caçoar e nao cumpre a eliminaçao dos focos guando solicitado pelos vizinhos?
    e tambem,se exite a possibilidade do governo doar repelente a populaçao carente?
    obrigada,aguardo respostas.
    bjs.
    eu ja tive dengue duas vezes,gostaria de saber se tenho mais chance de contrair a dengue emorragica,por isso?
    nois quendo proteger a nossa saúde do mosquito da dengue.
    eu quero uma pesquisPreciso de uma pesquisa que aponte as causas tecnicas do combate ao aedes aegypti pela borra do café. Uma pesquisa que me mostre como isso é eficaz …mais especificamente uma explicação quimica (trabalho da facul ;) …se alguem puder ajudar, eu agradeço !!!
    a sobre a aedes aegypti falando tudo o que tem que falar
    Quero saber sobre os tipos da dengue detalhadamente com sintomas e quais dele ja se encontra no estado do amazonas
    eu amei esse comentario sobre a dengue … Estou preocupada com os mosquitos que invade minha casa,valeu a dica do pó de café como inseticida, e a dica do colega para que os sacos tragam um lembrete a esse respeito. em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
    No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.
    Os principais sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarréia e vermelhidão na pele.
    amei …


  • luiz carlos — 06/06/2008 @ 8:58

    ola pessoal eu gostaria de saber se a agua sanitaria tem algum efeito sobre as larvas do mosquito da dengue, principalmente as embalagens que vem com a frase ”cloro ativo” ?


  • Família Brasil — 06/06/2008 @ 11:36

    Luiz, segundo especialistas, detergentes e desinfetantes, bem como água sanitária matam larvas de aedes aegypti.


  • Carlos — 30/01/2009 @ 11:06

    Só para dar uma resposta que ficou faltando.. quem tem lago e quer por carpas não precisa se preocupar com dengue. Basta colocar também carpas menores, ou peixes de aquário mesmo.. Eles se alimentam das larvas e resolvem o problema. Tenho um tanque em casa com 2 m² e nunca tive larvas, pois os peixes resolvem. Já a bromélia dá trabalho.
    Abs,


  • ivana — 19/03/2009 @ 5:07

    gostei muito sobre a informaçao de q o po de cafe seja util no combete ao mosquito transmissor da dengue acho q o governo tem q tomar medidas mais energetica a respeito dessa situaçao como multas calocar tambem lixeira em toda cidade aqui mesmo em feira de santana eu rodo a cidade toda e nao vejo se quer uma lixeira para q possamos por o lixo como latas de refrigerantes copo descartaveis copo de danone e etc quera saber tambem como se comporta o mosquito se ele costuma picar durante o dia ou a noite?


  • vera lucia — 03/04/2009 @ 9:21

    oi ! eu estava precisando de umas informaçoes importante sobre a dengue e encontrei, ontem as 23:00 hs o Brasil perdeu mais uma criança de 7anos Ana clara com dengue hemorragica, depois de 5 dias que foi diagnosticada a doença a familia esta muita abalada e eu tambem, pois tenho um filho esposo e pais e irmaos que eu amo tanto, pessoas que eu nao quero perder pra esse mosquito . vamos lutar contra a dengue.
    Cuiaba.


  • rubem hélio — 11/04/2009 @ 21:19

    na minha opinião devemos pesquisar as planta, pois tenho certeza que nelas vai encontrar um remédio eficase no comabte.vc”s pesquisadores, deve ter uma maior atensão em uma planta conhecida na região do nordeste de nome(jurubeba),pois aqui na paraiba precisamente no sertão ja houve case, que pessoas que estava com dengue, teria tomado um copo de suco de três frutinha da (jurubeba), batida no lificador com água, e horas depois os setomas teria totalmente sumido.ok


  • Tyrone Amaral — 18/04/2009 @ 7:57

    A entrevista foi divulgada em meu blog, com o propósito de alertar as pessoas sobre este grande mal que é a DENGUE.
    Quanto mais divulgarmos na mídia e em BLOG´S, mais pessoas terão acesso às informações, e mais vidas são polpadas.


  • rosineia c santos — 27/04/2009 @ 15:14

    gostei de tudo que estava aqui, me abriu bastante os olhos


  • flavia — 19/05/2009 @ 4:32

    cafe pode matar o mosquito


  • madalena — 29/10/2009 @ 7:03

    Aqui em Cabo Verde, começamos a ter casos de dengue em quase todas as ilhas.Gostei da sugestão da borra de café que é uma coisa que toda a população pode usar porque tradicionalmente fazemos café no bulo e deitamos a borra na sanita neste caso eu tiro mesmo no frega pratos, de aqui por diante vou utilisar a borra para algo util, na prevenção. O artigo foi interessante.


  • madalena — 29/10/2009 @ 7:07

    Sou enfermeira trabalho na maternidade, gostaria de saber qual o risco de das grávidas com dengue, e como não confundir uma hemorragia fisiológica de uma dengue hemorrágica já que nunca vi de perto alguém com dengue e na ilha onde trabalho ainda não apareceu nenhum caso. Obrigada!


  • Sah — 08/12/2009 @ 13:07

    Eu tenho um balde e nele estava cheio de larvas e taquei sal morreu menos que a metade quero o mesmo inferno a mesma sela de prisão


  • deise pires — 09/02/2010 @ 14:48

    moro na cidade de guruja.aqui tem muitos casos de dengue acho que ja esta virando epidemia.so em uma semana foram seis morte por demgue hemorragica.criancas e adultos.estamos muito assustados. obrigado pela oportunidade


  • Roberto Luiz de Lima — 11/02/2010 @ 13:40

    audações,

    Sou restaurador de Patrimônio Histórico, e tenho algumas inovações de produtos e processo, dentre estas, uma patente deferida de um sistema inovador da coleta do excesso de água da rega de plantas em vasos e xaxins, onde esta água que no sistema
    antigo fica exposta à disposição para a eclosão dos ovos do aedes aegypti , sendo este produto responsável pela media de 30% dos locais de proliferação deste mosquito, portanto influindo para propagação da dengue, esta terrível doença, que assola o Brasil acarretando todo um problema para os órgãos de saúde publica, com mortes, sobrecarga no atendimento do setor, falta no trabalho e com autônomos uma complicação por ser ele o produtor direto do seu sustento, e além de todos os problemas acarretados por causa da dengue, também podendo surgir a hepatite posteriormente por pessoas infectadas,como coloca os especialistas como por exemplo o infectologista da UFRJ e Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Dr. Edmilson Migowsky estimam que 80% a 100% dos infectados desenvolvem lesões no fígado, já que este é um dos órgãos que a virose reproduz no organismo, na maioria dos casos são de pouca gravidade, mas podem surgir complicações.
    Segue também alguns artigos de especialistas sobre algumas ações que são sugeridas para o combate à dengue dando a entender que são paliativas e até preocupante.

    . arquivo
    Saúde, Ciência e Tecnologia

    Por: BNA
    28.03.07
    Dengue no Brasil
    Ute Ritter entrevista Dr. Hermann G. Schatzmayr, do Departamento de Virologia da FIOCRUZ, sobre a Dengue no Brasil.
    O virologista Hermann Schatzmayr é pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) há 46 anos e membro da Academia Brasileira de Ciências. Atual coordenador da Comissão Interna de Biossegurança do IOC e ex-presidente da Fiocruz, Schatzmayr era chefe do Departamento de Virologia do IOC quando o Instituto isolou o vírus da dengue pela primeira vez no Brasil, em 1986. Naquele momento era isolado o vírus tipo 1. Quatro anos mais tarde, também sob coordenação do pesquisador, foi isolado o vírus do tipo 2 e, em 2001, o tipo 3.
    BNA: É verdade que colocar borra de café nas plantas ajuda a eliminar o mosquito?

    Dr. Schatzmayr: Borra de cafe é descrito como um bom agente anti-larva e funciona em pequena escala. O problema é que a borra é também tóxica para muitas plantas e o meio ambiente, quando espalhadas em excesso e sem cuidado. As fábricas de café solúvel, por exemplo, têm grandes problemas no descarte deste material.


  • Lethicia — 22/02/2010 @ 4:35

    O site é muito bom eu fiz o meu trabalho de escola é muito bom mesmo


  • vitória — 02/12/2010 @ 6:29

    eu ja pegei dengue eu se o que é passa por risso


  • Renata Camarinho — 04/01/2011 @ 22:18

    Levei hj meu filho ao medico e constatou q ele esta com Dengue! Eu não mostrei preocupação na hora pq ele sabendo da gravidade da doença começou a chorar, então eu tentei passar tranquilidade pra ele, mas na verdade estou muito preocupada e nervosa, pois nunca teve um caso de dengue tão próximo! Estou meio perdida sem saber direito o q fazer e como agir, mesmo tento recebido todas as orientações da doutora gostaria de saber mais sobre como cuidar dele e pra q nao baixe mas o número de plaquetas no sangue dele. O Resultado do exame foi de 90 o numero de plaquetas, esse numero e muito sério ou eu cuidando aumentará logo??? A doutora mandou q eu desse bastante liquido a ele, mas eu me pergunto será q o tratamento é só esse? Ou eu posso fazer algo mais pelo meu filho? Por favor me ajudem estou muito preocupada. Desde já obrigada!!!


  • Família Brasil — 17/01/2011 @ 16:35

    Renata, o tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico. É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.
    Em caso de dúvida, consulte o médico e para mais informações ligue:0800 61 1997 (disque saúde)


  • Daiana — 21/01/2011 @ 16:01

    Encontramos uma lata de tinta cheia de água onde havia larvas da dengue, jogamos água sanitária, porém varias horas depois mesmo depois de jogar toda a água fora as larvas ainda estavam vivas.
    O que posso fazer para matar as lavas quando as encontramos em caso como este?


  • Família Brasil — 24/01/2011 @ 9:45

    Daiana, pesquisas recentes mostraram que o uso de borra de café nos locais de potencial proliferação de larvas é extremamente eficiente para eleminar o mosquito. Cientistas da UNESP de São José do Rio Preto descobriram que a larva do Mosquito da Dengue pode ser combatido através de borra de café, já utilizada. Apenas 500 microgramas são necessários para matar a larva do mosquito transmissor, sendo sugerida a utilização de 2 colheres dessa borra para cada meio copo d’água.


  • Fernanda — 30/01/2011 @ 18:31

    Eu encontrei umas larvas q (eu acho) sao do msquito da dengue,eu joguei agua sanitaria e elas nao morreram.Quanto tempo demora para elas morrerem?E minha familia jogou a agua fora.Tem alguma chance das larvas sobreviverem?


  • Família Brasil — 31/01/2011 @ 11:05

    Fernanda, recomenda-se também colocar borra de café. veja detalhes no link sobre prevenção.


  • Quituart na luta contra a dengue « Quituart — 13/04/2011 @ 10:18

    [...] http://www.combateadengue.com.br/borra-de-cafe-pode-matar-aedes-aegypti-aponta-pesquisa/ [...]


  • KaHMJ — 13/04/2011 @ 16:51

    Muito legal esse tipo de prevenção, além de ser muito bom e pratico ainda dá p/ reaproveitar a borra do café! Só ñ entendi se pode colocar a borra na agua tbm ou só nos vasinhos de planta no lugar da areia


  • MARIA DE LOURDES BERALDO — 16/04/2011 @ 23:33

    EM UMA CAMPANHA SOBRE A DENGUE, AQUI EM LONDRINA, CONVERSEI COM UM MÉDICO DA SECRETARIA DE SAÚDE A RESPEITO DO CAFÉ E DENGUE. ELE ME RESPONDEU QUE SÓ PODIA UTILIZAR MÉTODOS COM AMPARO CIENTÍFICO. ARGUMENTEI A PESQUISA ELE DESCONVERSOU E DISSE TRATAR-SE DE CULTURA POPULAR. INCRÍVEL! A CIDADE ESTÁ LIDERANDO A ESTATÍSTICA EM DENGUE…


  • Editor — 18/04/2011 @ 15:23

    Maria de Lourds, veja essa matéria.
    http://www.combateadengue.com.br/borra-de-cafe-e-alevinos-de-lambari-no-combate-a-dengue-em-brasilia/


  • Borra de café pode acabar com a Dengue | AMOC-I — 26/04/2012 @ 17:53

    [...] Fonte: http://www.combateadengue.com.br/borra-de-cafe-pode-matar-aedes-aegypti-aponta-pesquisa/ ShareTweet Esta Notícia foi postada em Utilidade Pública. Bookmark the permalink. ← Óleo velho, leve para a dona Vanilda! [...]



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem