02/04/2008

Alimentação correta para um paciente com dengue

Para recuperar o organismo debilitado pela doença, nada melhor do que muita hidratação e uma dieta equilibrada, de fácil absorção e digestão

Hidratação e alimentação rica em ferro são fundamentais para a recuperação dos pacientes que contraíram dengue. Essa é a dica da nutricionista Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF).

A especialista selecionou algumas dicas para enfrentar a virose e manter o organismo bem hidratado, evitando quedas de pressão e a evolução da doença para a sua forma hemorrágica, embora outros fatores possam estar envolvidos nesse processo. De acordo com o Ministério da Saúde, a suscetibilidade em relação à dengue hemorrágica não está totalmente esclarecida.

A doença que aterroriza

A dengue é uma virose, causada por um vírus (Flaviviridae) transmitido por meio da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica, cujos sintomas são mais brandos e a hemorrágica, forma mais grave da doença.

Em ambos os casos, a pessoa deve buscar ajuda médica imediata quando os sintomas começam a se manifestar. São eles: febre alta, dores de cabeça, nas costas e articulações e dores na região atrás dos olhos.

Para o caso de dengue hemorrágica, forma menos comum da doença, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

Para o caso da dengue clássica, os sintomas são tratados com alguns medicamentos orientados pelo médico e recomenda-se repouso, alimentação equilibrada e a ingestão de muito líquido.
Confira aqui as dicas de Jocelem Salgado:

1) A dieta deve ser leve e de fácil digestão e absorção, uma vez que os pacientes apresentam mudança em sua flora intestinal, com o crescimento de organismos patogênicos, devido ao estado febril;

2) Uma boa alimentação à base de frutas e hortaliças variadas e carnes magras é imprescindível para aumentar a resistência imunológica e manter o organismo nutrido;

3) O consumo de alimentos ricos em ferro (carne vermelha magra, por exemplo), além de frutas e sucos ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão) são importantes para aumentar a absorção de ferro pelo organismo, caso o doente esteja com um quadro de anemia;

4) Hidratação é fundamental. E além do soro aplicado ambulatorialmente, é preciso beber muita água para hidratar o corpo e fazer repouso. Recomendam-se também a ingestão regular de soro caseiro, sucos de frutas, chás em geral e água de coco;

5) Pessoas sem apetite devem ser estimuladas a ingerir muito líquido e consumir pequenas porções de alimentos a cada duas ou três horas.

Suplementos também ajudam

Complementos alimentares enriquecidos com vitaminas e minerais são excelentes também para ajudar os doentes a recuperar o estado nutricional que se encontra debilitado. “Eles podem ser dissolvidos em leite, caldos, sucos, e geralmente são muito bem aceitos por pessoas sem apetite”, afirma a nutricionista Andrea Frias, coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita.

Fonte: iTodas 
Foto: Stockbyte/Getty Images

Última atualização: 02/04/2008

Leia também:

Combate à Dengue nas Redes Sociais


42 Comentários Publicados

  • Jussara Coutinho — 03/04/2008 @ 6:07

    Por favor, gostaria de receber mensagem com as respostas às minhas dúvidas:
    - o vírus da dengue fica incubado (após infectar o mosquito) de 8 a 12 dias: o mosquito infectado só trasnmite a doença após a incubação ou durante a incubação? qual o tempo de vida de um mosquito aedes egypti?
    - o vírus da dengue fica incubado nos seres humanos (após serem infectados pelo mosquito) de 3 a 15 dias: a doença só aparece após a incubação? durante a incubação o ser humano se for picado pode transmitir o vírus ao mosquito?
    Considerando


  • Família Brasil — 04/04/2008 @ 5:51

    Jussara, em média, o mosquito da dengue vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez.
    Só após o período de incubação o mosquito pode transmitir a doença.
    Nos seres humanos, os sintomas da doença só aparecem após o período de incubação.
    Período em que o ser humano infectado pode transmitir o vírus para o mosquito: Este período começa um dia antes do aparecimento dos sintomas e vai até o 6º dia da doença.
    Boa sorte, Família Brasil


  • Paula — 11/04/2008 @ 9:48

    Gostaria de saber se dor de garganta, nariz escorrendo e espirros são sintomas da Dengue?
    Estou muito aflita , ja que cada entrevista que vejo fico sabendo de um sintoma diferente.
    Desde ja agradeço sua atenção.


  • Família Brasil — 14/04/2008 @ 5:04

    Paula, há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelos menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Em caso de suspeita de dengue, procure um médico, beba muita água e mantenha repouso. Abraços, Família Brasil


  • antônio elton — 14/04/2008 @ 20:56

    a dengue pode duara até quantos dias?


  • Família Brasil — 15/04/2008 @ 16:22

    Antônio, a dengue Clássica, geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
    Família Brasil


  • Silvia — 24/04/2008 @ 16:47

    O principal sintoma da dengue é a febre? A dor de garganta não?


  • Família Brasil — 25/04/2008 @ 4:52

    Silvia, há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
    Mais informações, acesse o link “Sintomas”


  • Laura Maia — 28/05/2008 @ 9:45

    espero resposta urgente!Acho que fui picada ontem a tarde pelo mosquito da dengue e quero saber se é obrigatório eu ter dengue e se bebendo água o vírus não se desenvolva?!


  • Família Brasil — 28/05/2008 @ 17:57

    Laura, há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
    Fique atenta aos sintomas, já que nem todo mosquito aedes aegypti está infectado com o vírus da dengue. Se você apresentar os sintomas mecionados acima procure um médico, mantenha repouso e beba muito água. Boa sorte!


  • fernanda — 04/04/2009 @ 9:33

    moro em uma rua que esta de frente a um “valão”, e a uns 5 dias nao tenho conseguido dormir com tanto mosquito, ja fui picada inumeras vezes e minha pele esta toda marcada. ha 3 dias tenho tido febre (38°) e mta dor no ocrpo, fora a ansia de vomito, gostaria de saber se pode ser dengue.


  • Eliane — 13/04/2009 @ 6:16

    Acho que a dengue afeta principalmente o fígado, pois a boca fica amargando por um bom período. Então sugiro que fiquem longe de água de coco, pois aquela gordura que contem nela faz mal. Outra coisa importantíssima é ficar longe de comida gordurosa e com sal, até a recuperação.


  • Janaina Calistro Cézar — 10/02/2010 @ 7:44

    Quem já teve dengue, só uma vez, pode doar sangue? E depois de quantos dias de ter sarado?
    Obrigado.


  • maria celiany lima menezes — 30/06/2010 @ 4:00

    a materia é execelente muito ajudou-me ,estou sentindo estes sintomas e ja foi dectado por exames de sangue q estou com dengue e sobre a alimentaçao foi muito esclarecedora no hospital
    q fui atendida nao recebi informaçao
    meu muito obrigada.


  • maria celiany lima menezes — 01/07/2010 @ 16:23

    a informaçao aqui apresentada foi bastante esclarecedora , estou com dengue ,somente aqui recebi orientaçoes.


  • francisca soares da costa — 01/08/2010 @ 13:56

    Muito proveitosas as informações sobre a dengue, pois a maioria dos médicos não fazem as recomendações aos pacientes no momento da consulta.Aqui tirei minhas dúvidas sobre período de contágio, alimentação e tudo o mais. Obrigada.Acompanhei recentemente uma irmã que apresentava sintomas claros de dengue, inclusive eritemas, e o médico que a atendeu em um Hospital Particular, sequer fez um só exame clínico, nem mesmo mediu as batidas do coração.


  • Luiz Roberto — 02/08/2010 @ 9:52

    Olá. Tive dengue clássica e passou o período de uma semana. Me sinto bem melhor, sem dores nas costas, voltei a trabalhar, mas senti tonteiras e sensação de desmaio. Qual a melhor orientação alimentar para esse período pós-dengue?

    Ats. Luiz Roberto


  • Enrico — 18/12/2010 @ 4:05

    Gostaria de saber se podemos processar alguém ou algum orgão estatal por tentativa de homicídio por deixar criatórios ativos por desleixo ou omissão. Acho que só se resolverá quando os responsáveis pelos criatórios forem questionados criminalmente.


  • Família Brasil — 17/01/2011 @ 16:21

    enrico, acredito que a curadoria dos direitos do cidadão da sua cidade pode te dar informações sobre isso


  • maria Rosangela — 20/01/2011 @ 11:58

    quero saber que a dengue ataca o figado do pacienti


  • Família Brasil — 20/01/2011 @ 17:51

    Maria Rosangela

    De acordo com especialistas, a dengue pode provocar inchaço das glândulas e do fígado. No início dos anos 1970, insuficiência hepática aguda foi relatado devido a Febre Hemorrágica do Dengue (FHD). FHD é uma fatalidade que os sintomas incluem inchaço fígado, e hemorragias internas e externas, que por vezes pode levar à falência circulatória e à morte.
    Para maiores esclarecimentos, procure um médico ou o disque saúde do Ministério da Saúde: 0800 61 1997


  • neide — 03/02/2011 @ 22:49

    a matéria é informativa e esclarecedora


  • Ed Souza — 10/02/2011 @ 11:02

    Estou com Dengue – Plaquetas baixa e leucócitos baixos… tenho tomado muito suco, gatorade, agua de coco, sopa de inhame, mas sinto fome e queria saber se posso comer: arroz, feijão, farofa de cebola, filé de frango, filé de peixe, contrafilé, qualquer tipo de fruta, qualquer tipo de suco???


  • Ednilson — 18/02/2011 @ 12:44

    Olá,

    Acabei de ser picado por um mosquito com listras brancas, e desconfio que seja o transmissor da dengue!!! a minha dúvida é se devo procurar um posto de atendimento médico, ou devo por um posto médic?
    Um grande abraço a todos, e não deixem de aproitar o fim de semana.


  • Editor — 21/02/2011 @ 10:26

    Ednilson, se aparecessem os sintomas procure o atendimento médico. nem todo mosquito aedes egypt está contaminado,


  • nivia cristina — 06/04/2011 @ 21:08

    meu filho domingo começou a ter febre ,levamos ele ao hospital da amil em nova iguaçú, fizeram o exame de sangue para ver se era dengue ,e a médica disse que era virose,mas ela pediu para tratarmos dele como ,ele já estivesse com dengue ,então porque não diz logo que é dengue.ele tem todos os sintomas da dengue .será que os hospitais particulares estão realmente divulgando o número de casos da dengue com se deve? cheguei no hospital e tinha + ou – 150 crianças com todos os sintomas da dengue ,como o meu filho e eles (médicos)dizendo que era virose. fala sério!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! que vergonha.


  • Cristiane Pimenta — 07/04/2011 @ 14:04

    Meu marido começo a passar mal desde sábado (02/04), febre altissima, fomos ao hospital no domingo, e disseram que ele estaria com sinusite, gastei com remédio 250,00 reais, no outro dia veio a piorar, voltamos no médico, pediram pra suspender o remédio, nisso fico brincando de comprar remédio e deixar jogado lá em casa, o incrivel é que mesmo fazendo exames desde domingo, ninguém confirma nada, fica dificil assim acreditar em médicos


  • Rosane — 14/04/2011 @ 17:36

    QUERIA SABER PORQUE OS MEDICOS MANDAM NAO INGERIR SUCOS CITRICOS?


  • izabel cristina — 13/05/2011 @ 15:11

    boa tarde.gostaria saber saber, quanto tempo nos temos que ter repouso quando temos a dengue. tive dengue esta fazendo 20 dias.cada pessoa fala uma coisa. estou preocupada, pois ninguem deixa eu fazer nada


  • josemira — 09/03/2012 @ 18:36

    Gostaria de saber com 07 (sete) dias com a doença confirmada de dengue, realizado exame de sangue confirmado , pela primeira vez da doença, não apresentando mais sintomas, já fica considerada curada? ou necessita aguardar mais dias para repouso?, quanto aos valores encontrados nos leucócitos inferiores aos normais , bem como leucopenia, esta diminuição de defesa é através da dengue?, em quanto tempo ficam normais?.


  • Daniela Gonzaga — 21/04/2012 @ 17:47

    boa noite , ,eu esposo esta com dengue e estou com duvidas em relaçao as frutas que tenho de lhe dar…. foi ao medico ela me disse que as unicas frutas que nao posso dar é justamente sucos de limao , acerola e laranja tudo que for frutas citricas nao posso dar ao meu marido que faz mal dizendo a medica. Entrei no site de voces e observei que tem dizendo que sim que faz bem . nao entende mais nada pode ou nao ingeri frutas citricas?


  • Paula Beviláqua — 15/05/2012 @ 19:39

    Bem, estou com dengue desde o dia 10/5/12. De fato é uma doença chata que requer cuidados. O que tenho feito é me alimentado bem, evitando gorduras, frituras etc. O ideal é comer sopa de feijão, carnes vermelhas magras e sucos cítricos sim para ajudar a aumentar sua defesa imunológica. O ferro contido no feijão e derivados, juntamente com as proteínas serão fortalecidos pela ajuda de frutas ricas em vitamina C. Sem esquecer é claro de ingerir água em abundância. Estou me recuperando rapidamente. Mas lembrando que deve haver repouso em abundância. Isso ajudará não haver perca de peso e desvio de energia do organismo. As manchas vermelhas apareceram posterior a febre (parece sarampo/rubéola), a indisposição continua. Mas com fé a alimentação saudável e hidratação com o repouso, dentro de 10 dias estarei novinha. Não acreditem em tudo o que falam, superstições, etc. Aqui coloquei apenas a minha experiência real e pessoal. Cuidem-se! A Dengue mata quem de fato não se previne e nem se cuida.
    Deus abençoe a todos!


  • monica afonso — 02/06/2012 @ 11:50

    o meu filho foi diagnosticado com dengue na seg,feira dia 28 de maio,com febre,moleza,manchas vremelhas e com exame de hc plaquetas de 168,dois dias depois ela estava há 164(plaquetas).estou hidratando ele,com muito suco e agua,ai o levei no dia seguinte a outra doutora,levei o 1ºexame e ela me disse para que eu fique calma pois esta bem no começo a dengue dele,e disse que as manchas que ele esta era alergia,pois cosavam,passou um amti alergico,mas eu não dei com medo,e me passou o cebion c infantilque também estou dando.ele já não tem febre alguma,as manchas,estão sumindo,ele esta comendo bem,e a doutora ainda me disse que a febre que ele estava era da otite,que esta nos dois ouvidos,onde também ele foi ao otorrino,e diagnosticou tudo nesta semana,minha a semana foi muito corrida. conclusão mesmo s/ febre eu devo me preocupar,já que os sintomas já estão indo embora,pois da dengue só ficou algumas manchinhas no corpo,que estão sumindo,devo fazer um outro exame de sangue,ou osso ficar tranquila pois a febre,e o mal esta já foram embora,urgente me rspondam.


  • alessandra — 14/09/2012 @ 9:09

    ola estou com dengue a 9 dias ainda estou com muito cansaço no corpo falta de apetite com a boca seca momento so estou tomando paracetamol de 750mg, nao tenho sede,so bebo agua apusso. pra completar estou com dificuldade de respirar pelo nariz e dentro da minha boca estou com afita e a garganta enflamada, me ajudem o que devo fazer.


  • Luiz Carlos da Costa — 16/09/2012 @ 1:20

    Oi amor boa tarde, fiquei sabendo que desmaiou no pc e te levaram para a clinica novamente, te desejo melhoras e que vc coopere para que isso possa ocorrer. bjs


  • socorro maia — 24/10/2012 @ 7:03

    tenho os sintomas mais faço exames e ñ dar dengue . isso pode acontecer também ?


  • eric — 09/01/2013 @ 8:24

    Comer ovos de galinha faz mal pra que ta com dengue….


  • wanda — 18/01/2013 @ 7:51

    Oi estou com dengue já faz 12 dias, e lendo esta pagina me exclareceu muito…Obrigado


  • samuel — 23/09/2013 @ 9:53

    estou com dengue há dez dias mais a única coisa que esta baixa é minha plaqueta que eu faço


  • Marcos — 04/10/2013 @ 14:05

    Peguei dengue um mês atrás exatamente. Passei mal somente na primeira semana, mas a fraqueza, cansaço e mal estar continuam ainda.
    Outro dia desidratei e meu coração acelerou e normalizou somente após uma dose de soro de 500ml.
    Não vejo a hora desse cansaço, mal estar e fraqueza passarem, principalmente essa impressão que fiquei de estar com problemas cardiacos. O que me conforta são os exames de eletro que fiz e o eco cardiograma que fiz não tem nem um ano e estava muito bom.

    Melhoras a todos e espero que logo conseguimos acabar com esse mal da dengue.


  • Antonio — 11/02/2014 @ 16:32

    Tive os sintomas da dengue a 15 dias .
    Febre alta entre 39 – 40º, dores musculares, cefaléia e cansaço.
    No Terceiro dia de febre, procurei um médico e iniciei o tratamento .
    Paracetamol 750 de 4 em 4 horas alternando com 40 gotas de dipirona ( peso 130 kg). Nas primeiras doze horas tomei 10 lt de liquido e nos demais dias aprox. 6 lt/dia, e na medida do possivel me alimentava.Quando a febre batia os 40º, tomava o paracetamol ou a dipirona e corria para a Ducha morna/fria, ficava uns 30 minutos, era o que dava um alivio na febre e dores.
    Essa situação durou uns 6 dias , no sétimo dia a febre passou juntos com os demais sintomas.Hoje estou no 14º dia apenas me cansando fácil e muita sonolência, os exames do meu fugado que ficaram bem alterados estão voltando ao normal, meu Hemograma esta normal, mas continuo me hidratando e me alimentando bem .Todos os exames para confirmar a dengue até hoje deram negativos, mas meu medico me tratou com Dengue, e hoje estou bem.


  • Dulcineia — 08/04/2014 @ 11:32

    Bom dia

    Tive todos os sintomas da dengue, mas nao fui ao hospital fazer os exames, isso já faz 7 dias e ainda sinto muito sono e o cerebro nao funciona direito tambem estou com uns caroços no pescoço, parece ingua, devo procurar o medicos, este sono execessivo pode ser alguma complicação?



Deixe sua mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem