01/03/2011

Bahia confirma primeira morte por dengue em 2011

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quarta-feira (23) o primeiro caso de morte por dengue no Estado este ano. Embora não tenha sido revelado o nome da vítima, trata-se de uma mulher, de 61 anos, que residia no município de Jequié, na região centro sul. Ela foi acometida pelo tipo mais grave da doença, a dengue hemorrágica, e morreu no dia 27 de janeiro. A demora no diagnóstico deveu-se à necessidade de confirmação do resultado através da análise do PIEJ (Centro de Referência de Doenças Endêmicas Pirajá da Silva).

De acordo ainda com a Sesab, já foram registrados 3.569 casos em todo o Estado até 5 de fevereiro deste ano. O órgão destaca que houve redução do número de ocorrências, de 17,6%, em relação ao mesmo período do ano passado, mas alerta para a quantidade de municípios que foram notificados com o doença. Das 417 cidades que formam o território baiano, 191 já apresentaram registros da dengue.

Com relação às formas graves da doença, foram notificados 29 casos, sendo que oito deles estão confirmados em seis municípios diferentes: Andaraí, Barra, Barreiras, Cândido Sales, Jequié e Salvador. Entretanto, as cidades de Barreiras, Cristópolis, Feira de Santana, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ilhéus, Irecê, Jussara, Marcionílio Souza, Porto Seguro, Salvador e São Gabriel concentram 59,6% das notificações.

A primeira morte registrada no passado também ocorreu no período até o dia 5 de fevereiro. Em 2010, em toda a Bahia, ocorreram 59.836 casos. Dessas 795 na forma hemorrágica, a mais grave. As mortes somaram 37.

Até o dia 22  de janeiro de 2011, quando foi divulgado o primeiro boletim, haviam sido registrados mais de 1,6 mil casos de dengue na Bahia. Apesar de alto, o número representou uma queda, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o sistema de informação epidemiológica registrou 2.341 casos.

Em Salvador, os dez bairros com maior índice de infestação são Alto do Cabrito, Canabrava, Itacaranha, Fazenda Coutos, Periperi, Liberdade, Curuzu, Mata Escura, Tancredo Neves e Sussuarana.

Em levantamento divulgado no início do ano pelo Ministério da Saúde, Salvador está entre os 154 municípios em situação de alerta para surto de dengue no país.

Fonte: Uol

Última atualização: 01/03/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais

Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem