04/05/2011

Bebê de cinco meses pode ter morrido de dengue

Um bebê de cinco meses morreu no Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo, de falência múltipla dos órgãos, mas com sorologia positiva para dengue. Apesar de a doença não ter sido oficialmente a causa do óbito da criança, o caso deverá ser investigado. Dependendo do resultado, poderá ser notificado como mais uma morte causada pelo mosquito. A família da criança mora em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Segundo o Instituto Fernandes Figueira, o bebê deu entrada no hospital transferido de uma unidade particular de São Gonçalo onde estivera internado. Nos exames realizados no instituto, foi constatado que a criança tinha uma pneumonia provocada por infecção bacteriana, cujas complicações evoluíram para um quadro de insuficiência renal. O bebê ainda chegou a ser submetido a diálise, mas não resistiu.

O bebê havia chegado ao hospital no dia 13 de fevereiro e morreu no dia 28. Durante o período em que esteve no instituto, ficou na ala de pacientes graves. Diante do grande número de casos de dengue registrados este ano, os médicos decidiram realizar o exame que constatou que a criança já tinha sido infectada pelo Aedes aegypti.

Os médicos, porém, não podem afirmar se os problemas de saúde do paciente podem ter relação com a doença. É que o exame de sangue de uma pessoa que teve dengue, mesmo alguns meses depois, ainda pode dar resultado positivo.

Caso seja notificada como dengue, a morte do bebê será contabilizada pela Secretaria municipal de Belford Roxo e entrará nas estatísticas do estado.

Na capital, a Secretaria municipal de Saúde já registrou em abril 11.817 casos de dengue, mais do que os meses de janeiro e fevereiro juntos. Em março, o total de casos foi 13.766. De janeiro até agora, a cidade teve 32.920 casos da doença.

Na última totalização feita pela Secretaria estadual de Saúde, na quarta-feira da semana passada, foram divulgados, que, desde o início do ano, ocorreram 63.996 casos de dengue no estado. A secretaria deve divulgar nesta quarta-feira o relatório semanal com os números da doença. Oficialmente houve, até agora, 44 óbitos no estado.

Fonte: O Globo

Última atualização: 04/05/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


1 Comentário Publicado

  • danielle , ysmenia — 10/05/2011 @ 7:57

    oi amigos bom dia isso e muito legal ne ??



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem