06/01/2011

Amazonas registra primeiro caso de dengue tipo 4

Exames sorológicos realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, confirmaram, nesta semana, a ocorrência do primeiro caso de dengue tipo 4 no Amazonas, segundo a Secretaria de Saúde do estado.

A vítima, que passa bem, é um adolescente de 13 anos, morador do bairro de Coroado, em Manaus. Segundo a Secretaria, o paciente não possui histórico de deslocamento para áreas de reconhecida circulação do sorotipo 4, portanto o caso é considerado autóctone, ou seja, de transmissão ocorrida em Manaus.

Os sintomas dos tipos 1,2, 3 e 4 de dengue são os mesmos, entre eles dor de cabeça, dores no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico, segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas.

É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

Fote:G1

Última atualização: 02/02/2011

Textos relacionados:

Combate à Dengue nas Redes Sociais